Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
boas

já vejo chuva ao fundo dos modelos :D

Rtavn1264.png


abraços

É isso mesmo Rebelo :thumbsup: agora já sabes é fazer a dança da chuva todos os dias ao acordar e ao deitar :p
 


Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Mas antes de vir a chuva ainda vamos ter o sabado quentinho:hehe: com a temperatura a chegar aos 36ºC/ 37ºC no interior:hehe:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
eh lá, parece que vamos ter chuva :rain:

 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja

É verdade... Pela minha experiência o freemeteo parece basear-se muito nas runs do GFS das 0h... Ora pela última run há alguma precipitação. O timing e intensidade é que já não parece o mesmo, mas como digo só olhei para esta run ;)

Se o imageshack deixar eu ainda ilustro o que tou a dizer :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É verdade... Pela minha experiência o freemeteo parece basear-se muito nas runs do GFS das 0h... Ora pela última run há alguma precipitação. O timing e intensidade é que já não parece o mesmo, mas como digo só olhei para esta run ;)

Se o imageshack deixar eu ainda ilustro o que tou a dizer :D

Eu tinha reparado que a run da meia noite de facto era baseada no membro mais molhado de todos no ensemble, a das 6z já tirou um bocado. O freemeteo ainda deve estar com a das 00z.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Alguêm me pode dizer se sempre é verdade que vém ai calor para sábado:huh:, é que eu fui ver no meteoblue a temperatura para sábado por isso é que no meu Post anterior meti esses valores mas alguem me pode confirmar isso se faz favor:):huh:, é que eu não quero mentir:(
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
O ecmwf a longo prazo estar a ter um devaneio dos grandes:lol:, dando na previsão a tendencia de muita chuva, e vento moderado a forte de sudoeste,só pode ser uma alucinação do modelo matemático:rolleyes:

A explicação:
É uma depressão centrada no golfo da biscaia com uma pressão bastante baixa á superficie, e para altura do ano em que estamos,no entanto á uma resalva o geopotencial não é assim tão baixo, mas isto é tudo fruto da corrente de jacto passar por latitudes baixas ao que é normal, e com grande gradiente.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
O ecmwf a longo prazo estar a ter um devaneio dos grandes:lol:, dando na previsão a tendencia de muita chuva, e vento moderado a forte de sudoeste,só pode ser uma alucinação do modelo matemático...

Pois é...são devaneios ,senhores ...
São devaneios...

1712esd7.png


Mas em 10 dias, todo o devaneio é possível.
Estes e os opostos.
Veja-se outro modelo (Gfs)para o mesmo dia.
Não será ele apesar de mais normal outro devaneio?

1712gxn6.png
.

Em dez dias, toda esta vasta amplitude no expectável,é normal.
Dez dias são aqui nestas páginas, uma Eternidade.
E o que é hoje para 10 dias é o oposto na actualização imediata no mesmo modelo.E há sobretudo, a esta distância,grande festança, muita dança dos modelos.Ora agora dizes tu, ora agora digo eu.Mas a esta distância ?
Bem sei que gostamos de ver cada vez mais longe.
E nas duas últimas décadas cada vez temos ido mais além.
Mas 9, 10 dias é ainda um desbravar mal preparado na floresta meteo.
Há 40 anos víamos pouco mais que o dia seguinte.
Hoje, vemos sem dificuldade a volta do calor e céus limpos até sábado e já conseguimos ver que a partir de domingo virá de novo tempo cinzento ,alguma chuva pela certa a NW para o início da próxima semana (ou até já no finzinho de domigo)
quiçá extensível a regiões mais a sul ,já em carências efectivas,
lá para 2ª e 3ª feiras e depois, o aconselhável será ficar por aqui.
Há quem diga que a circulação oceânica continuará e o Verão seguirá suave.
Outrossim ,outros dirão que continuará o sobe e desce e a partir de quarta-feira regressará a arisca,neste Verão, circulação de Leste e de novo Verão.
Já estamos a distanciar-mo-nos demasiado...
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
O Meteoblue continua a prever algum calor para amanhã no interior com a temperatura a rondar os 37ºC:hehe:.
A respeito da chuva o GFS ontém previa chuva quase para todo o pais para segunda e terça mas hoje já preve só chuva para o norte:angry: