Previsão Sazonal: Outono-Inverno 2011/2012

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Portanto em suma pode depreender-se que os modelos começam quase todos a apontar para um Inverno algo mais frio e relativamente seco aqui em Portugal Continental, certo?

Perdoem-me sinceramente o off-topic, até porque não quero parecer alarmista, mas com o agravamento do IVA sobre a electricidade, a que se juntará em Janeiro o aumento de vamos ver quanto %+IVA, e confirmando-se então essas previsões, não são de facto muito boas notícias. :(
 


Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Essa preocupação é relativamente á maior utilização dos aqueçedores devido ao frio:cold::huh:

Sim, claro Rainy. Sendo o Outono e Inverno estações normalmente associadas a um maior consumo energético face à descida das temperaturas e a menos horas de luz solar disponíveis, a previsão de que possa ser um Inverno mais rigoroso, se bem que seco, associado aos aumentos nada ligeiros do preço da electricidade (isto já sem falar no gás, claro), não é de facto uma boa notícia para grande parte dos portugueses.

(As minhas desculpas a todos pelo off-topic)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Na minha opinião, dou preferencia ao cenário de inverno fresco e seco no continente, dentro do normal na Madeira e ligeiramente quente e seco nos Açores, mas devo dizer que toda a ebulição que vai pelas teleconecxões, o artico quente, etc, me teem colocado grandes duvidas.

Sinceramente acho que a margem de erro está maior este ano dada toda a variabilidade e todo o corrupio atmosferico dos ultimos 2 anos..

Mas vá..para alem do cenário que aparentemente é o preferencial, tambem tenho pensado num padrão que pode vir a ser mais instavel..um Out-Nov em que por algum motivo a NAO seja mais negativa do que o esperado, e em Dez-Jan a NAO tome um caracter fortemente positivo que dê origem a uma circulação mais instavel de NW.
E só lá em Fevereiro ou algures entre finais de Janeiro e Março, é que um padrão de NAO mais neutra poderia dar numa ou outra onda de frio mais séria, nomedamanete no Mediterraneo/Europa central...um pouco um Inverno "simetrico" ao do ano passado.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Actualiza o ECMWF e nem vale a pena colocar as cartas porque é inconclusivo. Portugal sempre pintado de branco (sem tendência), exceptuando os meses de inverno com ligeira anomalia negativa na precipitação.

http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali

Depreende-se pelas cartas de precipitação nos meses de inverno que o storm track deverá estar orientado de SO para NE, passando entre a Islândia e a Escócia, e a norte da Noruega. Pela temperatura no Atlântico, forte anomalia positiva, também se percebe que o anticiclone dos Açores deverá marcar presença e em força, e pela anomalia positiva de temperaturas no norte da Escandinávia, parece que haverá alguma tendência para o estabelecimento de um anticiclone nessa região. Como tal estranho que não haja nenhum local no Mediterrâneo com anomalia negativa de temperatura, as peças estão mais ou menos bem colocadas para uma "engrenagem" siberiana. Mais estranho ainda é que com anomalia positiva no Mediterrâneo oriental, não haja uma compensação, com uma anomalia negativa, no Mediterrâneo ocidental. A não ser que o cenário previsto seja de dorsal em toda a Europa, algo que seria inusitado.

Parece então, que o inverno no continente deverá ser seco, principalmente a norte pois o padrão previsto pelo UKMO e NASA mantém em aberto a possibilidade da formação de depressões a sul do país, entre a Madeira e o Golfo de Cadiz. A temperatura deverá situar-se abaixo da média, pelo menos as mínimas já com uma grande dose de probabilidade (não esquecer que nas previsões sazonais 20/30% é uma grande dose de probabilidade), sendo que eventos extremos de frio estão dependentes da localização da dorsal (quanto mais a norte ou a oeste melhor).
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Hoje saiu a previsão sazonal do ECMWF que podem consultar neste site http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali.

A previsão não podia ser pior do que esta, tendência para tempo seco, um Inverno bastante seco e que eu vou arriscar a dizer a lembrar a seca de 2004/2005, os dados assim indicam. Outubro de 2004 foi chuvoso em todo o país tirando o Algarve e os meses seguintes foram secos, onde Janeiro de 2005 não caiu pinga no Algarve, se o próximo ano hidrológico será assim ninguém sabe mas que as previsões assim indicam isso indicam.

Espero que isto não seja tão dramático como 2004/2005 mas as previsões não são nada famosas, em todos os modelos. :(
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Hoje saiu a previsão sazonal do ECMWF que podem consultar neste site http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali.

A previsão não podia ser pior do que esta, tendência para tempo seco, um Inverno bastante seco e que eu vou arriscar a dizer a lembrar a seca de 2004/2005, os dados assim indicam. Outubro de 2004 foi chuvoso em todo o país tirando o Algarve e os meses seguintes foram secos, onde Janeiro de 2005 não caiu pinga no Algarve, se o próximo ano hidrológico será assim ninguém sabe mas que as previsões assim indicam isso indicam.

Espero que isto não seja tão dramático como 2004/2005 mas as previsões não são nada famosas, em todos os modelos. :(

Não acho nada disso, o que não quer dizer que não aconteça. A tendência é para estar ligeiramente abaixo da média (0 a 50 mm de anomalia negativa) em Dezembro e Janeiro), não para não cair uma pinga. Janeiro e Fevereiro já seriam normais no Algarve.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Não acho nada disso, o que não quer dizer que não aconteça. A tendência é para estar ligeiramente abaixo da média (0 a 50 mm de anomalia negativa) em Dezembro e Janeiro), não para não cair uma pinga. Janeiro e Fevereiro já seriam normais no Algarve.

Sim, a anomalia negativa é sempre maior no Norte do que no Sul. Mas também, isto pode mudar ainda, estamos em Setembro ainda. Eu considero as previsões para o Inverno muito mais difíceis para os modelos do que as previsões para o Verão. Mas, em parte também tens razão porque também existe a possibilidade de existir a passagem de depressões entre a Madeira e o Golfo de Cádiz. ;)

Penso que os modelos a nível de previsão sazonal não levam em conta as cut-off's e isso pode fazer toda a diferença na parte sul do país. Enquanto, o Norte do país está mais dependente da passagem de sistemas frontais.
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Mas focamo-nos mais para o Outono que está quase aí, sera chuvoso para compensar (se ocorrer) o Inverno seco e frio ou será que se mantêm seco como estas semanas têm sido??
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
O Joe Bastardi continua a fazer previsões, agora pagas, aqui:

http://www.weatherbell.com/premium/

Lemos apenas a primeira linha, ontem ainda estava lá um texto que refere que teremos AMO+, ENSO- e PDO- pela primeira vez em muitos anos, referindo os anos da década de 50 como exemplos destas 3 teleconexões simultaneamente nestas fases.


Imaginei que continuasse a prever, pena que seja a pagar, ele parece que insiste que as temperaturas irão ser mais baixas em todo o globo nos próximos tempos pelo que li em primeira linha
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
David, eu acho que agora em Out-Nov vamos entrar numa fase de NAO- ou neutra/AO+, em que teremos a prevalencia dos fluxos instaveis de NW/W/SW, com o AA a enfraquecer e a tomar uma posição mais erratica embora com dois centros mais intensos na Bermuda e um outro a SE dos Açores-Madeira, e um cavado a establecer-se no Atlantico central.

Já para DJF, penso que poderemos ter um periodo de NAO+ forte, em que teriamos o storm track quer na orientação SW-NE, quer alternadamente numa posição mais W-E/W-SE.
Entendo que a prevalencia de ventos atlanticos na Europa dará origem a um Inverno mais chuvoso e com uma anomalia positiva especialmente no norte da Europa, a nivel da temperatura.

Eu não acredito em grandes entradas siberianas nem grandes bloqueios, mas acho que vamos ter alguns episodios de frio de NE, o AA em DJF estará mais forte e entre os Açores e o Mediterraneo ocidental...prevejo uma circulação zonal muito forte este ano, forte demais para cavados retrogados e grandes influxos polares.

Portugal terá um Inverno algo seco, com periodos chuvosos ocasionais, e com temperaturas na média, com as regiões da Europa mais paciveis de sofrer episodios de frio extremo a serem a faixa leste ou SE.

Quanto á tua ideia de episodios de frio, acho que um periodo de NAO mais neutra a partir de meados ou finais de Fevereiro, até Março, poderá trazer alguns episodios mais fortes á Europa central e Mediterraneo, com situações retrogadas mais tipicas.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
David, eu acho que agora em Out-Nov vamos entrar numa fase de NAO- ou neutra/AO+, em que teremos a prevalencia dos fluxos instaveis de NW/W/SW, com o AA a enfraquecer e a tomar uma posição mais erratica embora com dois centros mais intensos na Bermuda e um outro a SE dos Açores-Madeira, e um cavado a establecer-se no Atlantico central.

Já para DJF, penso que poderemos ter um periodo de NAO+ forte, em que teriamos o storm track quer na orientação SW-NE, quer alternadamente numa posição mais W-E/W-SE.
Entendo que a prevalencia de ventos atlanticos na Europa dará origem a um Inverno mais chuvoso e com uma anomalia positiva especialmente no norte da Europa, a nivel da temperatura.

Eu não acredito em grandes entradas siberianas nem grandes bloqueios, mas acho que vamos ter alguns episodios de frio de NE, o AA em DJF estará mais forte e entre os Açores e o Mediterraneo ocidental...prevejo uma circulação zonal muito forte este ano, forte demais para cavados retrogados e grandes influxos polares.

Portugal terá um Inverno algo seco, com periodos chuvosos ocasionais, e com temperaturas na média, com as regiões da Europa mais paciveis de sofrer episodios de frio extremo a serem a faixa leste ou SE.

Quanto á tua ideia de episodios de frio, acho que um periodo de NAO mais neutra a partir de meados ou finais de Fevereiro, até Março, poderá trazer alguns episodios mais fortes á Europa central e Mediterraneo, com situações retrogadas mais tipicas.



Boa noite,

Em relação á Madeira , a previsão será de...? Pode eluciadr-me sff, obg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Sim, a anomalia negativa é sempre maior no Norte do que no Sul. Mas também, isto pode mudar ainda, estamos em Setembro ainda. Eu considero as previsões para o Inverno muito mais difíceis para os modelos do que as previsões para o Verão. Mas, em parte também tens razão porque também existe a possibilidade de existir a passagem de depressões entre a Madeira e o Golfo de Cádiz. ;)

Penso que os modelos a nível de previsão sazonal não levam em conta as cut-off's e isso pode fazer toda a diferença na parte sul do país. Enquanto, o Norte do país está mais dependente da passagem de sistemas frontais.

Há qualquer coisa de estranho no browser do meu computador, pois pelos vistos as actualizações das imagens do site ilmeteo acontece umas horas depois do que a vocês. As cartas que eu vi às 18:30 não são as que vejo lá agora, que de facto são bastante chatas quanto à precipitação. As temperaturas são as mesmas.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
David, eu acho que agora em Out-Nov vamos entrar numa fase de NAO- ou neutra/AO+, em que teremos a prevalencia dos fluxos instaveis de NW/W/SW, com o AA a enfraquecer e a tomar uma posição mais erratica embora com dois centros mais intensos na Bermuda e um outro a SE dos Açores-Madeira, e um cavado a establecer-se no Atlantico central.

Já para DJF, penso que poderemos ter um periodo de NAO+ forte, em que teriamos o storm track quer na orientação SW-NE, quer alternadamente numa posição mais W-E/W-SE.
Entendo que a prevalencia de ventos atlanticos na Europa dará origem a um Inverno mais chuvoso e com uma anomalia positiva especialmente no norte da Europa, a nivel da temperatura.

Eu não acredito em grandes entradas siberianas nem grandes bloqueios, mas acho que vamos ter alguns episodios de frio de NE, o AA em DJF estará mais forte e entre os Açores e o Mediterraneo ocidental...prevejo uma circulação zonal muito forte este ano, forte demais para cavados retrogados e grandes influxos polares.

Portugal terá um Inverno algo seco, com periodos chuvosos ocasionais, e com temperaturas na média, com as regiões da Europa mais paciveis de sofrer episodios de frio extremo a serem a faixa leste ou SE.

Quanto á tua ideia de episodios de frio, acho que um periodo de NAO mais neutra a partir de meados ou finais de Fevereiro, até Março, poderá trazer alguns episodios mais fortes á Europa central e Mediterraneo, com situações retrogadas mais tipicas.

Olhando para isto (Janeiro, Fevereiro, ECMWF):

92305172.png


precjf.png


- Storm track no Atlântico unindo Terra Nova - Islândia - Noruega, numa direcção ONO-ESE.

- Precipitação na média no levante espanhol, bem abaixo da média em Portugal = circulação de leste;

- Temperatura acima da média no Mediterrâneo Oriental, provavelmente fluxo de sul nessa zona.

Caso houvesse uma NAO++, sendo inverno (portanto é muito pouco provável que se instale uma dorsal a albergar a Europa toda), o normal seria a presença da dorsal na Europa ocidental, e registar-se uma anomalia fria no Mediterrâneo oriental, mercê de uma circulação em ómega.

Ora, como se prevê uma anomalia positiva no Mediterrâneo oriental, o ECMWF não prevê que tal ocorra. Como tal, com cenário de NAO+ poderia acontecer ainda outra coisa, que seria uma zonal a latitude um pouco mais baixa, impondo uma circulação de oeste em toda a Europa. Ora, a anomalia negativa de precipitação no oeste de França, impede essa hipótese.

Não consigo perceber a colocação dos centros de acção que levam a estas anomalias. A única lógica, seria um cavado na Europa central, que originaria uma anomalia negativa de temperatura nessa região.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhando ás cartas deste site dá para ver em comparação com as previsões deste site que o mais provável será termos um Outubro chuvoso e um Novembro na média, dado que Out/Nov é mais chuvoso do que Nov/dez, sendo que o grau de severidade da seca, ou se quiserem de menor precipitação vai aumentando á medida que entramos no Inverno ...

As curiosidades desta previsão é que sugerem uma NAO - neste Outono em especial na sua 1ª metade, com anomalias de precipitação na zonas dos Açores, Madeira / Canárias, e depois no leste/sueste de Espanha e mediterrâneo ....
Para o Inverno aí mostra claramente um padrão de NAO + o que com a configuração existe sugere uma circulação zonal forte e por isso ausência de siberianas ..
O dominante será portanto um fluxo zonal forte de oeste (mas seco). E isso faz-me discordar da anomalia mostrada de ser mais a norte do que a sul, porque nestes casos o Norte leva sempre com alguma coisa e o sul com nada ....

Tal configuração faz-me discordar do Algarvio1980, e assim as sugestões fazem-me acreditar num Outono normal, e um Inverno seco ...
Em 2004-2005, foi seco (a sul) de uma ponta á outra ...

Mas claro os modelos têm uma fiabilidade em torno dos 30% somente ...
Mas afinal de contas nas ultimas 2/3 decadas não tivemos sempre ( quase sempre) um Outono mais chuvoso do que o Inverno em que as precipitação entre Janeiro e fevereiro variaram somente entre Normal a seco ... ??
Por isso qual o espanto ....

Por isso venham as cut-offs de Outono ....