Pluviómetro artesanal

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
re: Pluviómetro "caseiro"

O pluviometro do daniel só pode ter um problema. A ondulação da garrafa e o fundo. Logo a água não sobe uniformemente pela garrafa.

Sim, é possível que faça um pequena diferença, mas ainda assim nada de significativo.
É isso que o diferencia de um pluviómetro feito industrialmente, o rigor pode não ser exactamente o mesmo, mas não tenho tido razões de queixa.
Espero que chova mais para eu o poder testar novamente. :thumbsup:
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
re: Pluviómetro "caseiro"

Depois há garrafas deste tipo que teem o vidro liso e são o ideal para usar com um funil. Já é necessário usar a formula que o rog deixou aqui.

64633_PE174132_S4.jpg
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
re: Pluviómetro "caseiro"

Parece que existe alguma confusão, as contas precisam de ser feitas sobre todo o tipo de aberturas, de funil ou apenas de garrafas, sem estas contas os dados não são comparáveis com as do IM ou de outros membros.

Para se utilizar uma régua normal e seguir os milímetros, teria a área de captação ter 1m2, mas as garrafas e funis não têm tal área, daí termos de fazer algumas contas para sabermos o valor correspondente ao que teria se fosse de 1m2, e a importância da área de captação.

Recordado a fórmula:

areagd1.jpg


Atenção que os ml (mililitros) são uma medida diferente de mm (milimetros)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
re: Pluviómetro "caseiro"

Exacto Rog, tens toda a razão. É necessário fazer continhas com a área.

E no teu exemplo recorrendo a uma medida para saber os tais 15ml.
Para complicar um pouco, sem nenhuma medida, apenas o recipiente para o Pluviómetro e uma régua, também é possível calcular tudo e calibrar a escala, recorrendo à fórmula de cálculo do volume de cilindros por exemplo. Isto partindo do princípio que teriamos um cilindro perfeito, o que não é o caso das garrafas de água de plástico obviamente.

Neste exemplo em baixo com um cilindro e um funil de maior diametro, faz-se os cálculos para determinar a escala,ou seja, a quantos cm numa régua corresponderiam mm de pluviosidade no recipiente:


pluviometro.gif

http://viladoconde.cienciaviva.pt/clube/premios/meteorologia_artesanal.pdf
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
re: Pluviómetro "caseiro"

Ai minha nossa é só fórmulas:shocking:, acho melhor ter um como eu tenho dá menos trabalho, e eu nunca me dê bem com as àreas e os volumes ainda pior:D:D
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Pluviometro

Como estou a começar e não tenho muito dinheiro para investir, decidi construir o meu pluviometro e instala-lo no quintal do meu avô:thumbsup:.

Deixo uma foto desta maravilhosa obra arquitectónica :D :lmao: :lol:.

Para ter menos trabalho fiz os cálculos numa folha exel e cada vez que chove basta colocar os milimetros.

img1495yg9.jpg
 
Registo
16 Fev 2007
Mensagens
49
Local
Piracicaba
Re: Pluviometro

Como estou a começar e não tenho muito dinheiro para investir, decidi construir o meu pluviometro e instala-lo no quintal do meu avô:thumbsup:.

Deixo uma foto desta maravilhosa obra arquitectónica :D :lmao: :lol:.

Para ter menos trabalho fiz os cálculos numa folha exel e cada vez que chove basta colocar os milimetros.

img1495yg9.jpg





Tenho um geito mais facil e sem calculos.

qualquer lata, ou objeto que tenha tenha a boca igual ao fundo, e seja lizo, pode te proporcionar com menor erro a quantidade de chuva em mm2
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Re: Pluviometro

Tenho um geito mais facil e sem calculos.
qualquer lata, ou objeto que tenha tenha a boca igual ao fundo, e seja lizo, pode te proporcionar com menor erro a quantidade de chuva em mm2

Podia explicar aqui como faz?
Neste (no meu) eu encontrei alguns problemas...


Abraço
 
Registo
16 Fev 2007
Mensagens
49
Local
Piracicaba
Re: Pluviometro

Podia explicar aqui como faz?
Neste (no meu) eu encontrei alguns problemas...


Abraço




OK, vamos lá:


1º Considere que 1 metro quadrado equivale a um quadrado com os lados igualmente divididos por 1 metro cada ok.

Mas já se tivermos 3 metros quadrados, esse quadrado passa a ter 1 metro e meio cada lado.

Considere que se vc utilizar uma lata ou qualquer outro objeto que sua boca, seu corpo e seu fundo forem nas mesmas dimenções, a sua razão pluviometrica passa a ser consideravel.

EX: imaginemos que você utilize uma lata de tinta com sua boca nas dimenções 30cemtrimetros cada lado, seu corpo com 30 centimetros e seu fundo liso e reto com as mesmas proporções, vc tera então 030 X 030 =
900cm de um metro quadrado, então a cada 1000 mm dividido por 900cm .

Você terá a cada 1 centimetro de aguá equivale a 1 milimnetro em 1 metro quadrado.


e essa conta vale p/ qualquer outro recipiente com as mesmas dimenções de boca ao fundo ( de ponta aponta )

ex: UM RECIPIÊNTE QUADRADO COM 10CM CADA LADO (DE PONTA A PONTA E LISO ) ENTÃO 10 x 10 = 100 Cm² ENTÃO 1000 MILIMETROS DIVIDIDO POR 100 É IGUAL A 10 CM. ENTÃO A CADA 10 CM VOCÊ TERÁ 1 MILIMETRO EM 1 METRO QUADRADO.

BASTA UTILIZAR ESTA CONTA EN QUALQUER RECIPIENTE QUADRADO COM MEDIDAS IGUIAS NA SUA BOCA CORPO E FUNDO.

FIZ ISSO E COMPAREI COM MEU PLUVIOMETRO, DEIXANDO AMBOS LADO A LADO E A MARGEM DE ERRO A DA SUA MÃO, OU SEJA, QUANTO MAIS PRECISO FOCE FOR NA MARCAÇÃO MELHOR.
 
Última edição:
Registo
16 Fev 2007
Mensagens
49
Local
Piracicaba
Re: Pluviometro

Obrigado!

Talvez substitua a marcação por uma régua... :unsure:



Abraço


No caso, algumas reguas o ZERO 0 não começa no Zero , elas tem um pequeno pedaço de material, uns 2 milimetros antes de chegar ao zero, o que dá uma influêcia, usa uma trena que dá certo, corta o pedaço que vc precisa e cola dentro.:)