Portugal atravessa quinta onda de calor de 2006

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
O sinal da tendência é sempre o mesmo quer seja com a normal 61-90 ou com a 71-00..

Logo em termos de tendencias nao iria influenciar os resultados..

AS normais usam-se apenas para existir um termo de comparaçao...

O numero de pessoas que morre devido ao calor neste ultimos anos é o mesmo quer se use a normal 61-90 ou a normal 71-00...Por isso...estas a discutir se houve 4 ondas de calor...ou 5 ondas de calor devido a usar-se uma ou outra normal...nao faz grande sentido...

Bem Alex, como deverias de saber em climatologia as médias usadas são um comparativo "normal" se usassemos outra média esse comparativo normal era outro e os resultado outros, depende do modelo que se usa ou que se constroi para análise;)
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
De facto, e para já, tudo vai de encontro ao projecto SIAM de Filipe Duarte Santos, que baseado em dados concretos, prognostica um aumento da intensidade e frequência das ondas de calor. Isso está realmente a acontecer.
O que me surpreende nesse projecto é não se fazer nenhuma referência a possíveis frios, decorrentes do fim do período interglaciar e do enfraquecimento da Corrente do Golfo. Apenas se prevêm secas, inundações e ondas de calor. E então o frio? Estranho esta ausência ...

Uma cois é certa, este aquecimento excessivo irá mais tarde ou mais cedo desencadear qualquer coisa de novo, não sei muito bem o quê, mas é como uma panela de água quente a ferver. Tanto ferve que um dia extravasa ...:eek:

Isso do SIAM não me diz nada, isso é que é FUTUROLOGIA, acho mais um estudo com gastos de recursos e de €, quando deveriamos de tratar e abordar o presente para preparar o futuro, pessoalmente acho que se vai verificar o contrário, digam o que disserem......;) :p
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Como ainda incorpora os anos 70, que tiveram Verões bem frescos, a normal de 1971-2000 é capaz de apresentar maiores diferenças nos meses mais frios.
Mas só vendo :huh:

Assim como a década de 60, pq ao incluir a década de 80 e 90 existiram na sua grande maioria Verões quentes;)
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Isso do SIAM não me diz nada, isso é que é FUTUROLOGIA, acho mais um estudo com gastos de recursos e de €, quando deveriamos de tratar e abordar o presente para preparar o futuro, pessoalmente acho que se vai verificar o contrário, digam o que disserem......;) :p

Tem tanto de futurologia como as previsões a 3 meses...:p :p :p
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
A média de Setembro de Beja é de 22,2 o que significa que temos de ter 6 dias consecutivos com medias diárias superiores a 27,2 para podermos ter onde de calor em Setembro.

Por exemplo em Agosto a estação de Beja não teve nem 3 dias de onda de calor, quanto mais 6. Em julho teve uma onda de calor com a duração de 8 dias, mas um dos dias teve 28,9 e o valor de referencia é de 28,8 :p . Em junho não teve nenhuma onda de calor e em Maio tb não. Ou seja, em Beja existiu na realidade 1 onda de calor, durante o mês de Agosto. Posso continuar a verificar as outras zonas ;)

Não é assim Luper..porque as medias são diarias...É nao medias mensais..vai haver diferenças...
Aiii...temos que combinar o encontro rapidamente!! Isto trocar pontos de ideia pela net nao tem piada nenhuma, alem de haver mal entendidos de todo o tamanho!! Se tiveres msn, manda-me um msg com o mail ;) ;)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Tem tanto de futurologia como as previsões a 3 meses...:p :p :p

sabes bem que não é assim para quem está a lidar com programação uma coisa são 3 meses outra são a 100 anos, sabes é fácil especular a 100 anos enquanto a 3 meses já envolve conhecimento de factos e do comportamento atmosférico e não só conjugação de nºs:lol: :lol: :confused:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
sabes bem que não é assim para quem está a lidar com programação uma coisa são 3 meses outra são a 100 anos, sabes é fácil especular a 100 anos enquanto a 3 meses já envolve conhecimento de factos e do comportamento atmosférico e não só conjugação de nºs:lol: :lol: :confused:

;) eu sei...estava so a chatear-vos...:lol: :lol: :lol: