Onda Gigante - Nazaré

Tópico em 'Portugal' iniciado por Redfish 8 Nov 2011 às 21:36.

  1. roland Cirrus

    Registo:
    16 Set 2011
    Mensagens:
    2
    Local:
    newfoundland

    Re: Seguimento Marítimo 2013 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

    wow! that's incredible...:thumbsup:
     
    #46
  2. Jorge_scp Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    560
    Local:
    Sesimbra/Amadora

    Supões bem, Vince. O André já fez questão de colocar a explicação deste fenómeno, que tem a ver com a morfologia do fundo. O canhão da Nazaré é um acidente geológico fantástico, há zonas onde o declive é quase vertical, falamos de aumentos de centenas de metros em profundidade em distâncias horizontais muito curtas! A energia das ondas propaga-se mais rapidamente e não é tão dissipada nas zonas mais profundas. Também a mesma tende a concentrar-se quando encontra um cabo ou um ponto que se destaque na linha de costa (a ideia dos pontões nas praias para travar o recuo da costa é concentrar a energia da ondas mais nesses pontos).

    [​IMG]

    Reparem que estas ondas normalmente são pouco compridas, parece que formam um "bico". Dá a ideia que a onda é amplificada só ali naquele local em frente ao farol. É obvio que não é uma onda normal e só pode ser explicada pela morfologia do fundo...

    Este é sem dúvida um case-study interessantíssimo. Estão a ser desenvolvidos modelos fisico-matemáticos específicos para a região que têm em conta estes factores locais, e realmente conseguem identificar uma intensificação das ondulações na zona em frente ao farol da Nazaré que os modelos globais não detectam. Mesmo assim, parece-me que ainda ficam áquem daquilo que acontece na realidade...

    Agora, este fenómeno é muito mais notável quando as condições são as ideais. Um swell muito energético, gerado bem longe no Atlântico e que tenha já dado tempo para que a ondulação se organize, traduzido num aumento do período, e sem vento local (quanto muito off-shore) que permita a onda elevar-se bem até ao colapso gravítico da mesma... e temos todos os ingredientes!

    A ondulação de hoje foi gerada pela enorme tempestade atlântica que os modelos previram cavar até cerca de 930 hPa (desconheço o valor mínimo que foi atingido). Como estavámos com pouco ou nenhum vento, o resultado foi o que se viu.
     
    #47
  3. Agreste Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    5,812
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)

    Não haverá nenhum outro sítio na nossa costa com condições aproximadas? Nem sequer nos Açores?
     
    #48
  4. Jorge_scp Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    560
    Local:
    Sesimbra/Amadora

    Não, nem perto! Há locais com melhores condições que outros para boas ondas (orientação da linha de costa, tipo de fundo, exposição à ondulação, etc), mas um canhão submarino deste género, não há nem em nenhuma parte do mundo!

    Há outros locais no planeta com potencial de ondas enormes, mas a explicação tem a ver com outros factores e não propriamente com um canhão submarimo.

    Mas sem dúvida que a Nazaré terá uma das maiores ondas do mundo, se não a maior, em termos de altura máximo atingida no pico!
     
    #49
  5. meko60 Cumulus

    Registo:
    30 Set 2010
    Mensagens:
    180
    Local:
    Almada

    O Vince tem razão quanto ao saber do Jorge_scp,porque finalmente alguém me soube explicar o porquê dos pontões na Costa da Caparica(e não só),hoje fiquei mais rico.Obrigado!
    Tenho pena de não poder ir até à Praia do Norte esta semana,deve ser brutal!
     
    #50
  6. marco_antonio Cumulus

    Registo:
    27 Dez 2010
    Mensagens:
    133
    Local:
    funchal

    existe na madeira mais propriamente no paúl do mar,pena é que umas certas obras na linha de costa tenham prejudicado a pratica do surf,mesmo assim esta zona e muito procurada por turistas para a pratica deste desporto,nao tem as condicoes da nazare com e obvio,mas que faz umas belas ondas la isso faz :)
     
    #51
  7. Jorge_scp Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    560
    Local:
    Sesimbra/Amadora

    [​IMG]

    A explicação dos pontões é essa, mas não quer dizer que seja de facto a melhor solução. É de facto uma solução a curto prazo, o mar tem efectivamente mais dificuldade a levar a areia das praias porque boa parte da energia quebra nos pontões. Porém, a médio/longo prazo o sistema de correntes paralela à linha de costa gera acumulação de sedimentos num canto da praia, mas também défice dos mesmos no extremo oposto, tornando esta parte bem mais vulnerável. Veja-se o exemplo da Costa da Caparica:

    [​IMG]

    (A seta a vermelho indica a direcção da corrente predominante)

    Quanto aos próximos dias, o swell vai descer consideravelmente, a ondulação será de 3/4 metros de NW, ainda proveniente da àrea de baixas pressões presentes no Atlântico Norte. Devido ao facto de o vento ser fraco e a origem das ondas longíqua (períodos elevados), as ondas na Praia do Norte serão potenciadas pelo canhão atingindo alturas que na minha opinião poderão chegar aos 8/10 metros nos sets maiores, excepcionalmente mais. Mas não será tão épico como o dia de hoje...
     
    #52
  8. Maria Papoila Nimbostratus

    Registo:
    27 Set 2011
    Mensagens:
    629
    Local:
    Ericeira + Lisboa (Marquês de Pombal)

    Boa ajuda Jorge_scp. Aquilo é realmente incrível. Vou tentar copiar a sua explicação e dar a alguns amigos pois disse-lhes pelo telefone que mais ou menos sabia o porquê daquela onda. Todos fazem surf há várias decadas e ficaram interessados. Falei-lhes deste Forum e talvez adiram :) (andam todos a trabalhar à brava, sem tempo para nada e a surfar pouco ...)


    Post Original de Jorge_scp
    Quanto aos próximos dias, o swell vai descer consideravelmente [/B]...


    Mas vai continuar bem grandinho. Eu entrei no Sabado passado (na Linha de Cascais) e foi "porradinha a montes" - também já não vou para nova :rolleyes:) No próximo fim-de-semana vai entrar vento. O windguru dá 3 estrelas
     
    #53
  9. Cenomaniano Cumulus

    Registo:
    20 Ago 2011
    Mensagens:
    125
    Local:
    Lisboa

    Se procurarem artigos científicos no Google verão que este tema já e abordado há algum tempo no campo da geomorfologia litoral, geologia, modelação de ondas, etc. O Jorge tem razão nalguns pontos, embora exista explicação científica para a maior parte das dúvidas de quem, só agora, reparou nas ondas geradas dentro do canhão submarino, devido ao surf. No entanto, em Portugal existem mais canhões mas não tão único como o Nazaré, somente pelo facto da cabeceira do canhão estar a menos de 500 m da linha de costa; nos outros canhões esse acidente geológico está mais distante: Canhão do Porto, Canhão de Aveiro, Canhão de Cascais, Canhão de Lisboa , Canhão de Setúbal, Canhão de São Vicente.

    Os Enigmáticos Canhões Submarinos da Plataforma Continental Portuguesa

    CARACTERíSTICAS E REGIOES DA PLATAFORMA CONTINENTAL PORTUGUESA
     
    #54
  10. Jorge_scp Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    560
    Local:
    Sesimbra/Amadora

    O artigo que colocaste explica muito bem o fenómeno. Primeiro a refracção das ondas devido à mudança brusca de profundidade, o que as acelera muito repentinamente (como disse, as ondas propagam-se mais rapidamente em maiores profundidades). E em segundo, aquilo que acho ser o factor mais importante e que é o "galgamento do degrau topográfico", a tal diminuição brutal de profundidade numa curta distância que referi anteriormente e que claramente obriga a um "empolamento" da onda. Por fim, e a somar aos outros efeitos, o "choque" das ondas refractadas com aquelas que não chegaram a sofrer esse efeito devido ao canhão. É portanto, em swell's de W/NW que se reúnem as melhores condições.

    Há aqui realmente um conjunto de fenómenos em que todos eles favorecem o aumento da altura da onda, o que não é fácil de acontecer noutro local.

    [​IMG]

    Existem realmente mais canhões na costa portuguesa e muitos outros no mundo. Mas o canhão da Nazaré é o que atinge profundidades mais elevadas tão perto da costa, aquele que melhor "rompe", de longe, a plataforma continental.
     
    #55
  11. jonas_87 Super Célula

    Registo:
    11 Mar 2012
    Mensagens:
    6,074
    Local:
    Alcabideche (Cascais) / Vale da Mangancha(Mafra)



    :eek::eek:
     
    #56
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  12. stormy Cumulonimbus

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    4,925
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André (1km do ma

    Eina, agora que vejo bem a carta batimétrica, é impressionante mesmo!

    Os -200m de cota vão quase até á baia da Nazaré, e maior parte do swell propaga-se até essa cota, pelo que todas as perturbações ondulatórias na camada de Ekmann conseguem chegar muito proximo á costa, onde o declive é tal que gera o empolamento.

    No sector norte do canhão é mesmo onde os declives são quase verticais com dezenas de metros de comando, mesmo onde as ondas desaceleradas que veem de W/NW se juntam com aquelas que veem mais aceleradas e canalizadas pelas aguas profundas...que coisa fantástica, não tinha noção!:w00t::shocking:

    Ali pelo que percebi temos 4 factores que se juntam:

    As ondas que veem canalizadas pelo canhão quase sem sofrer atrito ( mantendo a energia)

    As ondas na plataforma que chegam ao canhão, onde aceleram e deflectem no sentido do canhão ( juntando-se ás 1as)

    As ondas que se propagam na plataforma e depois colidem com as duas anteriores.

    O ponto de colisão alinhado com o maior gradiente batimétrico.

    É assim JorgeSCP?

    Espectacular...e na webcam vemos muito bem o fenómeno..

    http://www.surfreport.pt/cam11.php
     
    #57
  13. Agreste Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    5,812
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)

    Parece que o farolim do molhe norte no porto de abrigo está em mau estado fruto da ondulação forte dos últimos dias.
     
    #58
  14. meko60 Cumulus

    Registo:
    30 Set 2010
    Mensagens:
    180
    Local:
    Almada

    Mais 1 vez obrigado Jorge_scp.Realmente já me tinha perguntado o porquê de na zona junto ao antigo restaurante Barbas e Bento,práticamente não havia areia(na paraia mar desaparecia mesmo) e na ponta oposta havia bastante e assim sucedia nas restantes praias.está explicado:)
     
    #59
  15. Jorge_scp Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    560
    Local:
    Sesimbra/Amadora

    Bem resumido é mesmo isso. :thumbsup:

    Aponto o excepcional gradiente batimétrico como a principal razão para o empolamento, mas no fundo é a contribuição desses pontos todos que torna a onda a mais alta do mundo! Tudo a favorecer um aumento da altura das ondas naquele ponto específico!
     
    #60

Partilhar esta Página