Portugal em 19º lugar no ranking de performance climática

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Portugal classificou-se em 19.º lugar em termos de performance climática numa lista de 56 países que representam 90% das emissões de dióxido de carbono, revela hoje um estudo europeu que contou com a participação da Quercus.
Os dez países com pior performance relativamente às alterações climáticas, segundo um índice da responsabilidade da associação alemã GermanWatch e da Rede Europeia de Acção Climática, são: Arábia Saudita, Malásia, China, Estados Unidos, Cazaquistão, Canadá, Tailândia, Irão, República da Coreia e Austrália.

Portugal obteve a 19ª posição no ranking final global (o primeiro é o mais bem classificado), posicionando-se em 36º lugar na componente tendência de emissões, 17º na componente de nível de emissões e 11º na componente de políticas climáticas.

Em relação ao índice anteriormente divulgado, em que foram avaliados 53 países, Portugal subiu seis lugares, segundo o estudo hoje tornado público à margem da reunião das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas que está a decorrer em Nairobi, no Quénia.

Para a Quercus, esta posição resulta do facto de Portugal ter emissões «per capita» relativamente baixas e ter um conjunto de medidas destinadas a reduzir as emissões, mas ao mesmo tempo reflecte o aumento sistemático das emissões desde 1990.

Os países europeus pior classificados foram o Luxemburgo (45.º), a Grécia (41.º), a Áustria (39.º) e a Espanha (38.º).

Suécia, Reino Unido e Dinamarca distinguiram-se pela positiva, ocupando os três primeiros lugares.

O Climate Change Performance Index (CCPI) 2007 baseou-se na comparação da performance de 56 países que, no total, são responsáveis por mais de 90% das emissões de dióxido de carbono associadas à energia.

O CCPI resulta de três componentes parciais que são somadas de modo a criar um ranking global.

A primeira componente (tendência das emissões) analisa a evolução de quatro sectores - electricidade, transportes, residencial e industrial - nos últimos anos.

A segunda refere-se ao nível de emissões relacionadas com a energia, integrando variáveis como o produto interno bruto e as emissões «per capita».

A terceira e última componente (política de emissões) resulta da avaliação da política climática de cada país, a nível nacional e internacional.
fonte:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=250291

O que acham??? bom ou mau??
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Estranho o civilizado Canadá estar tão atrás

Porque será?? :cold: :cold: :cold: :cold: