Portugal, o melhor clima do mundo?

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
portugal, situado a meio ( um pouquinho menos) caminho entre o polo e o equador tem basicamente duas estações,uma fria e chuvosa ( nov-abr) e outra quente e seca ( os restantes meses).
quando estamos fartos do calor, temos frio , quando estamos fartos de frio, temos calor.
quando estamos fartos de chuva, temos sol, quando estamos fartos de sol, temos chuva.
quando estamos fartos de frentes sem animação, temos tempestades de verao, quando as trovoadas de verao causam danos, temos frentes sem animação.
quando está tudo seco e castanho, volta o inverno e com ele o verde esmeralda.
no inverno neva nas terras altas deixando-as lindas de brancura e quando a neve dá problemas vem o verao e ficam os prados verdejantes.
as medias anuais sao amenas dexando plantas e animais de climas frios e quentes desenvolver-se bem.
e, no final somando tudo, será que portugal tem o melhor clima do mundo



Esse cenário edílico, do meu humilde ponto de vista, beneficia de grande generosidade da sua parte....e de facto, talvez até nem corresponda à dura realidade de há muitos séculos...

Portugal tem um clima caracterizado por Invernos normalmente suaves, com temperaturas das mais altas da Europa (ou não fossemos vizinhos de África e não levássemos em cheio com a corrente quente do golfo), com índices de precipitação muito irregulares, exposições solares muito altas e alguma queda de neve, quando os Deuses que regulam o frio (oriundos do Norte ou do Leste da Europa) uma duzia de vezes por século nos resolvem prendar...

Mas lá está a relatividade da questão: se perguntarmos a um Berbere qual o melhor clima do planeta....ele vai apontar-nos com certeza para os Oásis que de quando em quando aparecem na enormidade do deserto, pobres de vegetação e com nascentes de água cada vez mais reticentes....Et voilá ....para eles é a maior das verdades.:thumbsup:
 


m$!!!!

Cirrus
Registo
30 Jan 2009
Mensagens
2
Local
Porto
Em termos de climas diferentes dentro de um pais sem estar a considerar paises como Estados Unidos que é capaz de ser maior que a Europa ou se não tá la perto, penso que esse pais tem de ser o Japão.

O japão é provavelmente em termos meterilógicos o pais mais com mais diversidade no mundo.Começando pela capital que costuma ter neve uma vez por ano e tufões o verão todo, e que tem o monte Fuji á ali bem perto que está quase sempre coberto de neve e que já registou 38 graus negativos.

Mas isto é o menos.Começando pelo sul com os recifes de corais e com temperaturas muito amenas no inverno, para o centro do japão que está dividido em duas ilhas muito montanhosas (maior parte do território está entre 900 a 1000 metros de altura com muita neve no inverno e calor no verão, até ao norte muito frio e com muita neve do japão que tem médias de temperaturas que vão dos 6 negativos aos 12 negativos no inverno.
A norte ainda têm o mar de osthok que fica gelando no inverno.
O japão tem a estância de esqui de Niseko que é uma das que mais neve cai(15 metros de acumulação por ano), no mundo.

O recorde de temperatura mais fria e mais quente do japão são de 40 graus e 41 graus negativos.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Caros amigos, a vossa discussão é bastante interessante, embora demasiado académica... :D

Mas deslocaram-se um pouquinho do tema do tópico... afinal o nosso clima é "porreiro" ou não?

Como eu ainda não opinei, vou deixar aqui o meu registo:

O "meu" clima, o da minha cidade, é péssimo! :rolleyes:

Energéticamente falando, gasto rios de dinheiro em aquecimento no inverno, seja em casa, no carro, no emprego, em casacos, botas, luvas, gorros e afins...

No verão, gasto rios de dinheiro em ar condicionado, seja em casa, no carro, no emprego, em fatos de linho, camisas de algodão, desodorizantes, etc :lmao:

Conclusão: Um clima porreiro, é o do Faial, ou o do Funchal, ou outros das ilhas! São frescos no verão e quentes no inverno! Isso é que é poupança!

Agora, para os amantes da meteorologia... serão demasiado insossos!:D


Um abraço


***************
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Como eu ainda não opinei, vou deixar aqui o meu registo:

O "meu" clima, o da minha cidade, é péssimo! :rolleyes:

Energéticamente falando, gasto rios de dinheiro em aquecimento no inverno, seja em casa, no carro, no emprego, em casacos, botas, luvas, gorros e afins...

No verão, gasto rios de dinheiro em ar condicionado, seja em casa, no carro, no emprego, em fatos de linho, camisas de algodão, desodorizantes, etc :lmao:

Conclusão: Um clima porreiro, é o do Faial, ou o do Funchal, ou outros das ilhas! São frescos no verão e quentes no inverno! Isso é que é poupança!

Ora isso é que é falar!
E economicamente não há melhor definição de "o melhor clima do mundo" do que aquela que referiste. E é de todas as que terão um maior consenso.
Todos concordarão contigo nesse ponto.

Agora quando se falar de "o melhor clima do mundo" em termos meteorológicos, ninguém se entende. Porque uns gostam mais de frio, outros mais de calor, outros mais de chuva, trovoada, neve...

No que toca a Portugal, eu nem acho que tenhamos um clima assim tão mau, dado o nosso território que é 1/5 do Espanhol, 1/4 do Japonês e 1/104 dos EUA. De certo que muitos dos habitantes desses países precisarão de percorrer mais de 300km para que se possam deitar na areia da praia, a trabalhar literalmente para o bronze, enquanto ouvem as ondas do mar. Ainda que a água por vezes esteja a 15ºC. Mas o frio enrigesse os ossos!:lol:
Na mesma forma, e no que toca a neve, nós não temos de percorrer assim tantos quilómetros para a ver.

Claro, não temos é fenómenos muito extremos. Mas também se assim fosse, estaríamos constantemente a chorar as vitimas de tais ocorrências.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
o que eu queria dizer é que temos um clima muito variavel, que nao é uma "seca".
quanto ás estações generalizei visto que as estações de transição sao muito curtas ou indefenidas.
quando falei em tempestades de verao referia-me ás trovoadas que ocorrem no verao ( que em algumas estações é a altura do ano com maior ocorrencia desses fenomenos).
no fundo penso que temos um clima interessante e variado tendo em conta as nossas limitações geograficas.
ps um clima que nao varie e que tenha sempre as mesmas medias é um bocado xato nao?





O problema ao abrir este topico que foi posto, é o de saber a quem poderá gostar um clima optimo!? Faço esta afirmação interrogação em relação ao ter ser dito que um clima com as mesmas médias para um aficionado de meteorologia como a cidade como Cuernevaca não é muito interessante, pois mas para uma pessoa da treceira idade já irá gostar pois tem sempre a mesma temperatura. O problema é que neste topico teria de ter sido feita a pergunta a quem interessa um clima optimo(aos amantes de meteorologia, ou ao comum cidadão) dai a confusão.
É um erro quando é referido que é o Verão onde ocorre com mais frequencia trovoadas, esses fenomonos têm maior ocorrencia no outono e na primavera.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Caros amigos, a vossa discussão é bastante interessante, embora demasiado académica... :D

Mas deslocaram-se um pouquinho do tema do tópico... afinal o nosso clima é "porreiro" ou não?

Como eu ainda não opinei, vou deixar aqui o meu registo:

O "meu" clima, o da minha cidade, é péssimo! :rolleyes:

Energéticamente falando, gasto rios de dinheiro em aquecimento no inverno, seja em casa, no carro, no emprego, em casacos, botas, luvas, gorros e afins...

No verão, gasto rios de dinheiro em ar condicionado, seja em casa, no carro, no emprego, em fatos de linho, camisas de algodão, desodorizantes, etc :lmao:

Conclusão: Um clima porreiro, é o do Faial, ou o do Funchal, ou outros das ilhas! São frescos no verão e quentes no inverno! Isso é que é poupança!

Agora, para os amantes da meteorologia... serão demasiado insossos!:D


Um abraço


***************

O Funchal engana! :D
E porquê?
Quem vê as as suas temperaturas de verão, pensa que é moderado, mas é bastante abafado porque é muito mais húmido que cá. Conheço pessoas de lá e é o que me dizem sempre. Mesmo estrangeiros de países tropicais e tudo.
Mas sem dúvida que as ilhas macaronésicas ( em especial Madeira e Canárias) são no entanto salubres, comparativamente com a maior parte das outras regiões.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Não seja por isso. Até podemos fazer uma troca de dados. Cada um especifica o porquê dos dados que apresentou.Então fornece-me dados de estações na Europa do Leste para apresentar aqueles climas todos, em zonas de forte domínio de clima temperado continental, por exemplo. Ou outros.
O clima desértico está presente nas Ilhas Selvagens.
Não há lá estações. Aqui fui buscar os dados sobre uma publicação científica sobre ilhas da Macaronésia, que posso postar aqui, que até dá precipitações da ordem dos 150 mm, para as ilhas Selvagens. Umas das razões dizem, é não só a latitude, como a ausência de relevo significativo.O método de Kopen-Geiger, se fosse aplicado a estas ilhas seria interessante. Vegetação xerófila, rastejante, com exemplos espontâneos de euforbiáceas:lmao:!
Se alguém tem ideia do que é uma euforbiácea e das condições que requer para se desenvolver, façam favor de postar.;)

Clima tropical húmido

Está presente na faixa marítima do Sul dos Açores, dentro da ZEE de Portugal.
É uma zona de forte influência da Corrente do Golfo, que permite o crescimento de palmeiras até nas ilhas britânicas.
Como já tinha dito, aqui no fórum, estou a fazer os registos desta zona até Março, altura em que a temperatura começa novamente a subir.
Para já neste momento, está acima de 20ºc. ;) Nenhum local da Europa está neste momento, nestas condições, senão ali. Eu em Março vou postar todos os dados medidos e observados em tal região( como já disse).


