Poluição atmosférica está a aumentar força dos ciclones

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Um novo estudo, publicado no Nature Communications, indica que o aumento da poluição atmosférica, potenciada pela China e outras potências industriais, está a aumentar a força dos ciclones de inverno no noroeste do Pacífico.

O estudo indica que os níveis de poluição, que estão a aumentar, causados pela China, Coreia do Sul e Japão produzem ventos mais fortes e uma maior quantidade de precipitação, o que dá origem a ciclones mais devastadores com maior frequência durante os meses de inverno.

“A precipitação com partículas poluentes afecta a forma como a humidade se forma nas nuvens e como o calor é distribuído nos sistemas de tempestade”, indica Yuan Wang, do Jet Propulsion Laboratory do Instituto de Tecnologia da Califórnia, cita o Inhabitat. “Estima-se que a mudança significativa da intensidade das tempestades no Pacífico tenha começado em meados da década de 1990. Isto foi quando a indústria metalúrgica, energética e automóvel começaram a produzir grandes quantidades de poluentes, paralelamente com o crescimento exponencial das economias em muitos países asiáticos, como a China”, explica.

A investigação é a evidência mais recente de que as partículas emitidas pela queima de combustíveis fósseis intensificam as alterações climáticas. No caso dos ciclones asiáticos, as nuvens (influenciadas pelos poluentes) podem acumular quatro vezes mais gotículas, o que leva a um aumento de cerca de 7% da precipitação.

Outro efeito colateral é a criação de cirrus – um tipo de nuvem – mais brilhantes a grandes altitudes ou de cumulonimbus – um tipo de nuvem de desenvolvimento vertical – que podem aquecer a superfície do mar, fornecendo calor para alimentar os ciclones.

http://greensavers.sapo.pt/2014/01/28/poluicao-atmosferica-esta-a-aumentar-forca-dos-ciclones/

Ao menos já falam em cirrus...ainda pensei que se tratavam de químicos dos aviões... LOL
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Curiosamente sempre ouvi dizer que a poluição diminuia a precipitação e não o contrário .....

" O meu é maior e melhor do que o teu "
 

Cenomaniano

Cumulus
Registo
20 Ago 2011
Mensagens
132
Local
Lisboa
Curiosamente sempre ouvi dizer que a poluição diminuia a precipitação e não o contrário .....

Procura no Google, em inglês, informação sobre a Anomalia de LaPorte.
A poluição atmosférica aumenta o nº de núcleos de condensação através do aumento de partículas finas, em suspensão...