Outra vez no TUA!

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por vitamos 22 Ago 2008 às 12:22.

  1. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    4,557
    Local:
    Lisboa; Costa da Caparica
    Explosão provoca descarrilamento na Linha do Tua

    Uma explosão pode ter estado na origem de um descarrilamento esta manhã na Linha do Tua. A composição transportava na altura 47 pessoas tendo uma fonte da autarquia anunciado que vários feridos foram transportados para o hospital.

    A Linha do Tua foi esta manhã palco de mais um descarrilamento que terá sido provocado por uma explosão no eixo da frente da carruagem segundo referiu o maquinista que já foi transportado para o hospital.


    Fonte: RTP


    Eu começo a achar isto já no mínimo surreal...
     
  2. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Então as carruagens levam tanta gente que até tombam com o peso :lmao::lmao: faz lembrar a Índia, ai ai TGV, que vais ser tão bom, mesmo que o resto ande a carvão.
     
  3. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Explosão provoca descarrilamento de comboio

    Uma composição descarrilou por volta das 11 horas na linha do Tua devido a uma explosão. Na carruagem seguiam 50 pessoas e de acordo com Carlos Madeira, Dir.Comunicação da CP, há pelo menos um morto e 25 feridos. A protecção cívil refere que 10 dos feridos se encontram em estado grave.

    O porta voz da CP, Carlos Madeira, ainda não tem elementos que possam esclarecer a origem do acidente. No local encontram-se 3 helicópteros e várias ambulâncias, assim como 19 carros de bombeiros para prestarem auxílio aos feridos. De acordo com a agência Lusa, há passageiros encarcerados na composição e os feridos a serem transportados para unidades hospitalares próximas.

    A auto-motora ligeira tombou para o lado da terra, no outro lado, onde corre o rio Tua, parte significativa do percurso são ravinas. Este é o quarto acidente a ocorrer no espaço de um ano e meio na linha do Tua.

    O acidente ocorreu entre Tralhão e Brunheda por volta das 11 horas. O troço entre Brunheda e o Tua foi fechado à circulação, em 10 de Abril deste ano devido ao descarrilamento de uma Dresin provocado por uma queda de pedras na linha, que causou três feridos ligeiros.

    Em Maio, o Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) tinha autorizado a administração do Metro de Mirandela a reabrir a linha do Tua, em toda a sua extensão O encerramento da Linha do Tua esteve em cima da mesa nos últimos meses. Segundo os responsáveis governamentais, o eventual encerramento deve-se à construção da barragem e não por questões de segurança. (Em actualização)

    ----------------------

    É deixar andar, ai ai se fosse no litoral o povo ficava logo todo aflito.
     
  4. Dan

    Dan
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    8,529
    Local:
    Bragança (675m)
    Mais uma daquelas coisas muito estranhas que infelizmente vão acontecendo.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  5. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    4,557
    Local:
    Lisboa; Costa da Caparica
    Dois mortos em mais um descarrilamento na Linha do Tua

    Novo acidente na Linha do Tua provocou a morte de uma criança


    Uma explosão pode ter estado na origem de um descarrilamento esta manhã na Linha do Tua que provocou dois mortos. A composição transportava na altura cerca de 50 pessoas.

    A Linha do Tua foi esta manhã palco de mais um descarrilamento que terá sido provocado por uma explosão no eixo da frente da carruagem que a terá projectado para fora da linha, segundo referiu o maquinista que já foi transportado para o hospital.

    O acidente provocou dois mortos, uma criança e uma mulher de 47 anos, segundo informou Jorge Gomes, Governador Civil de Bragança, e ainda 10 feridos em estado grave e 15 feridos ligeiros.

    Segundo José Gomes a mulher ficou presa por baixo da carruagem tombada e morreu já no hospital de Vila Real onde se encontra igualmente um outro ferido em estado muito grave.

    A RTP contactou o porta-voz da CP, Carlos Madeira, que referiu que na altura viajavam na automotora ligeira cerca de 50 pessoas e que o descarrilamento aconteceu entre as estações de Brunheda e Tralhão, no sentido do Tua, na composição que tinha saído de Mirandela às 9.37 horas.

    As poucas informações existentes dão ainda conta de que o comboio ligeiro tombou para a encosta, mas não caiu ao rio.

    Ao local, a cerca de um quilómetro da estação de Brunheda, perto de Carrazeda de Ansiães, já estão nove corporações de bombeiros e três helicópteros do INEM.

    Este é já o terceiro acidente em pouco mais de um ano.


    FONTE: RTP


    A assumir contornos cada vez mais graves... :(
     
  6. psm

    psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Out 2007
    Mensagens:
    1,509
    Local:
    estoril ,assafora
    E mais escrevo ...............é muito estranho.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  7. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    8,026
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Lamento a situação sobretudo pelas vítimas mas é mais uma habilidade dessa maravilhosa empresa chamada CP !

    Da competência daquele depósito de desempregados da política (há aí muitos mais) só vos digo isto...

    A remodelação da linha do norte começou em 1990 com a inscrição da verba 75,8 milhões de euros no plano de investimento, despesa e desenvolvimento da administração central (PIDDAC). Passados 18 anos o custo da obra supera 23 vezes!!! (1780 milhões de euros) o valor orçamentado em 1990. E a remodelação prevista ainda não está completa...

    E ainda falta o TGV... :sad:
     
  8. Brigantia

    Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2007
    Mensagens:
    2,186
    Local:
    Norte de Portugal
    Apenas um comentário...

    O que se vai investir no TGV Porto-Lisboa onde já existe um alfa pendular não daria para remodelar todas as linhas secundárias de Portugal...enfim é lamentável. Com estas condições é melhor fecharem definitivamente a linha do Tua...

