"Para eles o tempo não é conversa de elevador" - Entrevistas ao DN



vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Muito boa reportagem, praticamente perfeita!

Desta vez os pontos chaves foram tocados, e embora seja um artigo relativamente curto, conseguiu-se transformar o "pouco espaço" num condensado extremamente interessante! Os pontos chave estão lá! Parabéns à jornalista pelo magnífico trabalho e aos intervenientes pelo fornecimento de informação correcta e essencial!

Todos de parabéns! :)
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
:thumbsup:Muitos parabens por este artigo... é sem dúvida um orgulho para este forum... Mas sobretudo para os que trabalharam e contribuiram por esta comunidade! A todos eles o muito Bem haja pelos conhecimentos, e por os bons momentos e muitas horas passadas aqui na vossa companhia!
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Apenas uma subtil questão, a entrevista foi pedida pelos membros entrevistado ou foram contactados pela jornalista?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Parabéns ao DN por darem destaque a esta realidade não muito conhecida do público em geral, e parabéns aos que participaram por ajudarem num artigo pequeno mas correcto e equilibrado :thumbsup:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
:thumbsup: Fixe; os meus parabéns ao pessoal referido na notícia.

ng1274899.jpg

Meteorologistas amadores

São apaixonados pelas previsões atmosféricas. Têm as suas próprias estações meteorológicas e divulgam informação em tempo real para todo o mundo.
Aos 77 anos, Francisco Leitão tem finalmente a sua própria estação meteorológica. Graças a ela consegue saber, ao segundo, o estado do tempo. Sem sair de casa: os sensores montados no jardim e telhado transmitem toda a informação para a consola ao lado do computador. E daí para todo o mundo. O antigo piloto da Força Aérea faz parte de uma rede de meteorologistas amadores que partilha na internet, em tempo real, a informação que recolhe. Para eles, o tempo que faz não é apenas conversa de elevador. É uma paixão que ocupa parte dos seus dias.
"Podem dizer que basta sair à rua, mas temos dados de temperatura, velocidade do vento, pressão atmosférica, precipitação por hora", explica Francisco. O interesse pela meteorologia existia desde os tempos em que foi piloto da Força Aérea e depois da TAP, mas foi há quatro anos que começou a dedicar-lhe mais tempo: os filhos ofereceram-lhe uma estação. E não é uma estação qualquer: é uma Davis Vantage Pro, "o Mercedes das estações", brinca.
A primeira estação de Gil Lemos era bem mais modesta. "Tinha 11 anos quando me deram", lembra o jovem de 16. Era um aparelho pequeno que ficava no parapeito da janela do apartamento onde vive com ao pais, em Mira-Sintra. "A que tenho agora é mais sofisticada e tive de pedir autorização ao condomínio para a instalar no telhado", conta. Para ele, a meteorologia é uma paixão e, se tudo correr bem, a sua futura profissão.
Tanto Gil como Francisco fornecem dados a redes online de estações privadas. Algumas com base nos Estados Unidos e outras europeias. Francisco tem mesmo o seu próprio site (meteooeiras.com). "É actualizada ao segundo nuns casos, de 15 em 15 minutos noutros. O que significa que o equipamento e computador tem de estar sempre ligado", explica. Até quando vai de férias.
O mesmo acontece com Edgar Casimiro, de 34 anos. "Já fui de férias 15 dias e continua tudo a funcionar sem problemas", diz o técnico de informática. Nos últimos três anos aprendeu muita coisa sobre meteorologia e confessa que houve alturas em que este hobby lhe consumiu muito tempo. "O que me tem surpreendido é a quantidade de pessoas, até de universidades, que me contactam a pedir informação", conta. "E a minha família e amigos contam comigo para saber o que se passa e o que se vai passar com o tempo."
O fórum MeteoPT é o fio condutor que une estes meteorologistas amadores. É lá que trocam conselhos, estudam as técnicas de previsão ou comentam os erros dos jornalistas quando falam sobre meteorologia e climatologia. Nasceu em 2005 e já tem quase 2800 membros. Em dias mais activos, marcados por um grande temporal facilmente ultrapassa as 10 mil pessoas. E há dois anos, o fórum começou a dar apoio à construção de sites para os membros que têm as suas estações e querem divulgar os dados recolhidos. O objectivo é "incentivar a existência de melhor e mais informação meteorológica pública".

PATRÍCIA JESUS

Fonte: DN
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Comprei a edição em papel, como não podia deixar de ser :D.

Pena a jornalista não fazer uma referência ao meteomoita :( mas não se pode ter tudo. No computo geral, o artigo está muito bom.

Mas escapou ao scan do Gil e também não aparecem no site do DN, 2 caixinhas que estão à direita do artigo principal.

Aqui ficam elas:

38051130.gif
27579061.gif
 

Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Parabéns ao DN pela rara e importante abordagem que nos deixa entusiasmados. Parabéns também aos entrevistados.
É certo que falaram bem mais à cerca deste nosso mundo, penso eu....! Mas como já se sabe, pouco ou quase nada é publicado.
Não percam a esperança! Qualquer dia ainda teremos um canal de televisão :lol:

Abraços
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Muito simpáticas e informadas as palavras de Costa Alves :thumbsup:

Já agora, um aparte, pode não ter sido perceptível para a maioria pois aqui conhecem-nos muitas vezes pelos nicks e não por nomes pessoais, mas por uma questão de justiça refiro que foi o hotspot que pacientemente explicou as partes mais técnicas sobre estações referidas no artigo.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Parabéns à comunidade MeteoPT! :thumbsup:

Artigos assim, vêm tornar mais credível, aos olhos do cidadão comum, o nosso amor chamado meteorologia! Tornando-nos assim pessoas mais aceites e respeitadas junto dos outros!

Obrigado por terem ajudado nestes pequenos passos, tão importantes para a meteorologia amadora e para todos nós! ;)

Um abraço!