Clima de montanha

Não me ocorre pensar que na Torre ( zonas cimeiras) da Serra da Estrela o clima é mediterrânico ou temperado marítimo.
Há aqui gente que posta dados não oficiais o tempo todo e será que isso me impede de chegar a conclusões óbvias deste grau?




Desculpa Belem mas o que é estes dados tem haver com o topico em questão:);) ? Eu fiz um post em que quem o criou fez uma grande confusão em distinguir em o que é para uns(senso comum) e para outros(amantes de meteorologia) o clima sobre Portugal.
 

abrantes

Cumulus
Registo
4 Jan 2008
Mensagens
237
Local
Rio de Janeiro
Caros amigos, a vossa discussão é bastante interessante, embora demasiado académica... :D

Mas deslocaram-se um pouquinho do tema do tópico... afinal o nosso clima é "porreiro" ou não?

Como eu ainda não opinei, vou deixar aqui o meu registo:

O "meu" clima, o da minha cidade, é péssimo! :rolleyes:

Energéticamente falando, gasto rios de dinheiro em aquecimento no inverno, seja em casa, no carro, no emprego, em casacos, botas, luvas, gorros e afins...

No verão, gasto rios de dinheiro em ar condicionado, seja em casa, no carro, no emprego, em fatos de linho, camisas de algodão, desodorizantes, etc :lmao:

Conclusão: Um clima porreiro, é o do Faial, ou o do Funchal, ou outros das ilhas! São frescos no verão e quentes no inverno! Isso é que é poupança!

Agora, para os amantes da meteorologia... serão demasiado insossos!:D


Um abraço


***************

Bom eu nunca gasto nada com aquecimento :;)
Mas ar condicionado eu uso an noite o ano todo.:D
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Bom eu nunca gasto nada com aquecimento :;)
Mas ar condicionado eu uso an noite o ano todo.:D



Desculpa, mas o que colocas-te neste topico não tem nada haver com o tema:):).
Acho que existe um topico para o clima da nossa terra terás que ir à procura;):).
 

abrantes

Cumulus
Registo
4 Jan 2008
Mensagens
237
Local
Rio de Janeiro
Olá, eu estava respondendo o Zoelae13 sobre o gasto de energia e estava me referindo ao Rio de Janeiro, óbvio.
Quanto ao melhor clima do mundo, acredito que seja Ulan Bator e acho mais interessante comparar a cidade e não um pais inteiro.
Sds.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Olá, eu estava respondendo o Zoelae13 sobre o gasto de energia e estava me referindo ao Rio de Janeiro, óbvio.
Quanto ao melhor clima do mundo, acredito que seja Ulan Bator e acho mais interessante comparar a cidade e não um pais inteiro.
Sds.

pois é os paises do centro da asia teem um clima extremamente continental e muito extremado o que é interessante para todos menos os que vivem la:lmao::shocking::shocking:
quanto ao topico eu queria apenas evidenciar que portugal tem um clima intressante pois varia muito em poucos kms:thumbsup::thumbsup:
e estava a pensar naquilo que é interessante para um meteolouco como nos e nao a um idoso;)
boas
 

abrantes

Cumulus
Registo
4 Jan 2008
Mensagens
237
Local
Rio de Janeiro
pois é os paises do centro da asia teem um clima extremamente continental e muito extremado o que é interessante para todos menos os que vivem la:lmao::shocking::shocking:
:D
Exatamente stormy

Olha o gráfico que eu fiz com os registros de Ulan Bator em 2008!!
Quase tão quente quanto o Rio de Janeiro e muito mais frio que qualquer lugar do Brasil:shocking:

imagemsa6.png
 

abrantes

Cumulus
Registo
4 Jan 2008
Mensagens
237
Local
Rio de Janeiro
E veja bem,...
Não são dados da Mongólia como um todo, estes dados são apenas da cidade de Ulan Bator!!
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
O clima óptimo não existe simplesmente porque os seres humanos acordam todos os dias com humores e coisas a fazer diferentes...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
:D
Exatamente stormy

Olha o gráfico que eu fiz com os registros de Ulan Bator em 2008!!
Quase tão quente quanto o Rio de Janeiro e muito mais frio que qualquer lugar do Brasil:shocking:

imagemsa6.png

:w00t: Interessante..No início de JUnho alcançou-se a máxima do ano,de quase 35 graus,e pouquissimos dias depois,uma mínima de quase 0 graus !
Mau mesmo são os Invernos,demasiado frios para viver :cold: