Onda Gigante - Nazaré

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Passou há pouco no Discovery uma referência a esta onda gigante.
O programa é o "Já estavas avisado! (You have been warned)" Episódio 3.
Para quem quiser ver passará amanhã às 14:50, segundo consta na programação.

PS: Este mesmo episódio começa (na verdade é o segundo sketch) com um tornado a destruir uma casa
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Solitões, revista Hidromar de 2006 do Instituto Hidrográfico, edição n 95.

http://www.hidrografico.pt/hidromar-outubro-2006.php

«Os solitões (ver caixa «solitões») ocorrem por toda a margem continental portuguesa entre o fim da Primavera e o início do Outono, acompanhando o aparecimento de uma fronteira interna, pouco profunda. Esta interface separa uma fina camada de água mais quente (aquecida à superfície pelo Sol) de uma camada de fundo, mais fria.

Um dos aspectos mais intrigantes da actividade das ondas internas solitárias é a forma como elas rebentam. Ou seja, à semelhança do que acontece com as ondas à superfície do mar, os solitões acabam por rebentar no interior do oceano, numa região de baixa profundidade (próximo da costa). O modo e a forma como isto acontece permanece um mistério, intrigando actualmente a comunidade científica internacional. Sabendo que a energia por si transportada é suficiente para remobilizar parte do sedimento no fundo, imagine-se o impacto provocado pela libertação total desta (aquando da sua rebentação).»
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Surfista brasileiro pode ter batido recorde de McNamara

O brasileiro Carlos Burle, de 46 anos, surfou hoje uma onda gigante na Praia do Norte.

O surfista brasileiro Carlos Burle poderá ter batido hoje o recorde de Garrett Mcnamara (30 metros) ao surfar uma onda gigante na Praia do Norte, na Nazaré, após ter ajudado no salvamento da compatriota Maya Gabeira.

«Foi sorte. Uma pessoa nunca sabe quando vai pegar a onda. Ainda não tinha surfado nenhuma e toda a equipa já tinha apanhado onda, a Maya também que quase morreu. Para mim foi uma adrenalina muito grande ter voltado lá para dentro depois dessa situação toda», afirmou Carlos Burle à agência Lusa.

O surfista brasileiro, de 46 anos, ainda não sabe se bateu o recorde do havaiano Garrett Mcnamara, que em janeiro deste ano surfou uma onda de 30 metros.

«Sei que foi uma onda muito grande, segundo o que vejo nas fotos e nas imagens. Dizem que foi igual à do Garrett mas esta não quebrou, então há uma boa possibilidade de ter batido o recorde», disse.

Carlos Burle surfou a onda gigante depois de ter ajudado a socorrer a compatriota Maya Gabeira, de 26 anos, que foi hospitalizada após surfar uma onda gigante que a deixou inconsciente.

«A situação da Maya foi horrível. É uma amiga de anos. Trabalhamos o ano todo a preparar-nos para estes momentos e sabemos que o risco de vida é iminente, mas estou feliz por ela estar viva. Tê-la visto sem respirar foi horrível», contou.

Apesar dos momentos de terror com a vida da amiga em perigo, o surfista brasileiro não desistiu.

«Todo o momento pensamos em desistir, mas ao mesmo tempo queremos ajudar e surfar estas ondas. O medo, adrenalina, felicidade, é tudo muito forte. Para mim foi muita adrenalina voltar lá para dentro depois desta situação toda», frisou.

Passava pouco das 6:30 quando um grupo de surfistas brasileiros foi para o mar na Praia do Norte acompanhados de ‘jet-skis’ de apoio. No farol e na praia, dezenas de pessoas assistiam, debaixo de chuva intensa, às tentativas do grupo de apanhar a maior onda.

Garrett Mcnamara tentou também a sua sorte, mas acabou por ficar a dar apoio ao grupo de brasileiros no ‘jest-ski’.

O havaiano surfou a 28 de janeiro deste ano, também na Nazaré, uma onda que lhe poderá valer um novo recorde, depois de em 2011 ter feito história, também com uma onda de grande dimensão.

O surfista está ligado à Nazaré no âmbito da Zon North Canyon Show, um projeto de três anos, iniciado em 2010, protagonizado pelo surfista e desenvolvido pela Nazaré Qualifica com o objetivo de promover a Nazaré internacionalmente como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes e de filmar três documentários que registam a atividade desportiva de McNamara e o quotidiano da vila.

Fonte: http://desporto.sapo.pt/mais_modalidades/artigo/2013/10/28/surfista_brasileiro_pode_ter_bat.html
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e jonas_87

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aquela surfista brasileira ia quase perdendo a vida, penso que este tipo de ondas apenas se encontra ao alcançe de poucos surfistas neste mundo e apenas já com muita experiência se pode surfar este tipo de ondas.
Levar com uma onda destas em cima, deve ser igual a levar com um prédio de 4/5 andares em cima, e quando vejo este pessoal a surfar estas ondas apenas desejo que não caiam ... porque se caiem pode ser a morte deles !

Malta corajosa !
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Parece que esta foi a maior da onda da parte da manha.
2ived5d.jpg

Muito publico
16auw7k.jpg



Fonte: http://new.livestream.com/Zon/zonnorthcanyon2013/videos/33404849

http://www.surftotal.com/videos/nacional/item/438-uma-das-maiores-ondas-da-manha
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,254
Local
Casal do Rato (Odivelas)
alguem me sabe dizer quais as condiçoes ideais para que ocorram ondas gigantes na Nazaré?

Swell superior a 4 m de W/NW, vento fraco ou off-shore (E). De preferência com periodos elevados (superiores a 13 s).

Hoje tinhamos swell de NW com 4,5 m e período expecional de cerca 20 s. Portanto, era expectável que o pessoal das ondas grandes caísse lá em peso.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,622
Local
Aveiras de Cima
Swell superior a 4 m de W/NW, vento fraco ou off-shore (E). De preferência com periodos elevados (superiores a 13 s).

Hoje tinhamos swell de NW com 4,5 m e período expecional de cerca 20 s. Portanto, era expectável que o pessoal das ondas grandes caísse lá em peso.

Sabes se é difícil reunir essas condições na Nazaré que permitem a formação destas ondas enormes?