PNR vai limpar estátua de Braga ao cónego Melo que foi vandalizada com tinta

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por raposo_744 16 Ago 2013 às 12:55.

  1. raposo_744

    raposo_744
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    14 Out 2008
    Mensagens:
    401
    Local:
    Lisboa(Graça)Coimbra(Alváres)
    [​IMG]

    O Partido Nacional Renovador (PNR) anunciou hoje que vai limpar a estátua ao cónego Eduardo Melo, colocada no sábado numa rotunda da cidade de Braga e vandalizada com tinta na noite de segunda para terça-feira.
    "É intenção do PNR contactar com a Câmara Municipal de Braga no início da próxima semana e mobilizar militantes do partido para esse efeito. À cobardia e à destruição de património, o PNR responde com a civilidade, a nobreza e o voluntarismo dos seus militantes", refere, em comunicado.

    No sábado, um grupo de cidadãos de Braga colocou uma estátua ao cónego Melo numa rotunda da cidade, na segunda-feira houve uma manifestação exigindo a sua remoção da peça e na manhã de terça-feira o conjunto escultórico apareceu vandalizado.

    No pedestal, foram pintadas a vermelho as palavras "fascista", "assassino" e "padre Max", tendo ainda sido lançada tinta azul que atingiu a própria estátua.

    O PNR já repudiou a vandalização da estátua e lembrou que o homenageado "nunca foi condenado por qualquer crime", tendo mesmo a Assembleia da República destacado os seus "relevantes serviços" ao país.

    Os contestatários da estátua alegam que o cónego Melo "ficaria conhecido, após o 25 de Abril, por ter apoiado organizações de extrema-direita, apostadas no derrube do regime democrático, através de acções armadas que vieram a acontecer, com relevantes danos e vítimas humanas, e às quais deu cobertura moral e operacional".

    Dizem ainda que o homenageado era "bem relacionado com o poder económico e político locais", tendo primado a sua acção "como intermediário de interesses privados" e usado a sua "capacidade de influência em favor dos amigos e daqueles que lhe eram subservientes".

    Acusam-no de ter orquestrado "ataques a sedes de partidos democráticos, como o PCP, de sindicatos e de outras organizações de esquerda", e de ter apoiado atentados bombistas, "designadamente o que vitimou o padre Max".

    Na Câmara de Braga, a colocação da estátua foi aprovada com os votos favoráveis da maioria socialista, enquanto os vereadores da coligação Juntos por Braga se abstiveram.

    Uma petição exigindo a remoção da estátua já recolheu mais de 1360 assinaturas.



    [​IMG]
    http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/...v931U.facebook
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. raposo_744

    raposo_744
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    14 Out 2008
    Mensagens:
    401
    Local:
    Lisboa(Graça)Coimbra(Alváres)
    Boa atitude :thumbsup:
     
    Collapse Signature Expand Signature
  3. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,036
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    acho bem já agora mudar o nome da ponte 25 de abril para o seu nome original de Antonio de Oliveira Salazar
     

Partilhar esta Página