o tempo ,uma estranha dimensao.

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
na minha opiniao o tempo é uma relação entre o movimento e a materia sendo que nao faz sentido falar em tempo se nao houver movimento / alterações na materia.
no zero absoluto visto nao haver movimento nao pode haver tempo pois nao há pontos de referencia , se formos a ver o tempo depende dos pontos de referencia para ser medido quer seja a duração de 9192631770 periodos de radiação de um atomo de cesio ou a duração da viagem de um fotao desde o sol até á terra.
tenho algumas duvidas quanto a esta estranha dimensao, nomeadamente á curvatura espaço-tempo, á teoria da relatividade geral, ao atrazo/adiantamento dos relogios ,se a diferentes velocidades, face a outros relogios,etc
espero ter introduzido um tema interessante neste nosso forum:p
boas:thumbsup:
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Isto é um tema que me perturba! :shocking:
Porque sinto que no nosso tempo de vida útil nunca vamos de facto ter a resposta a estas dúvidas..
É um pouco frustrante! :p
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
na minha opiniao o tempo é uma relação entre o movimento e a materia sendo que nao faz sentido falar em tempo se nao houver movimento / alterações na materia.
no zero absoluto visto nao haver movimento nao pode haver tempo pois nao há pontos de referencia , se formos a ver o tempo depende dos pontos de referencia para ser medido quer seja a duração de 9192631770 periodos de radiação de um atomo de cesio ou a duração da viagem de um fotao desde o sol até á terra.
tenho algumas duvidas quanto a esta estranha dimensao, nomeadamente á curvatura espaço-tempo, á teoria da relatividade geral, ao atrazo/adiantamento dos relogios ,se a diferentes velocidades, face a outros relogios,etc
espero ter introduzido um tema interessante neste nosso forum:p
boas:thumbsup:

Tema interessante sem dúvida.
Mas repara mesmo no zero absoluto continua a existir movimento ainda que menor, a essa temperatura a matéria deixa é de emitir radiação. Um atomo sem qualquer energia, sem movimento, a matéria entraria em colapso, desfazendo-se. Se os electrões parassem o seu movimento seriam atraídos pelo núcleo aniquilando o átomo.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Tema interessante sem dúvida.
Mas repara mesmo no zero absoluto continua a existir movimento ainda que menor, a essa temperatura a matéria deixa é de emitir radiação. Um atomo sem qualquer energia, sem movimento, a matéria entraria em colapso, desfazendo-se. Se os electrões parassem o seu movimento seriam atraídos pelo núcleo aniquilando o átomo.

o atomo seria aniquilado, mas o que aconteceria depois...seria transformado em que? energia?
boas:thumbsup:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
o atomo seria aniquilado, mas o que aconteceria depois...seria transformado em que? energia?
boas:thumbsup:

Boas,
Como referi acima, essa situação de colapso do átomo nunca ocorre no zero absoluto, porque existe sempre movimento dos electrões.
Mas a aniquilação de átomos pode ser observada por exemplo nas explosões de super-novas e formação das conhecidas estrelas de neutrões. Quando ocorre uma super-nova, muito material é expelido para o espaço formando uma nebulosa. O material que resta, forma uma núcleo com uma gravidade tão forte que os electrões são forçados a interagir com os protões e aniquilam-se criando neutrões. A densidade é tão elevada que uma pequena porção equivalente ao tamanho de uma noz, pode pesar mais de 100 milhões de toneladas.