Portugal, o país mais quente da Europa?

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
So digo e mantenho Italia e Espanha tem cidades que estão inseridas em regiões onde os valores de temperatura media anual são superiores as cidades portuguesas...
Nada mais que isso.
Palermo-18,5º
Alicante-19º

Lisboa-16,5º
Faro-17,2º

lol so isto.... Julgo que seja inutil falar de Leiria,Porto,Aveiro,Coimbra,Evora,Castelo Branco,Portalegre,Braga,Vila Real,Bragança,Braga etc

Esses dados estão errados. E mais uma vez, são tendenciosos contra Portugal.
Você quer ter alguma credibilidade assim?
Você agarra-se tenazmente às cidades, mas ignora o que acontece além delas, climaticamente, como se todo o distrito fica-se nelas.
Continue assim que vai longe!
 


Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,808
Local
Menorca
Alicante-19º

Sólo un pequeño apunte, la temperatura media anual oficial para la ciudad de Alicante en el período 1971-2000 es de 17,8 ºC

Fuente: AEMET
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Exacto Italia e Espanha são paises territorialmente mt maiores que Portugal tem de facto valores de temperatura media anual inferiores a Portugal mas tambem é verdade que dentro de Italia e em Espanha existem regiões mais amenas quentes com valores de temperatura media anual superiores a Portugal baseando obviamente nos valores das principais cidades refiro-me a toda a costa centro sul mediterranea espanhola e a Secilia em Italia....logo concluou que Portugal não possui das regiões mais quentes e amenas da europa tem 5,6 regiões mais amenas que as nossas mais amenas so isso.

E o mesmo se passa com a Grécia, onde 80% do país é montanhoso, (uma grande percentagem está acima dos 1000m de altitude e com vários picos superiores a 2000m) e a estação oficial mais alta, está a pouco mais de 700m. Não havia da média anual ser superior a qualquer país europeu.

Quanto às comparações, eu continuo a acha-las ridículas.
Pode-se definir o país mais quente, (se fosse feito um estudo para a Grécia como foi para a Itália, duvido que a temperatura média anual fosse de 17ºC. Se calhar nem 15ºC); pode-se fazer uma lista das cidades mais quentes, e repito não vi aqui ninguém dize-lo que Portugal tinha as cidades mais quentes da Europa, e no TOP estariam certamente as cidades costeiras junto ao Mediterrâneo...
Agora comparar a temperatura de cidades junto ao Atlântico com cidades do Mediterrâneo... É como comparar Faro/Bilbau e a partir daí se tirarem-se verdades absolutas.

A Grécia tem cidades mais quentes que Portugal? Tem
Espanha tem cidades mais quentes que Portugal? Tem
Itália tem cidades mais quentes que Portugal? Tem

Mas e se a pergunta for feita da foram inversa: Regiões mais frias?!

Parece também haver aí uma confusão com a definição de "clima ameno".
Se, por exemplo, Atenas tem uma temperatura média anual de 18ºC e Lisboa 17ºC, isso não significa que o clima de Atenas seja mais ameno que o de Lisboa.
Atenas tem um inverno mais frio, um verão mais quente. Maior amplitude térmica anual, logo menos suave, logo menos ameno.


mas fala e bem nas estações metereologicas já pensou já colocou a hipotese se a cidade de Lisboa tivesse a sua estação metereologica em Torres Vedras ou em Loures??? já viu que mtas noites em que Lisboa estão 6,7º graus em torres estão 0º graus...mas o que quero referir é que Portugal não é a região mais amena da europa e tem 5,6 regiões onde as temperaturas medias anuais são superiores.

E se a estação meteorológica estivesse em Moscavide?
Ou em Frielas (Loures)? Ou no Vale do Forno (Odivelas)?

E volto a referir, ameno é diferente de quente!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ao inicio, quando os posts foram movidos para este novo tópico, a discussão estava relacionada com a precipitação em Portugal. Discussão essa que rapidamente evoluiu para a comparação do clima português com outros países europeus.

