Portugal atravessa quinta onda de calor de 2006

Tópico em 'Media' iniciado por dj_alex 5 Set 2006 às 16:13.

1. dj_alex

dj_alex
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    14 Dez 2005
    Local:
    Lisboa
    Fonte: http://dn.sapo.pt/2006/09/05/sociedade/portugal_atravessa_quinta_onda_calor.html

Collapse Signature Expand Signature
  2. Seringador

Seringador
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2005
    Local:
    Canelas - Vila Nova de Gaia
    Que média se fosse a 71-2000 não eram muito anormais;) :huh: :huh: :p

3. dj_alex

dj_alex
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    14 Dez 2005
    Local:
    Lisboa
    Aiii...refila com a WMO:p :p

Não faz muito sentido usar a média 71-00...Não nos momentos que as coisas estão...Temos um periodo com que comparar o tempo presente...e esse periodo neste momento está convencionado que é 61-90. Por isso nao há muita volta a dar :P

Alem disso, tu leste o meu estágio e sabes bem que nunca houve mais que 3 ondas de calor no verão nas 18 estações meteorologicas que estudei!!

Se fosse fazer o meu estagio comparando com a media 71-00 em vez de haver 3 se calhar haveria 2 ondas no maximo por Verão, mas este ano haveria se calhar 4...

Logo por mais que tentem dar a volta a coisa...Este Verão foi extremamente anormal em termos de ondas de calor...e temperaturas...
    :rolleyes: :rolleyes:

4. Seringador

Seringador
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2005
    Local:
    Canelas - Vila Nova de Gaia
    Não é com a WMO, mas sim com o IM, entidade responsável pelo fornecimento dos dados;) :p
    essas 18 estações muitas das vezes nem estão a funcionar correctamente, enfim... isso é outra conversa..:(
    Mas o período 61-90 foi mais frio e obviamente iria ter reflexos nos resultados do teu estágio, se calhar nem tinhas ondas de calor fora do normal;) :D

5. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Como ainda incorpora os anos 70, que tiveram Verões bem frescos, a normal de 1971-2000 é capaz de apresentar maiores diferenças nos meses mais frios.
    Mas só vendo :huh:

6. LUPER

LUPER
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Nov 2005
    Local:
    Aveiro
    Mas o que interessa é que tivemos 20 ondas de calor este ano, e que podem preparar um imposto por causa de Kioto, o resto é paisagem :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry:

Santa ignorância:disgust:

7. dj_alex

dj_alex
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    14 Dez 2005
    Local:
    Lisboa
    O sinal da tendência é sempre o mesmo quer seja com a normal 61-90 ou com a 71-00..

Logo em termos de tendencias nao iria influenciar os resultados..

AS normais usam-se apenas para existir um termo de comparaçao...

O numero de pessoas que morre devido ao calor neste ultimos anos é o mesmo quer se use a normal 61-90 ou a normal 71-00...Por isso...estas a discutir se houve 4 ondas de calor...ou 5 ondas de calor devido a usar-se uma ou outra normal...nao faz grande sentido...

8. Iceberg

Iceberg
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2006
    Local:
    Braga
    De facto, e para já, tudo vai de encontro ao projecto SIAM de Filipe Duarte Santos, que baseado em dados concretos, prognostica um aumento da intensidade e frequência das ondas de calor. Isso está realmente a acontecer.
    O que me surpreende nesse projecto é não se fazer nenhuma referência a possíveis frios, decorrentes do fim do período interglaciar e do enfraquecimento da Corrente do Golfo. Apenas se prevêm secas, inundações e ondas de calor. E então o frio? Estranho esta ausência ...

Uma cois é certa, este aquecimento excessivo irá mais tarde ou mais cedo desencadear qualquer coisa de novo, não sei muito bem o quê, mas é como uma panela de água quente a ferver. Tanto ferve que um dia extravasa ...:eek:

9. LUPER

LUPER
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Nov 2005
    Local:
    Aveiro
    Realmente a comunicação social faz um bom trabalho de propaganda, eu gostava que me dizessem onde estão as 5 ondas de calor no nosso País pq o nosso País não é apenas a estação da Amareleja ;)

23-08-2006 24 16,9 20,45
    24-08-2006 24,9 14,6 19,75
    25-08-2006 24,8 14,8 19,8
    26-08-2006 24,7 15,6 20,15
    27-08-2006 26 14,5 20,25
    28-08-2006 27 17 22
    29-08-2006 29,3 16,7 23
    30-08-2006 30,8 13,8 22,3
    31-08-2006 29,6 14,4 22
    01-09-2006 24,8 16,2 20,5
    02-09-2006 25,6 16,4 21
    03-09-2006 27,4 17 22,2
    04-09-2006 34,7 15,1 24,9
    05-09-2006 36,2 16,9 26,55

Descumbram aqui onde está uma onda de Calor, podem até ir buscar os valores da cidade de Aveiro e basearem-se nesses. Lx teve alguma onda de Calor? Prt teve alguma onda de Calor agora?, Braga? Faro? Que coisa esta das noticias das ondas de calor

10. dj_alex

dj_alex
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    14 Dez 2005
    Local:
    Lisboa
    Leste a noticia toda????

O melhor é leres o resto da noticia com atenção...

11. LUPER

LUPER
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Nov 2005
    Local:
    Aveiro
    Mais uma vez se confirma o sensacionalismo do jornalismo. Se não existiram locais com 5 ondas de calor, pq dizer que Portugal teve 5 ondas de calor? É uma mentira ou não é? E quantas ondas de frio existiram? se calhar tb 5, todas nas Penhas Douradas, mas prontos é me Portugal :lol:

O que eu quero deixar claro é que a noticia sai numa altura crucial, tal como saiu aquela no dia a seguir ao episodio da neve. Faz lembrar as noticias que saem sobre o Benfica sempre dias antes de marcos importantes pro clube :p

Se tirarmos Bragança e as Penhas Douradas temos sempre as médias de Setembro superiores a 19º, vamos ver se as nossas estações vão ficar por cima ou por baixo deste valor e depois vamos falar em ondas de calor., ok?:thumbsup:

12. dj_alex

dj_alex
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    14 Dez 2005
    Local:
    Lisboa

quanto ao benfica estamos de acordo:D :D :lmao: :lmao:
    Mas a ondas de calor e com valores diarios..e nao com medias mensais do setembro todo..ne? Podes ter 6 dias acima da media a vontade..e o resto do mes ser bastante frio...Acho que nao podemos entrar por ai...

Quanto as ondas de frio acho que chegou a haver 1 este inverno..mas sinceramente nao me lembro...Se bem que este inverno ate foi bastante chuvoso, pelo que as condiçoes de bloqueio favoraveis as ondas de frio (geralmente sem precipitaçao) nao ocorreram...;) ;)

13. LUPER

LUPER
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Nov 2005
    Local:
    Aveiro
    A média de Setembro de Beja é de 22,2 o que significa que temos de ter 6 dias consecutivos com medias diárias superiores a 27,2 para podermos ter onde de calor em Setembro.

Por exemplo em Agosto a estação de Beja não teve nem 3 dias de onda de calor, quanto mais 6. Em julho teve uma onda de calor com a duração de 8 dias, mas um dos dias teve 28,9 e o valor de referencia é de 28,8 :p . Em junho não teve nenhuma onda de calor e em Maio tb não. Ou seja, em Beja existiu na realidade 1 onda de calor, durante o mês de Agosto. Posso continuar a verificar as outras zonas ;)

14. LUPER

LUPER
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Nov 2005
    Local:
    Aveiro
    Com os dados até 22/8 a estação de Castelo Branco teve 2 ondas de calor e todas em Maio ;) . Ou seja até essa data nem 3 tiveram. Vou ver Bragança e deixo o interior mais ou menos de Norte a Sul acabado :D

15. LUPER

LUPER
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Nov 2005
    Local:
    Aveiro
    E Bragança não registou onda de calor nenhuma até ao dia 22/8, e esta heim?:lmao: :lmao: :lmao: :lmao:

Mas eu pergunto, onde estão as 5 ondas de calor? Só se somarmos as das estações todas :D

Partilhar esta Página