Precipitação com a resolução de 0,1 mm - Que marca?



CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
De acordo com o site da PCE, a PCE FWS-20 tem resolução de 0,1mm para precipitações entre 0 e 1000mm sendo de 1mm a partir de 1000 e até 9999mm.

Mas pelo que tenho visto, não é isso que acontece na realidade.


A documentação da Davis diz que tem resolução de 0,1mm.


As do IPMA são um mundo à parte. Nas emas tem udómetros Lambrecht com resolução de 0,1mm. E nas emas da rede urbana usam udómetros Young também com a mesma resolução (0,1mm).
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
De acordo com o site da PCE, a PCE FWS-20 tem resolução de 0,1mm para precipitações entre 0 e 1000mm sendo de 1mm a partir de 1000 e até 9999mm.

Mas pelo que tenho visto, não é isso que acontece na realidade.

Se o Rain Gauge das PCE é igual ao das Watson, o que acredito que seja, a resolução é próximo de 0,3mm

A documentação da Davis diz que tem resolução de 0,1mm.

Será que alguem poderia confirmar este valor? Estou convencido de que o normal é 0,2mm.
No entanto, acredito que exista mais do que um tipo nas Davis. Não sei se quem compra pode escolher o tipo, o que sei é que na eeprom da consola existe uma posição de memória destinada a definir o tipo de "rain collector" em uso. E os valores possíveis correspondem a três tipos de "rain collector": 0,1mm, 0,2mm, e 0,1IN
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Se o Rain Gauge das PCE é igual ao das Watson, o que acredito que seja, a resolução é próximo de 0,3mm

Será que alguem poderia confirmar este valor? Estou convencido de que o normal é 0,2mm.
No entanto, acredito que exista mais do que um tipo nas Davis. Não sei se quem compra pode escolher o tipo, o que sei é que na eeprom da consola existe uma posição de memória destinada a definir o tipo de "rain collector" em uso. E os valores possíveis correspondem a três tipos de "rain collector": 0,1mm, 0,2mm, e 0,1IN


Aparentemente a resolução do aparelho nada diz sobre qual o step.

Quanto às Davis a resolução também é de 0,1mm mas, como disse, isso não significa nada. O que interessa é mesmo qual o step. Como diz, Werk_AG, a Davis tem um step de 0,2mm com o adaptador para o sistema métrico montado (peso no balancé para avançar o tombar do balancé). Sem o adaptador cada tombo são 0,01in = 0,254mm.

Manual udómetro Davis -> Aqui

Só mesmo uma estação feita por módulos, estilo as do IPMA, e com um datalogger programável onde ligam todos os instrumentos/sensores é que se consegue steps de 0,1mm.

Ou então alterar a área do udómetro para bater certo com 0,1mm :D Mas depois a consola continuava a registar na mesma com o step de origem. Tinha que se alterar o firmware ou se não interessasse os dados da consola, podia-se fazer o hack no Cumulus, ou outro software do género, para obter os tais 0,1mm/tombo


Cá está alguém que se lembrou do mesmo que eu (em inglês)

-> http://sandaysoft.com/forum/viewtopic.php?f=13&t=568

Tradução Google da página anterior

-> https://translate.google.com/transl...m/viewtopic.php?f=13&t=568&edit-text=&act=url
 
Última edição:

nuninho

Cumulus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
112
Local
Pedroso, VN Gaia
Se o Rain Gauge das PCE é igual ao das Watson, o que acredito que seja, a resolução é próximo de 0,3mm
Yeah, já sei e o manual é confuso e mentiroso/engano. ;)


Espero comprar Davis Vantage Pro2 Radiation Shield com a ventoinha aspirada ainda neste ano e muito depois fazer upgrade de pluvíometro de 0,2mm ("standard") para de 0,1mm (Rain Collector). :D

Obrigado. ;)
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Tenho uma Davis VP2 e as hipóteses de calibração do "rain colector" são apenas três :

.1in
.01in
.2mm

Não disponibiliza a hipótese .1mm

O catálogo em Inglês também nunca refere .1mm.
Quando refere .1 sem indicar a unidade, subentende "in" (polegada)
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Tenho uma Davis VP2 e as hipóteses de calibração do "rain colector" são apenas três :

.1in
.01in
.2mm

Não disponibiliza a hipótese .1mm

O catálogo em Inglês também nunca refere .1mm.
Quando refere .1 sem indicar a unidade, subentende "in" (polegada)

E devem ser exactamente estas três as correctas!
Isso explica porque umas coisas que andei a fazer não batiam certo com a configuração em 0,1, pois eu estava a assumir que seria 0,1mm, e será então 0,1in!

Obrigado pelo esclarecimento.