O que é uma "vaguada" ?

Tópico em 'Aprendizagem e Formação' iniciado por Gerofil 4 Mai 2007 às 13:43.

1. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    O que é uma "vaguada" ? Alguém explica melhor este conceito de meteorologia utilizado em Espanha ?

2. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Parece-me que é o nós chamamos de vale depressionário.

Collapse Signature Expand Signature
  3. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    Exacto uma vaguada é um vale depressionário. Acho que já li algures também o termo cavádo em português.

4. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

Será equivalente a isto ?

5. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Não reparei que já outros tinham respondido...

Depois de ler tudo, acho que eles falam de vaguadas como nós por cá falamos de depressões muito cavadas.

6. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Olá
    Agradeço as vossas respostas. Já observei que, muitas vezes, a meteorologia recorre a outras ciências para explicar alguns fenómenos meteorológicos (à geomorfologia no caso da “vaguada”).
    Se não quisermos ser muito rígidos em termos de conteúdo científico, ou seja, fazendo uma abordagem menos restrita, pode-se então associar o termo “vaguada” a um vale depressionário ou cavado. Em cartas sinópticas de altitude (por exemplo aos 500 hPa) são facilmente identificados e permitem elaborar provisões meteorológicas com relativa segurança (uma “vaguada” trás geralmente associado um sistema frontal no seu sector oriental).
    Agora surge-me outra dúvida: que nome se atribui às linhas que, numa carta de 500 hPa, unem pontos de igual valor de altitude ?

7. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço

Penso que é "isoipsas".

8. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    Não. Eu acho que as vaguadas estão directamente ligadas a corrente jet-stream. No HN quando esta ondula, os vales depressionários, ou seja, os locais onde a corrente tem forma de U correspondem a depressões. Nas zonas onde a ondulação do Jet tem forma de U invertido correspondem ás cristas e que se reflectem numa alta-pressão. Segundo sei (não tenho comigo a literatura) a razão pela qual os cavados e as cristas correspondem a depressões e altas-pressões está relacionado com o facto de uns serem pontos onde o ar se "acumula" em altura, provocando subsidência em altura e consequentemente o surgimento de uma alta-pressão. No caso dos cavados o a taxa de ar que chega do sector ocidental é menor que a que parte do sector oriental, originando deste modo uma divergência do ar em altura, obrigando o ar à superfície a ascender.

Quando uma depressão se isola deste sistema o seja, um cavado é estrangulado separando-se da corrente de jet-stream temos a formação da famosa DANA.

Independentemente da pressão destes sistemas é este o nome que se dá aos cavados e cristas.

Espero não estar aqui a dizer disparates, quem nos poderia elucidar sobre este tema era o nosso amigo rossby....

9. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Obrigado pelas tuas explicações.

10. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Nesta imagem com uma situação de circulação meridiana na América do Norte pode observar-se as cristas e cavados ou vales depressionários.

11. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Previsões, sorry !!! :lmao:
    Acho que seria óptimo criar uma entrada no Fórum só para abordar estes conceitos: crista, dana, dorsal, gota fria, núcleo frio isolado, vaguada, ... :D

Partilhar esta Página