Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Rog, não sei se há confusão... O boneco que eu pus é da semana que vem... :)

Esse anticiclone é prá manhã!

Ok, confusão minha.:hehe:
Embora olhando para o GFS a previsão para próxima semana, é de um anticiclone sempre acima dos 1030hpa.. embora no ECM - modelo que referiste não seja assim tão evidente:)
 


ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Boas noites amigos, acho que mais uma vez vamos morrer na praia :mad: é pena , a entrada mais fria do ano não vir acompanhada de precipitação :( é sempre a mesma sina.... acho que o AA vai ser implacável, talvez o pessoal mais a norte tenha sorte mas acho um pouco difícil. Só se quiserem acreditar nos JAPONIS :lmao:

J24-594hdt6.GIF
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Foram os Japoneses que escreveram na Biblia a parte do diluvio universal :lmao::lmao::lmao: foram não foram :lmao::lmao::lmao:

Isso não sei mas para estes senhores é só agua mais água com eles não havia seca :D

mas estou farto de ver cartas e mais cartas e vai ficar tudo na fronteira :disgust: até a precipitação não quer nada com o nosso país :huh: não podemos fazer nada :huh:


e7gdfl.jpg
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Para os próximos dias não há mesmo nada a fazer, é a típica entrada continental de NE com o seu vento frio e seco. Se o GFS indica 0,5 mm de precipitação, isso normalmente é o mesmo que nada. Para neve, temos que nos concentrar na situação que pode haver no final e início da próxima semana, pode ser a salvação deste inverno. Mas também já sabemos que o GFS pode continuar a modelar a entrada por mais alguns dias e arrumá-la em uma única saída, para nosso desespero...
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Vamos seguindo ao longo dos dias, vamos vendo sem pressões sem exaltações, tranquilos. Nao queremos desilusões, o que tiver para vir vem. Estou optimista, quero ver toda agente feliz :D Pessoal calma, indo fazendo um bom seguimento das coisas, acho que vamos la, nada de grandes coisas ;)
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Eu faço parte do grupo dos moderados. Claro que há aquele desejo por fenómenos “extremos”, mas temos de ser cautelosos e não demasiado optimistas na interpretação dos modelos. É verdade que eles são cada vez mais fiáveis, que nos dão as previsões que dispomos, mas também é verdade que continuam a ser falíveis. Vejamos o exemplo das inesperadas inundações de Lisboa, quando os modelos apontavam que a chuva forte se abatesse sobre o Algarve. O que vamos ter é uma típica incursão de ar frio de NE, que é uma situação perfeitamente normal, mesmo para Março. Toda a humidade/precipitação/neve vai provavelmente ficar pelo norte de Espanha, perdendo força ao atravessar a cordilheira cantábrica e dissipando-se à medida que caminha para SW, não restando nada para o nosso território. Na melhor das hipóteses, o extremo nordeste ainda poderá ter qualquer coisa, mas é remoto. Todo o resto do país manter-se-á seco e azul. No Algarve a temperatura só baixa na 4ª, ainda assim para valores perfeitamente aceitáveis para a época. Não nos esqueçamos que tivemos um Janeiro e Fevereiro anormalmente quentes (já vamos no 24 dia consecutivo com mínimas acima dos 10º, e mesmo com este “frio” duvido que se quebre esta tendência). O clima procura o equilíbrio (principio base eheh), logo compreende-se uma frente fria de NE nesta altura. O mar é que vai estar bravo mais uma vez, o que não são boas notícias. Aqui o vento nordeste começou já a soprar, a humidade a baixar, mas depois de mais de um dia de semi-verão e 23º, estão 18º às 2 da manha…portanto parece que a frente de NE ainda não é fria! :)
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
huummm....
acho que é desta :w00t:
o freemeteo já está a dar muita neve para o norte e centro, a partir de domingo à noite tudo indica que vamos tirar a barriga da miséria :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Run das 00z era um cenário interessante a uma semana, uma eternidade, e daqueles quase impossíveis que não costumam sobreviver a outro run.

00z (500, 850, Prec 24h)

gfsom5.gif



06z (500, 850, Prec 6h)
No das 06z acabado de sair já tá mais de Leste. Mas entremos então na fase da esperança e desilusão :)

preczw5.png
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
é a run das 06h00 é mais uma vez terrível.
e os dias 10 a 12 já estão bem dentro das 180h :angry:

mas para animar um pouco aqui vai a previsão do snow-forecast:w00t::w00t:


pi1103ng5.jpg
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
é a run das 06h00 é mais uma vez terrível.
e os dias 10 a 12 já estão bem dentro das 180h :angry:

Pois... realmente a inconstância dos modelos é algo desesperante. E até as previsões não me animam. Aliás eu começoa desconfiar que muitas delas são inspiradas nos dados das 0h (nomeadamente do GFS). Freemeteo, snow forecast, and so on... provavelmente vão andar hojea traçar cenários que já começam a ter uma reviravolta. Mas vamos ainda acreditar...
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
é a run das 06h00 é mais uma vez terrível.
e os dias 10 a 12 já estão bem dentro das 180h :angry:

mas para animar um pouco aqui vai a previsão do snow-forecast:w00t::w00t:


pi1103ng5.jpg

Isso realmente está com muito bom aspecto mas penso que essa seja a ultima desilusão do ano espero que esteja enganado mas ainda falta muito tempo, uma eternidade para os modelos :(
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Lá está aí ve-se a zona do Cabo de Santa Maria completamente à margem desses fenómenos...:lol: Alguém que me explique este fenómeno: mínima de 17º e 25º neste momento. :D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)
Lá está aí ve-se a zona do Cabo de Santa Maria completamente à margem desses fenómenos...:lol: Alguém que me explique este fenómeno: mínima de 17º e 25º neste momento. :D

O ar frio ainda não chegou ao sul. Esta última madrugada, o ar frio ainda só atingia o norte da Península. A próxima noite já deve mais fresca.

2003273067853657538_fs.jpg


2003212333940167828_fs.jpg


2003258948338152057_fs.jpg


2003255876861303791_fs.jpg


2003229202908266145_fs.jpg
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Lá está aí ve-se a zona do Cabo de Santa Maria completamente à margem desses fenómenos...:lol: Alguém que me explique este fenómeno: mínima de 17º e 25º neste momento. :D

Levante... tambem tenho tido noites agradaveis e dias amenos mas desculpa a pergunta..

Como pode estar 25ºC em olhão??? e minimas de 17Cº??

Se comparativamente aqui em V.R.S.A se á 1 da matina tinha 16.5ºC e tive uma minima registada perto das 7h da manha de 14.3ºC...

25ºC é muita fruta... Segundo o IM , FARO esta com 23.4ºC...e a max neste momento no algarve e eu com 22.8ºC...

Desculpem o off topic e desculpa as minhas questoes... mas acho demasiado elevado...:huh::huh: