Previsão Sazonal: Outono-Inverno 2011/2012

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Previsões realistas para o Outono acredito que apenas só lá para Setembro, mas parece-me que a configuração atmosférica bastante idêntica ao ano passado e por isso espero ... Outono normal, Inverno algo seco, Primavera chuvosa ... isto aqui mais a sul !!
Futurismo? sim um bocado ...
Simplesmente não vejo uma tendencia de NAO+, ou de NAO - forte ...

Aguardemos pelo menos mais um mês !!
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Não é nada bom ter um Outono seco.

O padrão desses Outonos é semelhante mas as consequencias foram diferentes em cada um deles..apesar da base comum.

A tendencia geral aponta para um Out/Nov com muitas variações, tempo mais quente e veranesco, seguido por muita instabilidade, devido a depressões a sul do normal com vastas entradas de SW...e ocasionais periodos frios com fluxos de NW.

Este mês e o proximo em principio terão um padrão parecido a Junho/Julho, mas é provavel que sejam meses um pouco mais normais..precipitações e temperaturas proximas ao normal..embora com a possibilidade de eventos menos usuais, tais como o cavado que nos afectou no fim de semana passado ou outras situações similares.

A meu ver Outubro e Novembro serão os meses mais interessantes...á instabilidade propria da epoca, associar-se-há um padrão complexo e menos estavel do que o que se tem manifestado...
Portanto...poderá ser um Outono activo.

Já Dezembro, com a entrada num regime mais estavel, acho que vamos ter um mês mais seco e menos instavel, embora no que toca ás temperaturas haja uma incerteza devido ás duvidas na localização exata do AA.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
O padrão desses Outonos é semelhante mas as consequencias foram diferentes em cada um deles..apesar da base comum.

A tendencia geral aponta para um Out/Nov com muitas variações, tempo mais quente e veranesco, seguido por muita instabilidade, devido a depressões a sul do normal com vastas entradas de SW...e ocasionais periodos frios com fluxos de NW.

Este mês e o proximo em principio terão um padrão parecido a Junho/Julho, mas é provavel que sejam meses um pouco mais normais..precipitações e temperaturas proximas ao normal..embora com a possibilidade de eventos menos usuais, tais como o cavado que nos afectou no fim de semana passado ou outras situações similares.

A meu ver Outubro e Novembro serão os meses mais interessantes...á instabilidade propria da epoca, associar-se-há um padrão complexo e menos estavel do que o que se tem manifestado...
Portanto...poderá ser um Outono activo.

Já Dezembro, com a entrada num regime mais estavel, acho que vamos ter um mês mais seco e menos instavel, embora no que toca ás temperaturas haja uma incerteza devido ás duvidas na localização exata do AA.

Para o Algarve e falo só do Algarve, a diferença de um ano hidrológico chuvoso para um ano hidrológico seco está na existência das famosas cut-off a SW do Cabo de São Vicente. A Primavera passada teve algumas cut-off's e foi graças à Primavera climatológica que o Algarve teve um ano hidrológico acima do normal. Nos últimos 2 anos, o Outono tem sido seco, o mês de Dezembro é que tem salvado a seca no Algarve. Se formos pelo ditado popular dizem que não há duas sem três. Mas, se formos, ver os últimos 30 anos no Algarve, vemos que o Outono é sempre mais chuvoso do que o Inverno, por norma, os meses mais chuvosos, são o Outubro, Novembro e Dezembro.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Para o Algarve e falo só do Algarve, a diferença de um ano hidrológico chuvoso para um ano hidrológico seco está na existência das famosas cut-off a SW do Cabo de São Vicente. A Primavera passada teve algumas cut-off's e foi graças à Primavera climatológica que o Algarve teve um ano hidrológico acima do normal. Nos últimos 2 anos, o Outono tem sido seco, o mês de Dezembro é que tem salvado a seca no Algarve. Se formos pelo ditado popular dizem que não há duas sem três. Mas, se formos, ver os últimos 30 anos no Algarve, vemos que o Outono é sempre mais chuvoso do que o Inverno, por norma, os meses mais chuvosos, são o Outubro, Novembro e Dezembro.

E eu estou á espera do mesmo padrão neste ano .... aguardemos pelas nossas famosas "Cut-offs"
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Aqui, fica mais uma previsão para o Outono http://www.lameteo.org/saison/saison1.html

Setembro chuvoso e depois fecha-se a torneira. Quanto às temperaturas, tirando Agosto e Dezembro de resto, sempre acima da média, com Janeiro para o quentinho.


O site da Nasa idem idem aspas aspas. Nada de muito relevante. Tem uma anomalia no Outono na temperatura ao longo da costa ocidental mas deve-se à nortada já que é junto à costa. :lol:

O NOAA coloca um Outono mais chuvoso no sul do que no Norte. Isto ia de feição ao que o stormy vai dizendo no fórum onde prevê um Outono parecido à Primavera.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Aqui, fica mais uma previsão para o Outono http://www.lameteo.org/saison/saison1.html

Setembro chuvoso e depois fecha-se a torneira. Quanto às temperaturas, tirando Agosto e Dezembro de resto, sempre acima da média, com Janeiro para o quentinho.


O site da Nasa idem idem aspas aspas. Nada de muito relevante. Tem uma anomalia no Outono na temperatura ao longo da costa ocidental mas deve-se à nortada já que é junto à costa. :lol:

O NOAA coloca um Outono mais chuvoso no sul do que no Norte. Isto ia de feição ao que o stormy vai dizendo no fórum onde prevê um Outono parecido à Primavera.


Eu realmente acho que Setembro poderá, tal como Agosto, ficar na media da precipitação, com temperaturas altinhas, sendo que Outubro e Novembro poderão ser mesmo bastante chuvosos e com temperaturas tambem acima ou pelo menos na media.

A partir de Dezembro volta o AA..volta o tempo seco...em principio poderá ser fresco.
Mas o Inverno no que toca á temperatura está incerto.
Um AA aqui perto a estender-se mais para N/NW traria tempo fresco, enquanto um AA centrado na PI traria calor, tal como 2008.
Para já a tendencia é para algo inetrmedio...um Inverno na média das temperaturas, com dias mais quentes e soalheiros seguidos por uns mais frescos aquando da passagem de perturbações de W...um classico "Inverno" Portugues:(
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se as previsões dos modelos que até ao momento são todos os que eu conheço, desde o IBIMET, IRI, NOAA, NASA, etc ... todos eles dão um Inverno muito seco.
Respeitante ao Outono todos estão de acordo de Novembro em diante e respeitante a Setembro e Outubro uns dão chuvoso e outros seco ou bastante seco ...

Veremos se dentro de um mes isto se mantem-se assim, pois geralmente é nesta fase que os modelos costumam mudar bastante ...

Mas não tenho duvidas em dizer que se isto ficasse assim e se os modelos acertassem então poderiamos ter algo parecido a 2004-2005. "Batam na madeira"

Já agora um cheirinho da previsão acabada de actualizar do ECM !! Assustadora ....
http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali
 

Goku

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
192
Local
Leiria
Se as previsões dos modelos que até ao momento são todos os que eu conheço, desde o IBIMET, IRI, NOAA, NASA, etc ... todos eles dão um Inverno muito seco.
Respeitante ao Outono todos estão de acordo de Novembro em diante e respeitante a Setembro e Outubro uns dão chuvoso e outros seco ou bastante seco ...

Veremos se dentro de um mes isto se mantem-se assim, pois geralmente é nesta fase que os modelos costumam mudar bastante ...

Mas não tenho duvidas em dizer que se isto ficasse assim e se os modelos acertassem então poderiamos ter algo parecido a 2004-2005. "Batam na madeira"

Já agora um cheirinho da previsão acabada de actualizar do ECM !! Assustadora ....
http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali

O que aconteceu em 2004-2005?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
pelo que vi as temperaturas em Portugal vão estar normais, o que não tem qualquer interesse

Já agora querias o quê ? A fiabilidade das previsões sazonais é de uns 30%.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Já agora querias o quê ? A fiabilidade das previsões sazonais é de uns 30%.

Discordo, pois para mim a fiabilidade das sazonais depende mais do padrão atmosférico previsto .... pois tem como base os dados de diversas teleconexões e não de simples futurismo !!
Neste momento de acordo com os dados das teleconexões, pelo menos o Inverno deverá ser bastante seco ...
Obviamente que se os dados destas teleconexões se alterarem ... todo o padrão atmosférico se alterará ...

Por exemplo, neste momento prevê-se uma NINA muito forte em pleno Inverno, e sabe-se e os modelos tb sabem, que tal situação origina no Inverno tempo bastante seco ...
Do mesmo modo que se sabe que quando existe La Nina normalmente o Outono tende a ser mais chuvoso que o normal, pelo menos na sua fase inicial !!
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Estamos a cerca de 2 meses do início do Outono climatológico de acordo com a definição utilizada pelo IM, que inclui os meses de Setembro, Outubro e Novembro. E a cerca de 2 meses e meio do Outono astronómico. Portanto, penso que já se pode especular um pouco sobre o que aí vem para o início da nossa «estação das chuvas».


Olhando para as previsões sazonais (http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/) para já o cenário, de uma forma geral, é este:

Setembro: probabilidade de precipitação acima da média e temperaturas abaixo da média (como costuma suceder quando Setembro é chuvoso).

Outubro: chuvoso a muito chuvoso, e temperaturas dentro da média.

Novembro: ao Outubro chuvoso seguir-se-á provavelmente um período de Verão de São Martinho, com tempo seco e temperaturas dentro da média.

Por sua vez, o Inverno poderá começar assim:
Dezembro: após o período anticiclónico, teremos um mês de Dezembro chuvoso e com temperaturas dentro da média.

  Qual a diferenca de outono astronomico para climatologico tem haver com isso ?


:huh: