Portugal, Grécia e outros países fora do euro?

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por frederico 16 Jun 2011 às 09:49.

1. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Alguém me esclarece uma dúvida? Se Portugal sair do euro nos próximos anos, o que acontece aos nossos depósitos? São convertidos em escudos? Será que é mais seguro colocar o dinheiro no estrangeiro antes de uma hipotética saída do euro? Onde? Suiça? Luxemburgo?

2. Albifriorento

Albifriorento
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    4 Dez 2010
    Local:
    Castelo Branco
    O melhor será mesmo deixares onde está. Os bancos estão a precisar de capital, na realidade grande parte do dinheiro do empréstimo do FMI nem sequer é para o Estado, é para ficar depositado nos bancos por forma a que estes não percam solvência. Isto deve ser um esforço de todos e para todos nós, se começar-mos a mandar dinheiro para o estrangeiro a situação só vai piorar...

Por isso, deixo um apelo, se um dos grandes bancos vai á falência, será muito pior do que a situação que estamos a viver agora, e iremos viver nos próximos tempos. Poupem e depositem nos bancos (de preferência portugueses), não tenham medo. :)

3. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Porque será que na primeira oportunidade de assumir uma atitude responsável toda a gente se comporta como o mais selvático dos capitalistas e o mais egoísta dos liberais?

Por acaso a Grécia não está a cumprir com todos os pedidos do plano FMI-UE?

Então se está - conforme o próprio FMI acentuou no relatório de março - porque é que ninguém apoia a solvência daquele país? Porque é que todos tem medo da Grécia? Porque é que todos querem fugir?

Será que todos tem medo de enfrentar o monstro financeiro desregulado que criaram?

4. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Tudo bem, não digo o contrário. Mas acho perfeitamente normal que famílias que trabalharam e pouparam durante gerações não queiram ver o seu dinheiro desvalorizado 30 ou 40% de uma hora para a outra e comecem a pensar em se precaver. Ainda hoje, penso que foi na Alemanha, alguém do BCE ou do Governo alemão disse que Portugal, Grécia ou Irlanda pouco contam para o euro, valem apenas 6% da moeda única, se saíssem não seria nenhuma catástrofe. Acho que chegámos a um ponto em que temos de estar muito vigilantes. Há dois ou três anos também nos garantiam que o FMI não entrava cá, somente Medina Carreira gritava bem alto que até 2013 tínhamos cá o FMI, e a corja de comentadores e politólogos das nossas televisões e jornais dizia que Medina Carreira era um pessimista, um catastrofista, uma exagerado, um neo-liberal, um reaccionário, etc.

5. Knyght

Knyght
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Mai 2009
    Local:
    Madeira - Funchal
    Poupança? Ohhh amigo Frederico eu se fosse tu investia em imobiliário já que tens dinheiro fresco, sei que temos opiniões discordantes mas eu estou a dar um conselho que era o que eu fazia.
    Vai estando atento as insolvências dos promotores mobiliários e tens muita coisa a um terço do preço real.
    Depois alugas e nem precisas esticar muito a renda para reaveres o dinheiro em 20anos com juros mais altos que qualquer banco te pode oferecer.
    Não é palavra de amigo que estou a te dar pois não suporto certas atitudes tuas, mas é de ser realista.

Collapse Signature Expand Signature
  6. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Passa por aqui:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=76605

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=77070

De qualquer forma penso que esse cenário ainda não se põe, com mais ou menos sacrifícios na Europa teremos que conseguir endireitar isto, ainda há muita coisa que se pode tentar:

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/655662

e como referiram mais acima, pôr nesta altura dinheiro lá fora é o pior que se pode fazer ao país.

7. Mago

Mago
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2006
    Local:
    Beira Interior
    Atenção que os impostos sobre o Património serão o alvo a seguir ao conjunto de falhanços que aí vêem. Atenção também que a seguir a uns países irão outros e os depósitos bancários penso que não são protegidos pelo fundo se forem a cidadãos estrangeiros.

Recomendo a fazer um valente cofre em casa protegido pelo caos social que aí vem e todos os seus derivados, não sofrer por antecipação, preservar a saúde e olhar para as coisas realmente importantes que não serão as materialistas. Quando Portugal sair do Euro mais virão atrás, até os Estados Unidos terão de repensar muita coisa... Vamos serenamente aguardar!

Partilhar esta Página