Painel de peritos diz que NASA deve largar a Lua

Tópico em 'Astronomia' iniciado por Mário Barros 26 Out 2009 às 12:09.

  1. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Painel de peritos diz que NASA deve largar a Lua

    Um painel especial independente disse hoje que o plano da Agência Espacial norte-americana (NASA) para revisitar a Lua é a missão errada com o foguetão errado.

    Esta comissão de peritos independentes - nomeada pelo Presidente Barack Obama para examinar o programa de exploração espacial norte-americano tripulado - divulgou hoje o seu relatório final que difere pouco do resumo já divulgado em Agosto e que concluiu haver um financiamento insuficiente.

    No relatório, o presidente da comissão, Norman Augustine, antigo patrão do grupo Lockheed Martin, sustenta que faz mais sentido para a NASA considerar aterrar num asteróide vizinho ou numa das luas de Marte.

    Para Augustine, isso pode ser feito mais depressa do que regressar à Lua no período de 15 anos traçado pela agência espacial norte-americana.

    O relatório de 155 páginas sobre o futuro da NASA elaborado pela comissão sugere oito opções e deixa a escolha ao Presidente Barack Obama.

    “A primeira constatação é que o programa de voos humanos dos Estados Unidos não é realizável no actual estado das coisas”, repetiu Augustine.

    Por outras palavras, os objectivos da exploração espacial habitada do programa Constellation, lançado em 2004 pelo antigo presidente George W. Bush, são demasiados ambiciosos em relação ao orçamento atribuído à NASA.

    Constellation prevê um regresso dos norte-americanos à Lua no horizonte do ano 2020 e, para lá dessa data, missões tripuladas para Marte.

    O orçamento actual da NASA é de cerca de 18 mil milhões de dólares (cerca de 12 mil milhões de euros) por ano, ou seja, menos de um por cento do orçamento total dos Estados Unidos.

    Segundo a comissão, seriam necessários mais três mil milhões de dólares para a agência especial realizar os objectivos do programa Constellation ou de outros voos humanos além da Estação Espacial Internacional (ISS).

    Publico
     
  2. criz0r

    criz0r
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Abr 2008
    Mensagens:
    1,679
    Local:
    Almada - Cova da Piedade (Altitude: 25m)
    Preferia sinceramente que se preocupassem mais em expandir os seus horizontes do que estar a insistir na Lua, dela já se sabe muita coisa e considero ser uma perda de tempo e dinheiro em voltar a explora-la agora quando o podemos fazer num outro Futuro próximo. Deixem lá estar a nossa amiga sossegada e vamos a outros vôos :)
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página