Previsão sazonal - Outono 2007

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Previsão para o Outono

Hm, mas a previsão do MetOffice não é a de nos dar um Outono mais quente ou na média? Ou essa é só a tua opinião? É que o mapa que reproduziste mostra o contrário.

Sim o MetOffice mostra isso, que há mais probabilidades de o outono ser ligeiramente acima da média. Mas a minha opinião foi em relação ao outono do ano passado, que foi o 3º mais quente desde que existem observações regulares (1930).
 


thunder-storm

Cirrus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
50
Local
Coimbra
Re: Previsão para o Outono

bem..já agora também arrisco...:D..com base em anos anteriores eu diria...

mês de Outubro chuvoso...muito ou pouco logo se verá...mas pela tendência dos ultimos 6/7 anos...é que este mês a precipitação seja sempre superior à média...e como consequência disso....também deverá ser um pouco mais quente..sobretudo as minimas...

já Novembro e Dezembro....aposto em meses frios e secos....visto que raramente temos dois outonos chuvosos seguidos...e como o ano passado foi bastante chuvoso...:rain:...

se acertar...vou falar com Anthimio de Azevedo para meter uma cunha por mim no IM...:D
 

Hoobit

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
33
Local
Amadora
Re: Previsão para o Outono

Na minha opinião o Verão vai começar agora :p

Depois o Outono virá tipo mais para Novembro e deverá ser frio e com pouca chuva :cold:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Previsão para o Outono

penso que será um outono como o de 2004, frio e com pouca chuva.:p
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Segundo o CFS/CPC/NOAA teriamos um mês de Outubro e de Dezembro mais chuvoso do que a média, e um Novembro normal.
A nivel de temperaturas, praticamente na média em todo o Outono.

99084535zt2.gif


37658067co7.gif


CFS Forecast of Seasonal Climate Anomalies for Sep 2007 to May 2008
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas tardes ... tenho estado a acompanhar nos últimos meses do CFS/CPC/NOAA e parece-me que isto é quase á vontade do "freguês" em termos de precipitação para este Outono...
No inicio das condições iniciais apresentam tempo seco para todo o Outono e Inverno, e depois para o final das condições iniciais já mostram o Outono mais chuvoso que o normal !!

Mensal:
euPrecMon.gif


3 Meses:
http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/images/euPrecSeaNorm.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Em termos de previsão sazonal ... tomando em conta com aquilo que acontece a maior parte dos anos com excepção de 2001, julgo que teremos um tempo de Verão até ao meio de Outubro no Sul do País!!
Em termos de precipitação creio que Outubro vai ser mais/menos normal no Norte e seco no sul do país.
Novembro creio que deverá ser o mes mais chuvoso deste Outono, mas sem atingir os valores do ano passado...
Dezembro será mais chuvoso a Norte e mais seco a sul....

Isto tomando em atenção o clima que se costuma ter interagindo com a tendencia das previsões sazonais !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Prognóstico para o mes de Outubro !!

Boas ... estamos quase no final de Setembro!!
O verão está a acabar ... e o Outono vem aí ..
Por isso gostava que de acordo com as previsões e os conhecimentos de cada um ... prespectivassemos um panorama/previsão com base em modelos e a dita sabedoria popular para o mes de Outubro!!
Se desejarem também podem prespectivar o próprio Outono..
Julgo que será um tema interessante e que mexe com a sabedoria e opinião de cada um ...

PS: Peço desculpa se alojei este tópico no sitio errado ... pois estava entre a Meterologia e o Seguimento e acabou por ficar aqui !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Prognóstico para o mes de Outubro !!

Já agora posso começar eu ....
De acordo com as previsões a 15 dias e tomando em atenção as previsões sazonais que tenho vindo a acompanhar, julgo que este mês de Outubro será mais seco do que é habitual ... talvez havendo mais instabilidade lá mais para o final do mês ...
Mas pelo que tenho visto analisando os modelos dos ultimos dias ... diria que a atmosfera começa a ficar bastante mais instável!!
Pelo que tenho acompanhado ... e espero não passar por mentiroso ...Novembro poderá ser novamente muito parecido com o ano passado e já agora Dezembro ...
Ou seja os modelos neste momento estão muito parecidos com o ano passado !!
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Re: Prognóstico para o mes de Outubro !!

Pelo que tenho acompanhado ... e espero não passar por mentiroso ...Novembro poderá ser novamente muito parecido com o ano passado e já agora Dezembro ...
Ou seja os modelos neste momento estão muito parecidos com o ano passado !!

Só espero que Janeiro, Fevereiro e Março sejam totalmente diferentes;)
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Previsões... Se querer funcionar, quero que se mantenha este comportamento e a temperatura continue baixinha... Quem sabe se la para Novembro começamos a ver o que o ano passado foi raridade: neve, frio, etc... A que santo é que se reza para isso? lol
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Olá a todos

Para hoje temos esta situação de superfície, típica de outono/inverno:

africa_forecast.jpg


A minha experiência muito empírica diz-me que podemos ter um outono chuvoso:rain:

A ver vamos.