Previsão e Seguimento Furacões (Pacífico Este 2007)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tufões/Furacões Pacífico 2007

Tempestade tropical se transforma em furacão sobre o Pacífico e pode afetar Havaí

Bem, o Flossie chegou a Cat4, o que não estava previsto de todo por ninguém, e mesmo no satélite não parece um Cat4 potente.
O Leste do Pacífico tem tido bastante actividade mas sempre muito fraca, sendo agora o Flossie o sistema mais forte até agora.

21012149fy7.jpg


f2yx1.jpg


À medida que se aproxima do Hawai deverá enfraquecer devido a águas mais frias e windshear bastante mais desfavorável. Mas tenho ideia que já previam isso ontem para hoje ...
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tufões/Furacões Pacífico 2007

O Flossie esteve 2 dias a desafiar os elementos e os meteorologistas, mantendo-se ainda como furacão. Uma possível explicação é o facto de ser pequeno e um pouco menos sensível às condições envolventes, uma particularidade bem conhecido por exemplo nos furacões anulares (os que parecem um donut). Mas hoje finalmente mostra sinais de forte enfraquecimento, esta madrugada o olho dissipou-se e a pressão subiu para os 970 Mb.

34575926ne7.gif


59647107ra6.gif


OVER THE PAST 6 HOURS...AIRCRAFT RECONNAISSANCE AND SATELLITE DATA HAVE SHOWN A CLEAR WEAKENING TREND FOR HURRICANE FLOSSIE. AIRCRAFT OBSERVATIONS SHOWED THE CENTRAL PRESSURE HAD RISEN TO 970 MB AT 0503 UTC AND THE EYEWALL WAS OPEN TO THE SOUTHEAST. SATELLITE IMAGERY SHOWED THE EYE DISAPPEARING BY 0500 UTC WITH THE CLOUD PATTERN BECOMING STRETCHED OUT TOWARD THE NORTHEAST. APPARENTLY SHEAR IS FINALLY TAKING ITS TOLL ON FLOSSIE. THE SATELLITE ESTIMATES GAVE CI NUMBERS OF 5.5 AND 5.0. WE USED A CONSERVATIVE 100 KT FOR THE INITIAL INTENSITY. BOTH AIRCRAFT OBSERVATIONS AND A 0430 UTC QUIKSCAT PASS SHOWED A VERY ASYMMETRICAL WIND FIELD. WE INCREASED THE WIND RADII ON THE NORTH SIDE OF FLOSSIE AND DECREASED THEM ON THE SOUTH SIDE. THE TROPICAL STORM FORCE WINDS ARE STILL FORECAST TO EXTEND OUT FAR ENOUGH TO THE NORTH TO AFFECT THE BIG ISLAND AS FLOSSIE PASSES SOUTH OF THE ISLAND TOMORROW. A TROPICAL STORM WARNING AND A HURRICANE WATCH CONTINUE FOR THE BIG ISLAND. WE STILL EXPECT THAT NO WATCHES OR WARNINGS WILL BE REQUIRED FOR THE ISLANDS EXCEPT THE BIG ISLAND. A NORTHWARD SHIFT IN THE TRACK COULD CHANGE THIS EXPECTATION...BUT THE RECENT WEAKENING TREND MAKES IT LESS LIKELY THAT FLOSSIE WILL HAVE A MAJOR IMPACT OUTSIDE OF THE BIG ISLAND.

TRACK GUIDANCE HAS BECOME A BIT LESS TIGHTLY PACKED OVER THE PAST 6 HOURS BUT GENERALLY SHOWS A CONTINUED WEST NORTHWEST TRACK. WE HAVE KEPT THE TRACK NEARLY THE SAME EXCEPT FOR A SLIGHT SHIFT SOUTH AFTER 72 HOURS. THIS IS DUE TO THE EXPECTATION THAT FLOSSIE WILL WEAKEN FAIRLY RAPIDLY AND TRACK CLOSER TO THE LOW LEVEL STEERING FLOW.


A parte da ilha que será mais afectada é quase desabitada, e não me admiro nada que os malucos dos surfistas de Big Island lhe chamem um Figo...

96184904cj2.gif
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Tufões/Furacões Pacífico 2007

Havaí decreta estado de emergência devido a furacão

HONOLULU, Havaí - Autoridades do Havaí, arquipélago que pertence aos Estados Unidos, declararam, nesta terça-feira, estado de emergência devido à aproximação do furacão "Flossie" - rebaixado à categoria 3. Refúgios para receber possíveis desabrigados foram abertos e as escolas estão fechadas. A população também foi alertada para a possibilidade de inundações devido a chuvas intensas nesta quarta-feira.
Conforme o jornal "Folha de S. Paulo", um furacão de categoria 3 (são 5 categorias) pode causar grandes danos e mortes em uma região muito habitada. Seus ventos podem ter de 178 km/h a 209 km/h. O fenômeno provoca grandes tempestades, que podem aumentar em intensidade, de acordo com a velocidade do furacão: quanto mais lento ele se move, maior será a quantidade de chuva precipitada.

O Tempo
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Época de Furacões (Pacífico Este 2007)

Formou-se hoje a oeste de Manzanillo, Mexico, a Tempestade Tropical Gil, o 7º sistema com nome no Pacífico Este.

Não representa qualquer perigo para Terra, e as previsões apontam para uma vida muito curta.

gilfo3.gif


gilig1.jpg
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Época de Furacões (Pacífico Este 2007)

Tempestade tropical "Gil" se forma no Pacífico, mas se afasta do México

México, 30 ago (EFE) - A tempestade tropical "Gil" se formou nas últimas horas no Pacífico mexicano, mas longe do litoral oeste do país, do qual está se afastando, informou hoje o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).
O especialista do SMN Jaime Albarrán disse à Efe que o ciclone, a sétima tempestade tropical da temporada no Pacífico, "foi gerado na última hora de quarta-feira, mas na primeira parte do mesmo dia já havia se tornado uma depressão tropical".
Segundo o último boletim do SNM, das 5h (7h de Brasília), a tempestade estava localizada 495 quilômetros a sudoeste de Cabo San Lucas, na ponta da península de Baixa Califórnia (oeste), e 230 quilômetros a oeste-noroeste da Ilha Socorro, que pertence ao estado de Colima, também no oeste do país. O "Gil" possui ventos sustentados de 75 km/h e seqüências máximas de 90 km/h, e se desloca rumo a oeste a uma velocidade de 22 km/h. Por isso, por enquanto, "não apresenta risco para o México", afirmou Albarrán.
O índice de risco da tempestade é moderado, e os únicos estados mexicanos em alerta por sua presença são Michoacán, Colima, Jalisco, Nayari, Sinaloa e Baixa Califórnia Sul, nos quais podem ocorrer chuvas, grandes ondas e ventos fortes. A previsão do SMN indica que às 13h (15h de Brasília) a tempestade tropical estará localizada 615 quilômetros a sudoeste de Cabo San Lucas e 390 quilômetros da Ilha Socorro.
O SMN indica que as chuvas poderiam causar deslizamentos de terra em regiões montanhosas do país e enchentes em zonas baixas e no litoral. As previsões do instituto afirmam que até o fim da temporada de ciclones tropicais, em novembro, devem ser registrados no Pacífico dois furacões intensos e três moderados.

Fonte: Último Segundo
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Re: Época de Furacões (Pacífico Este 2007)

Tempestade tropical faz seis mortos
2007/09/02 | 00:17
México: rochedos caíram em casas. Derrocadas provocadas por chuvas torrenciais



Seis pessoas morreram na estância balnear de Acapulco, no sul do México, devido a derrocadas provocadas pelas chuvas torrenciais da tempestade tropical Henriette, anunciaram as autoridades locais.

«Seis pessoas morreram quando rochedos caíram nas suas casas em vários bairros de Acapulco. O terreno está muito instável devido às chuvas dos três últimos dias provocados pela tempestade», declarou à AFP Nadia Vela, porta-voz da protecção civil de Acapulco.

Há pouco mais de uma semana, o furacão Dean deixou 13 mortos no México
Fonte: © PortugalDiário



Imagem de satélite da tempestade tropical bem sobre o México:

mexxm9.png


pacificoimage003te9.jpg

Fonte: © CNA
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Época de Furacões (Pacífico Este 2007)

As intensas chuvas deixadas pela tempestade tropical Henriette em sua passagem pelo Pacífico mexicano deixaram seis mortos no estado de Guerrero, no sul do país, cinco deles menores de idade, disse no sábado à agência Efe a subsecretária de Defesa Civil estatal, Núbia Sayago. Todas as vítimas mortais foram registradas no balneário turístico de Acapulco, onde o deslizamento de uma encosta provocou a queda de uma enorme rocha sobre uma casa do porto.
O acidente causou a morte de dois menores e de um adulto e ferimentos em outras duas pessoas. Em outro fato, mais três menores morreram em um bairro próximo, após a queda de uma cerca, também causada por um deslizamento de terra. O único dado que vazou sobre a identidade dos mortos é que os cinco menores têm idades entre cinco e 16 anos.
Defesa Civil deslocou 200 soldados para a faixa litorânea de Acapulco, onde também se encontram militares para atender à população. Além dos dois albergues que existem na região, onde atualmente são atendidas aproximadamente 35 famílias, foram criados três refúgios temporários na parte baixa de Acapulco, para apoiar a evacuação de pessoas desabrigadas pelas inundações e possíveis desmoronamentos.
Henriette se afasta neste momento do litoral do Pacífico mexicano e tem um nível "moderado" de periculosidade, segundo o último boletim do Serviço Meteorológico Nacional.

Estadão
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Época de Furacões (Pacífico Este 2007)

Tempestade tropical ganha força no México e pode se tornar furacão neste domingo

A tempestade tropical Henriette que atinge o México pode ser transformar em furacão até este domingo (2). As informações são do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami. Oficiais mexicanos já deram alerta à população sobre riscos de inundações. As autoridades recomendaram fechamento de escolas, alerta nos portos e interrupção da pesca em pequenos botes.
Henriette é o resultado da transformação da depressão tropical 11-E, que estava no Pacífico mexicano nos últimos dias e ganhou força até se transformar em uma tempestade tropical localizada a 140 km ao sul do balneário turístico de Acapulco. A zona litorânea atingida pelas chuvas que acompanham a tempestade se estende pelos Estados de Jalisco, Michoacán, Guerrero e Oaxaca, informou Alberto Hernández, meteorologista do SMN.
Hernández disse que Henriette pode se transformar em furacão neste domingo (2) na altura de Jalisco, com ventos de até 130 km/h.

Cidade Verde
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Época de Furacões (Pacífico Este 2007)

México: huracán Henrriete deja 21 mil personas sin agua y luz

Al menos 21 mil personas quedaron sin luz y agua este martes por los efectos del huracán Henrriete a su paso por el estado mexicano de Baja California (noreste), informaron las autoridades. Henrriete, que entró a Baja California sobre el mediodía con categoría 1 de 5, dejó sin agua y luz a cuatro localidades, incluida la capital estatal, La Paz, y la zona turística de La Rivera.
La capital del estado se quedó sin agua corriente debido a la inundación de 22 pozos de bombeo y también se cortó el suministro de energía eléctrica, dijo el alcalde, Víctor Castro. Los pacientes del Hospital San José del Cabo fueron evacuados por una inundación, dijo el delegado de Seguro Social, Carlos Mendoza.
En tanto, la vía principal de acceso a la zona turística de Los Cabos estaba cerrada por derrumbes, mientras que por la carretera corta circulaban sólo vehículos pesados. Las previsiones de las autoridades estatales indicaban que posiblemente Henrriete baje a tormenta tropical en las próximas horas.
Como tormenta tropical, Henriette ocasionó la muerte de siete personas el fin de semana pasado en el sur y el sureste de la costa del Pacífico de México como consecuencia de aludes de rocas y lodo registrados por las lluvias.

