Previsão sazonal - Outono 2009

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Em relação à precipitação prevista para o mês de Outubro, seria interessante referir o seguinte facto passado: recordo-me de no início da presente década (não posso precisar se foi em 2001, 2002 ou 2003) o Sul ter sido presenteado com um Outono muito chuvoso, com cheias no Algarve e na Andaluzia Ocidental, e de em contrapartida não ter chuvido durante dois meses (Outubro e Novembro) na Galiza. Olhando para anos anteriores, é muito provável que tenhamos um Outubro chuvoso a Sul e seco a Norte.
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Em relação à precipitação prevista para o mês de Outubro, seria interessante referir o seguinte facto passado: recordo-me de no início da presente década (não posso precisar se foi em 2001, 2002 ou 2003) o Sul ter sido presenteado com um Outono muito chuvoso, com cheias no Algarve e na Andaluzia Ocidental, e de em contrapartida não ter chuvido durante dois meses (Outubro e Novembro) na Galiza. Olhando para anos anteriores, é muito provável que tenhamos um Outubro chuvoso a Sul e seco a Norte.

Outono de 2001, se não me engano.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Outono de 2001, se não me engano.

Sim, foi o Outono de 2001, só no mês de Setembro ocorreu duas inundações no sotavento, em 21 e depois a 29.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Melhor do que esse ano foi o histórico ano de 1988. Bateram-se recordes precipitação particularmente entre os dias 26 de Outubro e 12 de Novembro com 300mm a 400mm. Mas depois... depois esteve 2 meses praticamente sem chover... :rolleyes:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Melhor do que esse ano foi o histórico ano de 1988. Bateram-se recordes precipitação particularmente entre os dias 26 de Outubro e 12 de Novembro com 300mm a 400mm. Mas depois... depois esteve 2 meses praticamente sem chover... :rolleyes:

Meus caros algarvios o melhor Outono/Inverno foi no ano de 95/96 como referi noutro tópico "Acompanhamento do Clima de Portugal"
Em relação ao sul os dois melhores anos em termos de precipitação foram 95/96 e depois 89/90 !!
ter mais ou menos cheias não quer dizer que tenha sido o mais chuvoso !!
Já agora amigos algarvios tem acontecido termos meses extremamente chuvosos devido á circulação zonal (precipitação abundante em todo o país em que destaco desde a 2ª metade de Novembro de 95 a Janeiro de 1996) e outras situações em que não chove no Norte e aqui o sul é contemplado com grandes chuvadas devido ao AA a norte propicionando entradas de Sudoeste (que saudades aqui no Sul)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Melhor do que esse ano foi o histórico ano de 1988. Bateram-se recordes precipitação particularmente entre os dias 26 de Outubro e 12 de Novembro com 300mm a 400mm. Mas depois... depois esteve 2 meses praticamente sem chover... :rolleyes:

Eu lembro-me de uma altura quando era pequeno em que tinha chovido 3 dias seguidos de forma torrencial é que foi mesmo torrencial e lembro-me que a chuva (nuvens) vinham de Sueste, podia muito bem ter sido nessa data que indicas, ou então 89-90, que no Sul foi o mais chuvoso.

Outubro, Novembro e Dezembro extremamente chuvosos.
estive a consultar e digo-te que isso foi uma depressão digamos que perfeita pois veio de Noroeste no dia 25 Outubro extendo-se as linhas depressionárias ao longo da nossa costa no dia 26 Outubro. Mas creio que entre 4 de Novembro e 8 Novembro se deve ter concentrado a maior parte da precipitação.
O que destaco aqui foi o facto de ter sido a mesma depressão as residir durante 15 dias ao largo da nossa costa !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim, foi o Outono de 2001, só no mês de Setembro ocorreu duas inundações no sotavento, em 21 e depois a 29.

Sim foi no mês de Setembro de 2001, e Outubro tb esteve ligeiramente acima da média.
Quanto ao Outono muito chuvoso permita-me porque depois em Novembro e Dezembro foi sempre a secar !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Previsão sazonal actualizada:
(só para a Europa): mensal



ATENÇÃO: Devo chamar a atenção que não se deve tomar em muita atenção os valores apresentados, devendo-se tomar apenas em atenção que teremos um Outono e Inverno abaixo ou acima da média !!
É bastante provável que este Outono seja apenas superior á média no Norte e centro e que no Inverno o cenário seja ao contrário.
Contudo devo realçar que muitas vezes estas previsões falham e que ainda estamos no final de Setembro.
Por isso nada de entusiamos exagerados..... porque são apenas previsões sazonais e se é dificil a 15 dias imagine-se então a meses de distância !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Hemisfério Norte:



daqui pode-se observar o cenário actualmente previsto, e sua provável evolução e po exemplo em relação a Outubro tem andado sempre num tira e põe ... enquanto Novembro tem sido o mês mais estático que deve ter anomalia a Norte e Centro e provavelmente na média no sul.
Dezembro tb tem oscilado bastante e diria que este mês não me convence no mapa porque neste cenário teria que as depressões virem de Norte e Noroeste, ficando estacionadas muito próximas de Portugal < já tem acontecido>.
Janeiro e feveireiro mostra uma provável anomalia nas nossas latitudes, com precipitação acima da média desde a América até ao Mediterrâneo.
Os nossos meses mais chuvosos registados aqui no sul foram neste cenário, ou mais ou menos assim .... :D
AntiCiclone para britânicos e depressões a Sudoeste de Portugal como em 89 e 95-96 .... Saudades !!!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Ano de 1989:

Outubro 307.3 mm
Novembro 217.0 mm
Dezembro 541.3 mm

Total: 1065.6 mm

Ano de 1992:

Dezembro 424.8 mm

Neste ano, o Novembro ficou a 0 mm

Ano de 1995 - 1996:

Novembro 95 167.5 mm
Dezembro 95 299.3 mm
Janeiro 96 317.1 mm
Fevereiro 96 53.2 mm
Março 96 190.4 mm

A estação utilizada foi a de Quelfes (Inag)

Nesse período que o Agreste referiu caíram 401 mm nesta estação.

Foram os valores mais espectaculares ocorridos no Algarve.:D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ano de 1989:

Outubro 307.3 mm
Novembro 217.0 mm
Dezembro 541.3 mm

Total: 1065.6 mm

Ano de 1992:

Dezembro 424.8 mm

Neste ano, o Novembro ficou a 0 mm

Ano de 1995 - 1996:

Novembro 95 167.5 mm
Dezembro 95 299.3 mm
Janeiro 96 317.1 mm
Fevereiro 96 53.2 mm
Março 96 190.4 mm

A estação utilizada foi a de Quelfes (Inag)

Nesse período que o Agreste referiu caíram 401 mm nesta estação.

Foram os valores mais espectaculares ocorridos no Algarve.:D

Quelfes é perto de olhão ... mas estou supreendido porque os valores são maiores em relação ao esperado .... pois Quelfes é perto do mar e a estação que tenho falado é referente a São Brás de Alportel ...
Julgava que o factor altitude (apesar de 300 e tal metros) tivesse mais influencia !!

Dezembro de 89 choveu mais nesse mês que a média de um ano !!!
É um espectáculo que saudades ..... de quando chovia :thumbsup::thumbsup::w00t:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Setembro: Mês com temperaturas superiores à média e precipitação dentro da média.

Temperaturas: anomalia entre 0.6ºC e os 1.2ºC

Precipitação: 5 mm e os 30 mm

Neste site " http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/global_monitoring/temperature/tn08554_30.gif " a anomalia andou à volta dos 0.9ºC como se diz ficou no meio, já a precipitação ficou dentro dos valores tirando Faro e Olhão em que foram inferiores, porque de resto os valores foram dentro dos valores que previa.

Portanto Setembro acertei em cheio :D:)

Algarvio1980 - 1 x clima - 0 :lol:

Que venha Outubro:D
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Setembro: Mês com temperaturas superiores à média e precipitação dentro da média.

Temperaturas: anomalia entre 0.6ºC e os 1.2ºC

Precipitação: 5 mm e os 30 mm

Neste site " http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/global_monitoring/temperature/tn08554_30.gif " a anomalia andou à volta dos 0.9ºC como se diz ficou no meio, já a precipitação ficou dentro dos valores tirando Faro e Olhão em que foram inferiores, porque de resto os valores foram dentro dos valores que previa.

Portanto Setembro acertei em cheio :D:)

Algarvio1980 - 1 x clima - 0 :lol:

Que venha Outubro:D

Mas que previsão confusa que fizeste. Prevês precipitação entre 5mm e 30mm e dizes que vai estar dentro da média:confused:?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Mas que previsão confusa que fizeste. Prevês precipitação entre 5mm e 30mm e dizes que vai estar dentro da média:confused:?

Confusa não tem nada, isso foi a minha previsão para o Mês de Setembro se consultares todas as estações existentes no Algarve vais chegar à conclusão que a maior parte ficou nos valores médios para este mês. No geral ficaram na média e onde choveu mais e que ficou bem acima da média foi em Alte choveu 68 mm onde choveu menos foi na faixa litoral entre Faro e Tavira, o resto está tudo dentro da média.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Confusa não tem nada, isso foi a minha previsão para o Mês de Setembro se consultares todas as estações existentes no Algarve vais chegar à conclusão que a maior parte ficou nos valores médios para este mês. No geral ficaram na média e onde choveu mais e que ficou bem acima da média foi em Alte choveu 68 mm onde choveu menos foi na faixa litoral entre Faro e Tavira, o resto está tudo dentro da média.

Peço desculpa, eu estava a dizer que entre 5mm e 30mm não é média de Portugal, não estava a perceber que te estavas a referir só ao Algarve.