    Resta-nos lutar pela estação do TGV na Puela da Sanabria que também parece uma miragem...
     
  9. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    6,686
    Local:
    Figueira de Castelo Rodrigo (650m)
    Concordo...
    O nosso País parece que só é constituido pelas cidades do litoral:disgust:
    O interior está muito esquecido. Eu não sei o que se passa nesta linha mas os acidentes sucedem-se, de uma forma alarmante:shocking:...
     
    Collapse Signature Expand Signature
  10. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    6,686
    Local:
    Figueira de Castelo Rodrigo (650m)
    Tua: inquérito não aponta causas para o acidente


    O relatório preliminar do inquérito ao acidente com um comboio da Linha do Tua afasta a existência de qualquer problema com a automotora e com a linha, avança o jornal Público, que adianta que o documento foi esta terça-feira entregue ao ministro dos Transportes, Mário Lino.

    Segundo o jornal, a equipa de investigação, que integra elementos do Instituto da Mobilidade, do Metro de Mirandela (responsável pela exploração da linha), da CP (a proprietárias das automotoras) e da Refer (a quem cabe fazer a manutenção da via), não avança qualquer causa para o acidente. O Público avança que todas as entidades garantiram que não havia problemas na parte que dizia respeito a cada uma delas.

    A chave da investigação poderá estar no disco que mede a velocidade da automotora, que foi recolhido pela GNR. Contudo, os militares recusaram-se a entrega-lo à equipa de investigação, afirmando que apenas o entregam ao Ministério Público.

    O jornal adianta que uma possível explicação para o acidente pode estar na abertura de uma vala que a Refer fez junto à linha para a instalação de um cabo de fibra óptica. Junto ao local onde a automotora descarrilou, eram visíveis os sinais de obras recentes efectuadas mesmo por debaixo da plataforma.

    http://diario.iol.pt/sociedade/tua-acidente-comboio-refer-cp-governo/985090-4071.html
     
    Collapse Signature Expand Signature
  11. psm

    psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Out 2007
    Mensagens:
    1,509
    Local:
    estoril ,assafora
    De facto nesta linha desde á ano e meio para cá só acontecem acidentes:huh:; foi preciso cento e tal anos para eles aparecerem:rolleyes:
     
    Collapse Signature Expand Signature
  12. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Errar o alvo

     
  13. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    2,843
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Então não é que a culpa morre outra vez solteira!

    Agora não encontram nada, a máquina tá boa e a linha ainda melhor, e atentados nada.. Para mim, existem atentados mas é à nossa inteligência!


    Já com a tragédia de Entre-os-Rios foi igual, estão à espera de alguma desgraça.. Mario Lino, antes de dizer "vamos averiguar e se não há condições encerra-se definitivamente a linha.." devia dizer antes "esta linha precisa de uma boa beneficiação, pois não podemos deixar que ocorram mais estas situações e o turismo desta região e suas gentes merecem"!

    É só a minha humilde opinião..
     
    Collapse Signature Expand Signature
  14. Turista

    Turista
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    30 Jan 2008
    Mensagens:
    464
    Local:
    Peniche
    Eu dei aulas 2 anos no Politécnico de Bragança no Polo de Mirandela, e com regularidade fiz a Linha do Tua. Ao longo de 2 anos nada de anormal (reporto-me a 2004 e 2005), viagens sempre calmas, com uma paisagem extraordinária e que deslumbra qualquer um...
    É claro que na altura mais turistica (Primavera e Verão), a carruagem ia sempre "à pinha" e com pessoas de pé, mas nada de estranho ocorreu...

    Agora, com a questão da Barragem e com o apetecivel encerramento da Linha, os acidentes sucedem-se sem mais nem menos, e ainda para mais sem conclusões... Enfim é triste...

    Esta linha é das mais bonitas do mundo, faz com que algumas pessoas se desloquem a Portugal para a fazer, é um marco turistico para a região e um serviço publico para a população de Trás-os-Montes que já se encontra tão isolada do resto do país. (Bragança é o único Distrito de Portugal sem um Km de Auto-Estrada).

    As cenas dos próximos capitulos são fáceis de adivinhar... como tantas outras belas linhas, a CP irá encerrar esta via, alegando X, Y ou Z.... o que quer que seja alegado é uma enorme perda para Portugal...
     
  15. rbsmr

    rbsmr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    6 Ago 2007
    Mensagens:
    555
    Local:
    Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
    Se não me engano as palavras do Presidente da CM de Mirandela foram curiosas:"a linha com 120 anos e em um ano e meio 4 acidentes graves"
    Mistério...

    Quanto ao TGV penso que é o "saco de batatas" para os males deste país.
    Na realidade, na minha humilde opinião, tem faltado aos sucessivos governos (tanto PS como PSD) uma VERDADEIRA política ferroviária. Isto porque, se no passado o futuro era o caminho de ferro, no presente o futuro também é a ferrovia! O comboio é o transporte público com menores emissões de poluentes (consultar revista da DECO - PROTESTE - Setembro 2008) (pelo menos se a linha for electrificada!!!).

    De qualquer maneira aqui ficam umas imagens (de fazer inveja) do TGV espanhol:
    http://www.renfe.es/video.html

    P.S.: Realmente é lamentável que o distrito de Bragança seja o único distrito do Continente sem um km de auto-estrada. É necessário urgentemente converter o IP4 ou construir uma auto-estrada para ligar o Nordeste do país e facilitar as comunicações regionais... mas como digo o futuro está na ferrovia!
     
    Collapse Signature Expand Signature
    #15 rbsmr, 30 Ago 2008 às 12:31
    Última edição: 30 Ago 2008 às 12:34

Partilhar esta Página