Fonte: El Nuevo Diário

Henriette causa inundações e danos em estradas do México

O furacão Henriette, que atingiu nesta terça-feira a península mexicana da Baixa Califórnia, com a categoria 1 na escala Saffir-Simpson (que vai até 5), provocou pequenas inundações na cidade de La Paz e problemas nas estradas causados pelo transbordamento dos rios. O município de Los Cabos, por onde passou e onde permanecem 6.000 turistas após a retirada de três mil na segunda-feira, ficou praticamente incomunicável pelos danos nas estradas e o fechamento desde a noite passada do porto e do aeroporto internacional.
Entretanto, em La Paz, capital do estado, as intensas chuvas produziram inundações entre 80 centímetros e um metro. Em Los Cabos 1.600 pessoas foram evacuadas de suas casas pelo exército e distribuídas entre os 17 hotéis da zona, enquanto que La Paz o número de evacuados cresce a quase 1.300.
Na capital estatal foram registradas pela manhã cenas de pânico de última hora em supermercados e postos de gasolina e, ao meio-dia houve cortes parciais de eletricidade em algumas zonas.

Fonte: AFP
 
Última edição:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Furacão "Henriette" continua avanço pelo noroeste do México

O furacão "Henriette" continuou nas últimas horas avançando pelo noroeste do México, pelo Golfo da Califórnia, e ameaça agora o sul do estado de Sonora, após passar pela Península da Baixa Califórnia, onde deixou desabrigados e interrupções de energia. No último boletim emitido pelo Serviço Meteorológico Nacional (SMN) às 8h (10h de Brasília) o índice de periculosidade do furacão continuava "forte".
Na terça-feira, o furacão atingiu o município de Los Cabos, no extremo sul do estado da Baixa Califórnia Sul. Hoje, está a 145 quilômetros a lés-sudeste da cidade de Loreto, e a 95 quilômetros a oeste de Topolobampo, no estado de Sinaloa.
O SMN, que depende da Comissão Nacional de Água (Conagua), mantém duas áreas de alerta, uma entre La Paz e Loreto, e outra entre Topolobampo e Bahía Kino, localidade do estado de Sonora, que nas próximas horas deverá ser atingida pelo "Henriette". O meteoro se desloca a 20 km/h para o norte acompanhado de ventos sustentados de 120 km/h e seqüências de até 150 km/h.
O fenômeno tem ainda potencial de causar chuvas intensas na Baixa Califórnia Sul, de mais de 100 litros por metro quadrado entre Santa Rosalía e La Paz, e de mais de 75 litros por metro quadrado nas coisas de Sinaloa e Nayari.
Na terça-feira, "Henriette" deixou várias cidades de Baixa Califórnia Sul sem eletricidade, mas a Comissão Federal de Eletricidade (CFE) espera restabelecer hoje até 50% do fornecimento. Segundo autoridades locais consultadas pela agência Efe, na terça-feira um hospital público foi inundado em San José do Cabo, e cerca de 25 doentes tiveram que ser removidos. Além disso, a cidade ficou sem os serviços de energia elétrica e água.
Rivera, uma comunidade de 3 mil habitantes, ficou incomunicável por terra com o aumento do volume de água do rio Las Pocitas. No município de Los Cabos 4 mil pessoas se refugiaram em 20 albergues temporários, enquanto em La Paz, capital do estado, 2.500 pessoas recorreram aos abrigos. Os aeroportos e portos da região foram fechados.

Fonte: Último Segundo
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O que restou do FÉLIX parece querer organizar-se no Pacífico ...

Seria possível, mas é altamente improvável.

Repara nisto:

Carta 7:00 (6z)
O remanescente da depressão ex-Felix está ainda sobre Terra, na fronteira entre a Guatemala e o México.

cartafd5.gif



IR
Essa convecção que estás a ver no pacífico não está directamente associada à depressão

irrk3.jpg



Loop
E na animação, não se vislumbra qualquer circulação associada ao remanescente do Felix. A circulação acabou, por isso é que o Felix também acabou no NHC. Embora para ver a circulação seja muito melhor ver a animação do visivel, mas agora ainda é de noite.

Loop IR:
http://www.ssd.noaa.gov/goes/east/watl/loop-rb.html

Loop Vis:
http://www.ssd.noaa.gov/goes/east/watl/loop-vis.html

A sair alguma coisa daquela bolsa de convecção, sem a ajuda da depressão e dalgum remanescente da circulação seria dificil, teria que recomeçar tudo de novo, e seria um novo sistema, que nada teria a ver directamente com o Felix. Mas pode acontecer.