Pedido de Ajuda Oregon 968NX

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por lsalvador 15 Jan 2008 às 10:17.

1. lsalvador

lsalvador
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Alhos-Vedros / Tomar
    Ola pessoal,

Estou com uns problemas na minha Oregon, que passo a explicar.

Quando adquiri a estação, o cabo RS232 não fazia parte do pacote vendido, como tinha la alguns em casa, liguei a estação ao PC e este ficou a bombar, a consola alimentada por pilhas e sempre na boa.
    Adquiri um conversor de 220/110 para poder ligar o transformador original e aqui começaram os problemas, a estação deixa de comunicar com o PC. Troquei o cabo RS232 e assim já passa alguns dados, logo o problema será do cabo RS232 que tenho.

Agora a minha pergunta, alguém sabe a combinação de pin's usadas nos cabos RS232 da Oregon ou como melhor opção adquirir um conversor RS232 / USB como o usado pelo meteohub?

Outra pergunta, tenho a consola junto do router, será que vai influenciar a comunicação com os sensores que estão no telhado, porque noto que quando as pilhas começam a ficar fracas, a consola tem mais dificuldade em receber os dados e alguns aparvalham por breves instantes.
    É que entre a consola e os sensores tenho 2/3 placas, entre o 2 e o 3 andar, entre o 3 e as arrecadações e as arrecadações e a placa do telhado.

Collapse Signature Expand Signature
  2. lsalvador

lsalvador
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Alhos-Vedros / Tomar
    Depois de alguma procura na net, la encontrei alguma informação. O esquema do cabo RS232 para ligar a Oregon ao PC, aqui tem o anexo de possuir um repetidor.

3. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    EU tenho um conversor desses RS232-USB, se quiseres posso emprestar-te para exprimentares antes de comprares, pois ainda são caros, uns 15 ou 20€.

4. zemike

zemike
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    9 Jan 2008
    Local:
    Chamusca
    Pois é, recebi hoje a minha estação e já está montada a funcionar, agora so me falta a ligação ao PC mas necessito de um conversor desses, pois o meu pc nao tem porta para ligar o RS232. Agora a minha dúvida, qualquer conversor dá ou há algum especifico para esta estação? Sabem onde comprar? Obrigado

José Santos

5. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Não faço ideia se todos dão ou não, mas à partida suponho que sim. Já tive problemas no passado com equipamentos mas era com os adaptadores PS/2->Serial, nem todos davam, com USB acho que devem dar. O ideal é poderes exprimentrar antes, nalguma loja mais conhecida ou simpática.
    O que eu comprei há alguns meses acho que foi na Chip7 depois de muito procurar. Provavelmente haverá noutros locais e mais barato, mas na altura não encontrei. Mas atenção que esse que eu encontrei era um adaptador USB para RS232 e tu queres o inverso.

6. zemike

zemike
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    9 Jan 2008
    Local:
    Chamusca
    Já fui a uma Chip7 e comprei o tal cabo, liguei ao pc e á estação mas agora o programa liga á estação mas nao detecta os sensores!!!:huh::(:huh:

7. HotSpot

HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Nov 2006
    Local:
    Moita, Setubal
    Quando usas um cabo desses podes ter que instalar umas drivers no windows para te criar a porta COM. Vai ao gestor de hardware e ve se tens alguma porta COM criada.

Depois é veres o numero que criou, COM1, COM2, COM3, etc... e configurares no programa da estação

8. zemike

zemike
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    9 Jan 2008
    Local:
    Chamusca
    Bem, isto não está fácil, a porta é a 3, o software liga á estação tudo ok, mas nao liga aos sensores!!! :(:(:(

9. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    E a estação detecta bem os sensores quando está ou não ligada ao PC ?

10. zemike

zemike
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    9 Jan 2008
    Local:
    Chamusca
    Sim, todos sem qualquer problema, ligada ou desligada do pc.:angry::angry:

E ainda por cima está a chover e fico sem esses registos :(:(

11. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    E qual é o software que estás a usar?

12. zemike

zemike
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    9 Jan 2008
    Local:
    Chamusca
    Estou a usar o virtual weather station que era o que vinha com a estação, mas tambem ja tentei o weather display e acontece o mesmo.

13. lsalvador

lsalvador
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Alhos-Vedros / Tomar
    Eu ja consegui resolver a situação, tinha la um cabo rs232 de um modem externo de 28kb (eu sei é antigo, mas tinha la o cabo) e não é que esta a funcionar na boa.

14. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Não posso ajudar muito. Se calhar é do adaptador ou da velocidade de tramissão de dados ou outra coisa qualquer. Vais ter que ir por tentativas. Não tens ninguém com um computador sem ser o teu para exprimentar ? Quando estás a exprimentar com o PC tens a consola ligada à corrente ? Estou a perguntar porque alguns dispositivos quando se passa a usar as pilhas desactivam as comunicações para poupar energia. De qualquer forma, exprimenta com e sem transformador.

15. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    De facto para tirar as dúvidas se é estação ou se é o PC o melhor é mesmo falar com alguém que tenha um PC de secretária. Basta levares a consola e o sensor da temperatura. Se detectar então o problema é com a configuração da porta RS232 ou o emulador de RS232.

Já agora no Weather Display aparece informação (assinalada a vermelho na imagem) do débito de dados?

Partilhar esta Página