Portugal, o melhor clima do mundo?

pedroneve

Cirrus
Registo
3 Abr 2011
Mensagens
1
Local
Odivelas
Boa tarde
Gostaria de comentar este tema bastante interessante a nivel pessoal.
Sinceramente, quando comparamos o clima do Algarve com o do Mediterrâneo sul ( ilhas gregas, malta, sul de Espanha entre Málaga e um pouco a sul de Valência) não nos podemos esquecer a questão da regularidade. Ou seja enquanto no inverno o Algarve apresenta uma suavidade e regularidade nas suas temperaturas face ás outras áreas referidas, no verão passa-se o inverso. Se nas ilhas gregas em Agosto podemos apanhar um dia com 22º uma ou duas vezes talvez de 5 em 5 anos, no algarve são todos os anos e várias vezes. O nosso algarve embora protegido das superficies frontais que passam a norte, não podemos esquecer que se encontra no Atlântico!! Não existem noites tropicais ( com mais de 22º de tmin.) em abundância mesmo em Montegordo. nas ilhas gregas já apanhei 20 dias seguidos com temperaturas minimas superiores a 28º. No Algarve aconteceu algo parecido só em Agosto de 2003, não podemos comparar...nestas áreas do mediterrâneo as noites são sempre quentes com minimas de 24, 25º e superiores, muito raramente se apanha uma noite muito fresca em que precisamos de um casaco de malha.
A água fria é boa para o bom peixe e marisco, mas para tomar banho não.
O clima em Portugal é o melhor do mundo? depende do ponto de vista, no meu caso o meu clima preferido define bem as estações do ano e em Portugal isso não acontece. Podemos ter um Março quente como um Maio muito freco, é muito incerto. O que mais gosto do nosso clima são o numero de horas de sol, a ausência de furacões e tornados. O que menos gosto é o vento, estar com 6º no inverno e parecer -5º devido á humidade e instabilidade, chegarmos á primavera com 20º e na semana seguinte com 12º, ter que usar casaco de malha á noite em Julho e Agosto.
A madeira (apenas na área do Funchal), tem para mim um clima muito mais interessante que o do continente. Invernos suaves, ausência de ventos com 5º, oceano com 24º otimo para tomar banho. Açores? não me parece que passar o ano com 15º a 20º e mais de 300 dias de chuva por ano seja agradável.
Para mim o melhor clima do mundo está nas áreas do sudoeste dos EUA, mais propriamente na carolina do norte. As estações existem e são muito certas, ou seja em Janeiro as medias Max e min são aproximadamente 13º e 2º. Existe pouco frio mas o suficiente para ocasionalmente nevar 2 ou 3 vezes por inverno, de Abril a Novembro podem guardar os casacos pois as temperaturas são altas e regulares, e sabem que em Maio não vai ser muito fresco pois nesse Abril já andam de manga curta!!
Os furacões passam mais a sul na florida e se alguns chegam a estas áreas já são tempestades muito fracas parecidas com as que temos no outono em Portugal. tornados nem vê-los. O clima nesta área é mais regular e o verão começa em Abril e acaba em Novembro, não me importava nada de acontecer isso no nosso algarve.....


A Europa é um continente vastíssimo e o facto de haver apenas 4 ou 5 regiões mais amenas ( a Córsega descordo completamente) que a maior parte do território nacional é muito bom.
O algarve tem as temperaturas médias anuais, nos locais mais quentes, muito semelhantes a muitos locais afamados das ilhas gregas e Sicília e poucos locais na Andaluzia têm os invernos algarvios.
Os vales mais quentes de Portugal, têm valores no verão só com paralelo em Espanha.
A minha irmã já teve nas ilhas gregas em Agosto com 22/23ºc de máxima e noite tinha de andar com camisola. Chegou a chover lá e tudo. (Em Janeiro até chegaram a ver neve. Neva muito mais na Grécia e em Itália do que em Portugal. E mesmo no sul.)
Cá em Portugal andávamos nos 32/33ºc.
Claro que, lá costuma de estar sol e calor no verão, mas variações acontecem em quase todo o lado. Quem quer sempre sol vai para o deserto do Sahara ou algo assim.
A temperatura do mar mediterrâneo tava nos 24ºc, algo igual ao que se apanha em Monte Gordo no Algarve com regularidade ( que tantas vezes recebe águas do Mediterrâneo, por estar tão próximo).
Claro que falar em Portugal, em termos climáticos baseando-nos em uns dias de Junho, em Alcochete ( um dos locais mais frescos no verão) como fez esse casal de holandeses, é no mínimo de rir.
Eu tive na Holanda em 2002, em Junho, de dia andava nos 16ºc e de noite andava à volta de 8ºc, um frio de tipo invernal, aqui entre nós.. No entanto, pensei e com razão, que era uma fase, eles na semana a seguir até tiveram calor.
A água «fria» é a razão pela qual Portugal, tem uma das zonas marítimas mais ricas da Europa( senão a mais rica, a zona costeira junto à Arrábida, foi descrita como a zona mais rica até agora estudada na Europa). São correntes de « upwelling» vindas do fundo do mar e alimentadas pelas nortadas, que criam grandes densidades de nutrientes.
O Mediterrâneo, ao pé da costa atlântica ocidental de Portugal, em biodiversidade parece um deserto estéril.
Mas tem as suas riquezas inerentes: salinidade, grandes amplitudes e pouca ondulação.
Claro que falar do clima de Portugal e excluir as nossas afamadas ilhas é um erro de primeira ordem.
Em termos de suavidade e amenidade, nada na Europa ( com a excepção das Canárias) se equipara à Madeira ou os Açores.
As Ilhas Selvagens, gozam até de uma clima desértico, coisa que na Grécia, na Itália, Chipre, na Malta, não há nem aparece.
Se os turistas, querem água do mar quente, vão para estas paragens e saem melhor servidos do que em Alcochete.
Nos Açores há regiões até com clima tropical e cruzeiros a estas regiões, teriam muita expressão.
Eu concordo que os media dão má cobertura, ora exageram para mal, ora exageram para bem. E o ambiente e o povo português é que sofre com isso.
Quanto ao que alguns nórdicos acham ( que nunca chove ou nunca faz frio aqui) só denota a falta de cultura básica desta gente.
Portugal não tem um clima perfeito, tem antes um clima salubre para sua latitude.
Variações grandes ocorrem no nosso território e permite uma ampla diversidade de climas para variados gostos.
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boa tarde
Gostaria de comentar este tema bastante interessante a nivel pessoal.
Sinceramente, quando comparamos o clima do Algarve com o do Mediterrâneo sul ( ilhas gregas, malta, sul de Espanha entre Málaga e um pouco a sul de Valência) não nos podemos esquecer a questão da regularidade. Ou seja enquanto no inverno o Algarve apresenta uma suavidade e regularidade nas suas temperaturas face ás outras áreas referidas, no verão passa-se o inverso. Se nas ilhas gregas em Agosto podemos apanhar um dia com 22º uma ou duas vezes talvez de 5 em 5 anos, no algarve são todos os anos e várias vezes. O nosso algarve embora protegido das superficies frontais que passam a norte, não podemos esquecer que se encontra no Atlântico!! Não existem noites tropicais ( com mais de 22º de tmin.) em abundância mesmo em Montegordo. nas ilhas gregas já apanhei 20 dias seguidos com temperaturas minimas superiores a 28º. No Algarve aconteceu algo parecido só em Agosto de 2003, não podemos comparar...nestas áreas do mediterrâneo as noites são sempre quentes com minimas de 24, 25º e superiores, muito raramente se apanha uma noite muito fresca em que precisamos de um casaco de malha.

Boa tarde

Atenção que noites tropicais são acima de 20 ºc e não 22ºc. No ano passado, por exemplo, a média das mínimas de Faro, para o mês mais quente, foi até superior a isso.
Mas existem coisas boas e más, para todos, ninguém é melhor ou pior.
Também temos que nos lembrar que até à latitude do Algarve neva na Grécia, com muito mais regularidade que em Portugal, enquanto as noites de verão são mais quentes na Grécia ( duvido é que seja normal fazerem mais de 28ºc durante 20 dias seguidos até porque nunca soube de tal acontecimento na bem mais quente Atenas ( durante o verão), quanto mais nas ilhas)... Também temos que nos lembrar que há regiões mais quentes no Algarve em relação às que existem junto à costa.
Já tive com noites quentes junto a Silves e quando chegava a Portimão, junto ao mar, estava uma temperatura bem mais fresca. Mas isto não é só a experiência de um mês ou dois, são referências que existem no IM e que já foram publicadas.
Nas ilhas gregras, não sei se é raro ou não, apanhar noites mais frescas ( penso que até deve ser), mas curiosamente na vez que a minha irmã lá foi em Agosto apanhou chuva, temperaturas diurnas que praticamente não excediam os 24ºc, de noite vestia um sobretudo, estava vento quase sempre ( as ilhas até tinham vários moinhos, só se safava mesmo a temperatura da água que andava também em torno dos 24ºc). Mas claro, deve ser mais excepção que regra.
Atenção que o Algarve é no Atlântico, mas o seu clima é bem mediterrânico e recebe bastante influência do Mar Mediterrâneo sobretudo a Leste de Faro, mais durante as fases de Levante.
Além de que até mesmo o vento de Norte no Algarve, muitas vezes, tem um efeito de Fohen ( sobretudo no verão).


A água fria é boa para o bom peixe e marisco, mas para tomar banho não.


Não se pode comparar zonas de correntes frias com águas quentes e esperar que a primeira seja mais quente que a segunda.
Contudo, Portugal até tem zonas de corrente fria e zonas de corrente quente.
E mais que um bom peixe ou marisco, existe uma biodiversidade muito maior.


O clima em Portugal é o melhor do mundo? depende do ponto de vista, no meu caso o meu clima preferido define bem as estações do ano e em Portugal isso não acontece.


Não sei.
Penso que é subjectivo à opinião de cada um.



A madeira (apenas na área do Funchal), tem para mim um clima muito mais interessante que o do continente. Invernos suaves, ausência de ventos com 5º, oceano com 24º otimo para tomar banho. Açores? não me parece que passar o ano com 15º a 20º e mais de 300 dias de chuva por ano seja agradável.
Para mim o melhor clima do mundo está nas áreas do sudoeste dos EUA, mais propriamente na carolina do norte. As estações existem e são muito certas, ou seja em Janeiro as medias Max e min são aproximadamente 13º e 2º. Existe pouco frio mas o suficiente para ocasionalmente nevar 2 ou 3 vezes por inverno, de Abril a Novembro podem guardar os casacos pois as temperaturas são altas e regulares, e sabem que em Maio não vai ser muito fresco pois nesse Abril já andam de manga curta!!
Os furacões passam mais a sul na florida e se alguns chegam a estas áreas já são tempestades muito fracas parecidas com as que temos no outono em Portugal. tornados nem vê-los. O clima nesta área é mais regular e o verão começa em Abril e acaba em Novembro, não me importava nada de acontecer isso no nosso algarve.....

Cada região tem as suas peculiaridades assim como as opiniões das pessoas.
A meu ver um Algarve com um clima tão irregular como o da Carolina do Norte ( que é uma região vasta e com climas distintos, gostaria de saber a que região se refere...), ficaria completamente descaracterizado.
Seria a extinção de espécies tão emblemáticas e espectaculares como o Camaleão, por exemplo.
Certamente a Carolina do Norte, ficaria também irreconhecível com o clima do Algarve, por exemplo.
Mas entendo e respeito, a sua opinião.