OPEP quer petróleo nos 70 dólares para cobrir custos

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Rog 26 Abr 2009 às 19:17.

  1. Rog

    Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2006
    Mensagens:
    4,515
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    OPEP quer que petróleo suba dos 50 para mais de 70 dólares

    A Organização dos países exportadores de petróleo (OPEP) deseja um preço do barril superior a 70 dólares, declarou, hoje, em Argel, o secretário-geral do cartel, Abdellah El Badri, durante uma conferência de imprensa.

    "O preço de 50 dólares não é suficiente para cobrir os custos de investimentos no futuro, (...) o preço que permite receitas razoáveis e aceitáveis é de mais de 70 dólares o barril", afirmou El Badri.

    A OPEP considera que "há sinais positivos de relançamento da economia mundial" e, por isso, poderá anunciar uma descida na produção na próxima reunião, em Viena (Áustria), a 28 de Maio, como forma de fazer subir o preço.

    O cartel considera que as suas previsões são mais "coerentes" do que as da Agência Internacional de Energia, que apelidou de "demasiado exageradas" quando dizem que a procura de petróleo ainda vai cair mais por causa da crise mundial

    Contudo, o ministro da Energia da Argélia, Chakib Khelil, dise que a decisão de 28 de Maio dependerá da "evolução da oferta e da procura a nível de stocks" e que tudo será analisado em função da evolução da crise mundial.

    "Se houver retoma da economia, não haverá necessidade de reduzir a oferta", acrescentou. "Face a todos os cenários que analisámos e face à avaliação actual do mercado, vamos atingir os 60 dólares por barril provavelmente no final de 2009", disse Chakib Khelil.

    Fonte: Sic
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. joseoliveira

    joseoliveira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    18 Abr 2009
    Mensagens:
    2,889
    Local:
    Loures (Moninhos) 128m
    Olá Rog
    Ao suceder esse aumento, assistiremos a mais um esfregar de mãos das gasolineiras que insistem no seu eterno lamento! :mad:
    Resultado final: o mesmo que tem sucedido por exemplo com a banca, com a EDP que têm a audácia de em cada final de estratégia, virem a público ostentarem o seu valor patrimonial com a obtenção de lucros astronómicos. Enfim, autenticas lágrimas de crocodilo… :angry:
    Por muito que entendamos os seus lamentos nunca somos correspondidos!
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página