Posto em causa os Buracos Negros

Tópico em 'Astronomia' iniciado por Rog 23 Jun 2007 às 10:19.

  1. Rog

    Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2006
    Mensagens:
    4,515
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Novo cálculo sugere que buracos negros não existem


    Combinando teorias de Albert Einstein e Stephen Hawking, equipe de cientistas sugere que os buracos negros se desintegram antes de mesmo de nascer

    [​IMG]


    SÃO PAULO - Se um novo conjunto de cálculos envolvendo a Teoria Geral da Relatividade de Einstein estiver correto, buracos negros não podem existir: eles simplesmente não teriam tempo suficiente para se formar neste Universo.

    O trabalho, realizado por uma equipe liderada pelo físico Lawrence Krauss, da Case Western Reserve University (EUA), sugere que a matéria caindo em direção ao horizonte de eventos - o limite teórico que separaria o buraco negro do restante do espaço - viaja tão rápido que o tempo, para ela, literalmente pára: nenhum corpo jamais conseguiria cruzar o horizonte, nem mesmo a matéria que deveria compor o buraco negro em primeiro lugar. O trabalho será publicado na revista Physical Review D.

    Esse fenômeno, no qual o tempo passa mais devagar para corpos que se movem em altas velocidades, é previsto pela Relatividade Geral e já foi observada em vários contextos.

    Combinando o efeito da relatividade com a chamada radiação de Hawking - prevista em teoria pelo físico Stephen Hawking, essa radiação pode provocar a lenta evaporação de um buraco negro - a equipe de Krauss conclui que as estruturas que deveriam dar origem aos buracos negros simplesmente desintegram-se antes de ter tempo de criá-lo.

    Krauss argumenta que os fenômenos que vêm sendo atribuídos a buracos negros pelos astrofísicos, nas últimas décadas, poderiam ser explicados por outros corpos de enorme atração gravitacional.

    Ouvida pelo serviço noticioso ScienceNow, da revista Science, a astrônoma Kimberly Weaver, do Centro de Vôo Espacial Goddard, da Nasa, diz que o problema com a teoria de Krauss é que nada parecido jamais foi observado: nos locais onde aparentemente há buracos negros, o que os astrônomos vêem é, de fato, matéria desaparecendo sem deixar rastro. Além disso, ela lembra que a radiação de Hawking, embora tenha uma base teórica sólida, nunca foi observada.

    Estadão On-line
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga

Partilhar esta Página