Assim, o tópico foi agora renomeado para:

-> Portugal, o país mais quente da Europa?
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Nº de dias com a temperatura diária mais alta na Europa durante os meses de Julho e Agosto de 2010

Julho
Espanha - 17
Portugal - 5
Grécia - 3
Chipre- 1
Estónia - 1
Montenegro - 1
Bósnia - 1
Croácia - 1
Itália - 1

Agosto
Espanha - 12
Portugal - 7
Grécia - 7
Ucrânia - 4
Macedónia - 1
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Nº de dias com a temperatura diária mais alta na Europa durante os meses de Julho e Agosto de 2010

Julho
Espanha - 17
Portugal - 5
Grécia - 3
Chipre- 1
Estónia - 1
Montenegro - 1
Bósnia - 1
Croácia - 1
Itália - 1

Agosto
Espanha - 12
Portugal - 7
Grécia - 7
Ucrânia - 4
Macedónia - 1

e nos anos restantes anos???

e como é que o Costa justifica isto:

Temperatura Media Anual superior a 18º:
Palermo
Alghero
Catania
Alicante
Huelva
Valencia
Sevilha
Atenas
Corfu
Ilha de Creta
Nicosia
La Valleta
etc
etc

e muitas mais

cidades portuguesas com temperatura media anual superior a 18º graus???
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
E o mesmo se passa com a Grécia, onde 80% do país é montanhoso, (uma grande percentagem está acima dos 1000m de altitude e com vários picos superiores a 2000m) e a estação oficial mais alta, está a pouco mais de 700m. Não havia da média anual ser superior a qualquer país europeu.

Quanto às comparações, eu continuo a acha-las ridículas.
Pode-se definir o país mais quente, (se fosse feito um estudo para a Grécia como foi para a Itália, duvido que a temperatura média anual fosse de 17ºC. Se calhar nem 15ºC); pode-se fazer uma lista das cidades mais quentes, e repito não vi aqui ninguém dize-lo que Portugal tinha as cidades mais quentes da Europa, e no TOP estariam certamente as cidades costeiras junto ao Mediterrâneo...
Agora comparar a temperatura de cidades junto ao Atlântico com cidades do Mediterrâneo... É como comparar Faro/Bilbau e a partir daí se tirarem-se verdades absolutas.

A Grécia tem cidades mais quentes que Portugal? Tem
Espanha tem cidades mais quentes que Portugal? Tem
Itália tem cidades mais quentes que Portugal? Tem

Mas e se a pergunta for feita da foram inversa: Regiões mais frias?!

Parece também haver aí uma confusão com a definição de "clima ameno".
Se, por exemplo, Atenas tem uma temperatura média anual de 18ºC e Lisboa 17ºC, isso não significa que o clima de Atenas seja mais ameno que o de Lisboa.
Atenas tem um inverno mais frio, um verão mais quente. Maior amplitude térmica anual, logo menos suave, logo menos ameno.




E se a estação meteorológica estivesse em Moscavide?
Ou em Frielas (Loures)? Ou no Vale do Forno (Odivelas)?

E volto a referir, ameno é diferente de quente!

Ola André, não entendo porque considera as comparações ridiculas tendo em conta que estamos a comparar as principais dos paises do Sul da Europa que possuem Clima Mediterraneo e que teoricamente são os paises com temperaturas mais elevadas.Por isso não vejo que as comparações sejam incovenientes ou despropositadas no meu ponto de vista.
Mas fico contente por o André reconhecer de facto aquilo que eu estou aqui a tentar enunciar a algum tempo que as cidades portuguesas não são as com maior temperatura media anual e que se fizessemos um Top 10 das cidades com maior temperatura media anual nenhuma cidade portuguesa.
Tambem fico contente do André reconhecer ou enunciar a influencia atlantica sob o clima portugues e indicar ao fim ao cabo pelas suas palavras que essa influencia atlantica faz-nos destinguir do clima sentido não e uma nem em 2 nem em 3 mas em varias muitas regiões do mediterraneo, fico contente que é o que eu tenho estado aqui a referir.
Relativo ha especulação do territorio grego pois bem é o que os dados nos dizem e enquanto não surgirem outros estudos temos nos basear nesse mesmo estudo, talvez existam digo eu metereologistas que deem mais importancia a temperatura e climas sentidas nas cidades onde vivem milhares e milhões de pessoas que propriamente vales ou montanhas escondidos desabitados com maior ou menor temperatura.
Concordo tambem com o conceito de ameno.

Cumps
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
e nos anos restantes anos???

e como é que o Costa justifica isto:

Temperatura Media Anual superior a 18º:
Palermo
Alghero
Catania
Alicante
Huelva
Valencia
Sevilha
Atenas
Corfu
Ilha de Creta
Nicosia
La Valleta
etc
etc

e muitas mais

cidades portuguesas com temperatura media anual superior a 18º graus???

São todos locais sujeitos a um menor arrefecimento nocturno ao longo do ano, mas que no Verão são extraordinariamente quentes ao nosso nivel cerca dos 40º ;)
Acho que continuam a baralhar-se aqui tudo, cidades com regiões e regiões com países.
Não encontrei qualquer registo ainda para médias em determinadas regiões nem vou encontrar.

Um pequeno pormenor pessoal. Se estamos a discutir o país ou região mais quente, não era mais interessante falar sobre o Verão :D
É que existem regiões que aquecem imenso no Verão e arrefecem imenso no Inverno.

Concordo contudo o que o André disse ....
O Verão mais quente aposto claramente na Andaluzia e provavelmente grande parte da Grécia continental, e o nosso interior Alentejano.:thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ola André, não entendo porque considera as comparações ridiculas tendo em conta que estamos a comparar as principais dos paises do Sul da Europa que possuem Clima Mediterraneo e que teoricamente são os paises com temperaturas mais elevadas.Por isso não vejo que as comparações sejam incovenientes ou despropositadas no meu ponto de vista.
Mas fico contente por o André reconhecer de facto aquilo que eu estou aqui a tentar enunciar a algum tempo que as cidades portuguesas não são as com maior temperatura media anual e que se fizessemos um Top 10 das cidades com maior temperatura media anual nenhuma cidade portuguesa.
Tambem fico contente do André reconhecer ou enunciar a influencia atlantica sob o clima portugues e indicar ao fim ao cabo pelas suas palavras que essa influencia atlantica faz-nos destinguir do clima sentido não e uma nem em 2 nem em 3 mas em varias muitas regiões do mediterraneo, fico contente que é o que eu tenho estado aqui a referir.
Relativo ha especulação do territorio grego pois bem é o que os dados nos dizem e enquanto não surgirem outros estudos temos nos basear nesse mesmo estudo, talvez existam digo eu metereologistas que deem mais importancia a temperatura e climas sentidas nas cidades onde vivem milhares e milhões de pessoas que propriamente vales ou montanhas escondidos desabitados com maior ou menor temperatura.
Concordo tambem com o conceito de ameno.

Cumps

Mas isso não faz Espanha mais quente que Portugal em média anual, uma coisa é uma região outra é um país e ou eu perdi-me neste ciclo interminável ou já nem sei do que estamos a falar ... países ou regiões ou cidades. Jamais se pode comparar cidades mediterranicas á beira mar com cidades atlãnticas como disse o André !!
Eu não tenho dúvidas que a Andaluzia seja mais quente anualmente, porque no Verão tenho a certeza que é ....
Andaluzia e a Grécia tem regiões muito quentes que aquecem imenso no Verão e com temperaturas acima dos 35º de Maio a Setembro !!

Tem que ser esclarecido de uma vez se aqui fala-se em cidades, países ou regiões :lol::lol::lol:
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
e nos anos restantes anos???

Dos restantes anos tenho de recolher informação, só o fiz para este ano.

e como é que o Costa justifica isto:

Temperatura Media Anual superior a 18º:
Palermo
Alghero
Catania
Alicante
Huelva
Valencia
Sevilha
Atenas
Corfu
Ilha de Creta
Nicosia
La Valleta
etc
etc

e muitas mais

cidades portuguesas com temperatura media anual superior a 18º graus???

Mas porquê que você continua a citar cidades? Nós estamos a falar de PAÍSES, do GERAL, não de casos particulares e isolados. Quer que lhe faça um desenho?

http://pt.wikipedia.org/wiki/País

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade

Já todos sabemos que não temos a(s) cidade(s) mais quente(s) da Europa.
Mesmo assim mais de metade dos locais que cita na sua lista estão localizados em ilhas e não no continente Europeu.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Em todas as definições climatológicas que vi e relativas ao clima mediterrânico, em nenhum lado dizia que se era menos mediterrânico, por ter alguma influência continental ( como no caso do Grécia e do Alto Douro por exemplo), por ter alguma influência marítima (como no caso da costa da Dalmácia ou do Litoral Centro de Portugal), ou por ter alguma influência desértica, (como no caso de alguns locais do Litoral do Norte de África).
Claro que existem locais mais ou menos, a meio de estas 3 influências, mas para encontrar locais assim, teria que se conjugar diversos factores, não só climáticos, como botânicos.
Penso que não é muito importante.
Ter cidades mais quentes ou menos quentes, para quem quer ter uma resenha climática de uma região inteira, é infelizmente completamente irrelevante. Quanto mais de um país.
A área ocupada por estas em países, como por exemplo, Portugal, tem uma dimensão bastante pequena. Eu diria até mesmo que as zonas quentes, como por exemplo, as da Bacia do Guadiana, ocupam uma área muito maior que todas as cidades juntas de Portugal.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Mas isso não faz Espanha mais quente que Portugal em média anual, uma coisa é uma região outra é um país e ou eu perdi-me neste ciclo interminável ou já nem sei do que estamos a falar ... países ou regiões ou cidades. Jamais se pode comparar cidades mediterranicas á beira mar com cidades atlãnticas como disse o André !!
Eu não tenho dúvidas que a Andaluzia seja mais quente anualmente, porque no Verão tenho a certeza que é ....
Andaluzia e a Grécia tem regiões muito quentes que aquecem imenso no Verão e com temperaturas acima dos 35º de Maio a Setembro !!

Tem que ser esclarecido de uma vez se aqui fala-se em cidades, países ou regiões :lol::lol::lol:

Refiro-me as cidades como é obvio que acabam por ser uma amostra representativa das regiões penso que fazer uma destrinça entre cidades e regiões acaba por baralhar um pouco analise e as comparações que pretendemos efectuar pois as cidades acabam por representar as regiões de uma maneira ou de outra se não falarmos das principais cidades para comparar as regiões a todos niveis seja no clima da economia da ciencia da educação fica tambem um pouco dificil pois acabamos por entrar num campo da subjectividade e da especulação ora vejamos o Belem pode por exemplo vir com os seus eternos exemplos do Vale do Guadiana do Vale do Tejo e dos recantos escondidos do Vale do Douro, pois bem e eu falo-lhe da serra de Marvão em Portalegre no Alto Alentejo de Lamego ou de Miranda do Douro no Alto Douro e mesmo assim a capital entre aspas da terra quente trasmontana Mirandela tem temperaturas medias anuais e valores de percipitação que não se compararam aqueles que existem em regiões mais quentes por exemplo para lhe demonstrar exactamente o contrario e ai a imaginação é o limite ora sou sincero esta confusão de estamos a comparar cidades,regiões ou paises acaba-me tambem por me baralharpois eu parto do principio que as cidades capitais de distrito como Beja,Evora,Faro,Portalegre,Leiria,Lisboa,Aveiro,Porto,Braga,Viana,Vila Real,Bragança acabam por representar os climas os valores das regiões.
Mas sim julgo que já um progresso poder-se admitir que existem dezenas de cidades no mediterraneo mais quentes que a cidade mais quente portuguesa capital de distrito Faro as razões para isso acontecer já todos nos sabemos e eu não me cansei de aqui referir, verões mais prolongados invernos mais curtos noites de verão muito mais quentes enfim ok já sabemos que no Inverno em Atenas as temperaturas podem por vezes descer a extremos que em Lisboa são impossiveis de acontecer é obvio que sim mas isso não invalida que na globalidade no ano inteiro Atenas seja 2,3º graus mais quente que a cidade de Lisboa o que a nivel de temperatura media anual é bastante signficativo .
Por exemplo eu dou o exemplo dos climas subtropicais da cidade de JacksonVille no Norte da Florida nos EUA toda a gente sabe que o clima da Florida é mais quente que o nosso certo? por exemplo JacksonVille tem uma temperatura media anual de 20,21º graus mas no Inverno quando está sujeita as massas de ar frio as temperaturas podem descer aos 6,7 Negativos valores que na Europa por vezes nem em Londres se atingem com muita frequencia e que por exemplo na fresca Dublin acontece uma vez de 10 em 10 anos.
Por isso lá por fazer mais frio ocasionalmente no Inverno isso não signfica que a nivel global a cidade A seja mais fria que a cidade B ouse quiserem a região representada para cidade A.

Cumps
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
16384875.jpg


aa1jz.jpg


oeste.png


esteu.png


Segundo estes mapas, a variante climática mais quente que encontramos na Europa é a Tm (termomediterraneo).
É na Península Ibérica que encontramos áreas mais extensas com esta variante climática (Tm).
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Refiro-me as cidades como é obvio que acabam por ser uma amostra representativa das regiões

Agora repare nos mapas que o Dan postou.
Localize as estações gregas nesse mapa e diga-me: São representativas de todas as regiões gregas, ou só daquelas mais quentes que se localizam junto à costa?
Posto isto se prova que as cidades gregas que apresentou, que são mais quentes que as nossas -ninguém o negou, mas não representam o clima grego! Nem pouco mais ou menos. Representam sim uma área muito pequena do país, que é junto à costa. É praticamente o mesmo que todas as cidades portuguesas se situarem no sotavento algarvio, ou as espanholas na Andaluzia, ou as italianas na costa de Sicília.