Porque voam os bandos de pássaros em V?



Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ora, os pássaros fazem parte dos illuminati, é um triângulo na verdade, incompleto :lmao:.

nk_degenerate_illuminati.jpg


À parte de tudo isto, bons estudos :thumbsup:.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Pela mesma razão que na fórmula 1, por vezes seguem quase colados, reduzindo assim a resistência do ar, o que se traduz em eficiência energética e até na velocidade.

Embora, também haja estudos que indicam que à frente vai a ave mais fraca, e dessa forma mantém-se coesos enquanto grupo.

Nota: a analogia com a fórmula 1, pode não parecer óbvia, uma vez que as aves voam em V e não em linha, mas temos de ver as coisas em termos de aerodinâmica, pois ao voar com o bater das asas, geram movimentos turbolentos no ar que escapa para trás, daí que tentem evitar essa turbulência que provoca resistência do ar ou na força de sustentação da ave em vôo.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Funciona igual a um contra relógio por equipas pois ao adotarem neste caso a formação em V poupam energia e menos resistência ao vento.
Como normalmente isso acontece quando vão de viagem (nem precisam de malas :D), fazem isso de forma a preservar sua energia e normalmente os mais capazes, normalmente os mais adultos seguem na frente para impor o ritmo, e tomam inicialmente uma dose de doping receitado pelo Armstrong :lmao::lmao:
Quando os da frente se cansam troca de posições e assim vão viajando ....
Assim ainda conseguem apreciar as paisagens .... e não entram em stress !
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Têm todos alguma razão! :)

- voar sincrono, em V, significa ritmo, menor resistência do ar, e por conseguinte poupança energética
- à frente, concordo que vai o mais forte, até que enfraquece e outro toma o lugar dele.

O lugar da frente é o mais penoso, mas ao mesmo tempo sabe bem ser líder, nem que seja por minutos ou horas. :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
mais do que isso, o bater de asas é síncrono. :)

Pelo que percebi a principal novidade do Estudo é essa pois há décadas que até esquadras de aviões voam em V pois é melhor formação para se verem uns aos outros quando tem que voar muito juntos para poupar combustível.
Neste casos dos pássaros, eles são ainda mais eficientes, pois cada um conforme a sua posição na formação sincroniza o seu bater de asas para apanhar a fase ascendente do vórtice/ondulação gerado por outro.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
No caso dos aviões, naqueles cuja propulsão é a jacto, existe outra razão para voar em V, pois é muito arriscado apanhar com os gases de escape do avião da frente. O queimador pode falhar..
 

I_Pereira

Cumulus
Registo
21 Abr 2007
Mensagens
117
Local
Aveiro
A turbulência atrás do avião é muito maior e neste caso prejudicial, não se pode pensar como nos carros ;) Mesmo os aviões em formação quando estão atrás do outro (sejam a jacto ou hélice) fazem-no de modo a evitar a turbulência do da frente.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A turbulência atrás do avião é muito maior e neste caso prejudicial, não se pode pensar como nos carros ;) Mesmo os aviões em formação quando estão atrás do outro (sejam a jacto ou hélice) fazem-no de modo a evitar a turbulência do da frente.

Tive uma ideia luminosa ....
Não será porque o que vai á frente corta o ar áquele que vem atrás, formando espécie de poços, sendo maior quanto maior o pássaro, porque o da frente vai desviando o ar para o lado ... como se estivesse dando braçadas no mar ...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A turbulência atrás do avião é muito maior e neste caso prejudicial, não se pode pensar como nos carros ;) Mesmo os aviões em formação quando estão atrás do outro (sejam a jacto ou hélice) fazem-no de modo a evitar a turbulência do da frente.

Sim, a perigosa wake turbulence, vortices criados pela ponta das asas que podem subsistir imenso tempo. Um avião de grande porte, por exemplo, A380, a torre de controle identifica-o sempre como "super" e tem que manter uma distância de 10 milhas para o que se segue penso eu. Ainda aqui há uns tempos li sobre um pequeno Cesna (acho eu) que passou um mau bocado apesar do A380 já estar a mais de 10 milhas.
Mas nos pequenos jactos de combate essa turbulência suponho que é bastante menos problemática não ?


Mas mesmo na aviação andam em testes de coisas interessantes que acabam por ser parecidas com as desta conversa, que pelos visto não é nova, apenas foi agora comprovada, chamam-lhe vortex surfing.

http://www.aviationweek.com/Blogs.a...a2b&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
http://www.globalsecurity.org/military/library/news/2012/10/mil-121010-afns02.htm
ShRZH0p.jpg




Tive uma ideia luminosa ....
Não será porque o que vai á frente corta o ar áquele que vem atrás, formando espécie de poços, sendo maior quanto maior o pássaro, porque o da frente vai desviando o ar para o lado ... como se estivesse dando braçadas no mar ...

http://en.wikipedia.org/wiki/Drafting_(aerodynamics)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro

Não percebi o que querias transmitir, e ainda por cima mandaste para um sitio sem nada ...
Posso não ter explicado da melhor forma o que queria transmitir mas era qualquer coisa como a que acabaste por dizer, eu sabia que as asas criavam um efeito qualquer no ar que gerava turbulência, uma espécie de poços de ar no ar, mas não sei os nomes das coisas ...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não percebi o que querias transmitir, e ainda por cima mandaste para um sitio sem nada ...
Posso não ter explicado da melhor forma o que queria transmitir mas era qualquer coisa como a que acabaste por dizer, eu sabia que as asas criavam um efeito qualquer no ar que gerava turbulência, uma espécie de poços de ar no ar, mas não sei os nomes das coisas ...

Drafting, muito explorado em corridas de automóveis, ciclismo e outras modalidades.
Nisto dos pássaros é um pouco diferente, eles aproveitam também a parte ascendente do movimento do ar gerado pelo bater as asas de outro pássaro.
O forum põe mal o link devido a um parêntesis no url, experimenta este:
http://tinyurl.com/nrvd34

ou este muito resumido em português:
http://www.pouparmelhor.com/praticas/drafting/