Previsão e Seguimento Tufões (Pacífico Oeste 2010)

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Typhoon Megi (15W) over the Philippines

Megi.A2010291.0235.2km.jpg
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Tufão Megi já fez onze mortos
Chuvas torrenciais continuam a assolar as Filipinas

O tufão Megi, que atingiu na segunda-feira o norte das Filipinas e que continua a assolar o país com chuvas torrenciais, fez pelo menos onze mortos, indicaram fontes oficiais citadas pela CNN.

Quatro pessoas morreram na província de Pangasinan: três foram atingidas por uma árvore e uma por um raio.

Na província de Isabela morreram três pessoas e outra faleceu na província de Nueva Ecija, quanto tentava atravessar um rio.

Uma outra vítima afogou-se em Cagayan e outras duas foram atingidas por árvores em Kalinga e Baguio.

Fonte: IOL diário



Precipitação acumulada desde as 6h utc de dia 17 e as 6h de hoje. (intervalo de 48 horas).

510,0mm - Baguio
307,6mm - Dagupan
223,6mm - Iba
220,2mm - Tuguegarao
198,1mm - Aparri
99,8mm - Manila

semttulo2zd.png


Em termos de escala, de Aparri a Manila são ~420km em linha recta (o mesmo que de Faro a Viseu).
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Parece que este Megi é mais um que se encaminha para regiões do Sul da China próximo de Hong Kong / Macau (onde se prevê que venha a ser hasteada a bandeira de tempestade de grau 8, a terceira mais forte de 10).

O tufão Megi estava hoje a cerca de 490 quilómetros a sudeste de Macau, dirigindo-se lentamente para norte, disse hoje à agência Lusa o diretor dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos.

Fong Soi Kun explicou que a tempestade, classificada de super tufão, continua a "deslocar-se muito lentamente" para norte, prevendo-se que, a manter a rota, passe na sexta-feira no ponto mais próximo de Macau, entre 200 e 250 quilómetros a este.

"Esta noite, devemos hastear o sinal número três e a manterem-se as previsões, o sinal número oito será hasteado durante o dia de sexta-feira", disse Fong Soi Kun que alegou a necessidade de aguardar mais algumas horas para determinar, com precisão, a rota da tempestade.

Super tufão tem ventos de 173 km/h

Fong Soi Kun recordou que o Megi é considerado um super tufão, que tem ventos de 173 quilómetros por hora e que uma tempestade de sinal oito - que paralisa a cidade com o encerramento de escolas, comércio e serviços públicos e privados - tem ventos superiores a 70/80 quilómetros por hora.

"É um grande tufão que poderá passar ainda longe, mas devido à sua dimensão vai ter bastante influência em Macau", disse Fong Soi Kun, que prevê inundações na noite de hoje, e durante sexta-feira, nas zonas baixas da cidade como o Porto Interior.
Fonte: EXPRESSO

Macau, China, 20 out (Lusa) -- O Festival da Lusofonia em Macau foi adiado para o fim de semana entre 29 e 31 de outubro devido à aproximação do super tufão Megi, disse à agência Lusa fonte da organização.
Em declarações à agência Lusa, fonte do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais de Macau (IACM), organizador do evento, explicou que a aproximação da tempestade tropical e, por consequência, a previsão de chuvas intensas e ventos fortes, aconselham o adiamento da festa por não estarem reunidas as condições para a sua realização.
Fonte: Diário de Notícias