Previsao sazonal Outono - Inverno 2012/13

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
O accuweather até pode acertar na tendência em muitos pontos. Mas quando se põe a falar de locais concretos, nomeadamente Paris, valha-me Deus.. Segundo o resumo, Paris poderá ver neve no final da temporada?! Mas isso é lá alguma previsão? Ou alguém os corta rentes e jura a pés juntos que não neva em Paris até meio de Janeiro?? Só se não houver precipitação.. :)
 


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Previsões Sazonais a essa distância e a meu ver, são sempre um tiro no escuro. Falo obviamente dos Açores porque previsões para a minha zona geralmente acabam sempre por cair por terra abaixo, mas espero sinceramente que a previsão se concretize (apesar de ter as minhas dúvidas) porque o que precisamos agora é de um Inverno seco (para os Açores claro), porque se o Inverno que se aproxima for chuvoso, podemos vir a ter muitas complicações graves já que as nossas terras em muitos lugares já extravasaram o limite da sua capacidade de retenção de água devido às chuvas dos últimos dias, semanas, e meses.

Fruto disso são as inúmeras quebradas de terra visíveis um pouco por todo o arquipélago dos Açores, em S. Miguel, em S. Jorge, no Pico, e até no Corvo onde houve um grande deslizamento de terras de uma arriba daquela ilha que deu origem a novos ilhéus provocada obviamente pelo mau tempo dos últimos dias...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Segundo a analise ao padrão da anomalia da temperatura da agua do mar, o padrão de circulação atmosférico ao logo das ultimas 3 a 6 semanas tem sido este:

qruT7.jpg


A analise ao padrão da sst é muito importante, pois as anomalias de sst reflectem directamente padrões atmosfericos numa escala intermédia entre o médio/longo prazo e a escala sazonal ( mensal).

Segundo esta carta, publicada hoje, podemos ver que o padrão atmosférico está mais ou menos proximo aquele que eu previ em Setembro.

http://www.meteopt.com/forum/meteor...tono-inverno-2012-13-a-6622-3.html#post342733

Os maiores erros da minha analise de Setembro focaram-se na porção oeste do Atlantico, pois eu previa uma maior prevalencia de sistemas de baixa pressão a subir pelos EUA até á Islandia, e o que tem sucedido é que o anticiclone tem estado forte desde o canadá até ao atlantico central.

De resto, na Europa W e Atl E/NE a minha previsão até foi boa até agora.

Bom....para o proximo mês/mês e meio penso que que o padrão se vai manter, mas com uma tendencia maior para a formação de cavados a descer pelos Açores, aproveitando a energia que se tem concentrado no oeste de Africa.

Na Europa, haverá tendencia para bloqueio anticiclonico a surgir no Med ocidental, com cavados e circulação depressionária a surgir pela europa central até ao Med Central/E e algum bloqueio na Escandinavia.


Resumindo..
Poderemos ter um Nov/Dez com anticiclone na Bermuda-Gronelandia e na Argelia-Med W, com depressões a surgir a oeste e N da PI e na Europa central-Europa SE.

Tendencia para temperaturas na média e precipitação superior á média...a previsão quanto ás temperaturas é a mais complicada pois podem haver alguns eventos de plumas tropicais a proceder de SW/S, tal como tambem pode surgir uma entrada fria de N.

Para as Ilhas, a RAM tende a manter-se num padrão humido e com temperaturas normais, enquanto a RAA sofrerá de tempo fresco e com precipitação a tender para abaixo da média.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
O site italiano já actualizou a previsão sazonal do ECMWF. Um Inverno sem grande frio, aliás com temperaturas na média ou ligeiramente acima da média. Um mês de Dezembro, em princípio seco e depois um Janeiro e Fevereiro sem qualquer sinal em termos de precipitação. Uma previsão, um pouco estranha. :unsure:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O site italiano já actualizou a previsão sazonal do ECMWF. Um Inverno sem grande frio, aliás com temperaturas na média ou ligeiramente acima da média. Um mês de Dezembro, em princípio seco e depois um Janeiro e Fevereiro sem qualquer sinal em termos de precipitação. Uma previsão, um pouco estranha. :unsure:

A meu ver ... a minha leitura é que este ano não existe uma tendencia definida nem a nivel de temperaturas, nem a nivel de chuvas.
Do mesmo modo penso que não se pode tirar nenhuma conclusão respeitante a esses mapas, bem como eles próprios afirmam isso no seu texto.

Aliás o que temos tido até ao momento tem sido um Outono normal até ao momento embora obviamente em alguns locais como o sotavento algarvio e partes do Alentejo, já têm precipitação muito acima da média.

Preve-se também uma grande variabilidade climatérica como se tem visto até ao momento, basta para isso ver a enorme inconsistência nos modelos !
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Já que estamos a meio do mês aproveito para lançar a previsão defenitiva para o trimestre de Inverno, segundo a minha opinião e analise dos actuais modelos sazonais e padrão das teleconexões.

A ter em conta, ao nivel das teleconexões, temos:

- Tendencia para AO-, impulsionada pelas anomalias positivas de temperatura dadaa acumulação de energia criada pelo degelo excessivo no verão.

- Tendencia para ENSO neutro a ligeiramente positivo, que criará uma circulação no Pacifico e America do norte mais zonal e menos bloqueada ( PNA neutra a positiva).

-Tendencia para PDO-, com especial anomalia negativa da temperatura da agua do mar na região do Havai..

- Tendencia para AMO+.

- Anomalias da temperatura do mar no Atlantico sul, e da circulação do Anticiclone do Atlantico sul favoravel a anomalias positivas da convecção tropical no Atl Equatorial-Amazónia-SE do Brasil, e tambem em porções da Africa Equatorial ( estação das chuvas bem activa em boa parte da AM do sul)

-NAO tendencialmente neutra.

Esta conjugação leva-me a crer num padrão similar ao que a Accuweather indica, mas com algumas diferenças:

cyq5r.jpg


Em resumo, para o continente poderemos ter um Inverno com temperaturas dentro ou ligeiramente abaixo da média, tal como na Madeira , enquanto nos Açores a tendencia é para temperaturas dentro ou ligeiramente acima da média.

Nas precipitações, o continente e a Madeira ficarão acima da média, e os Açores abaixo dos valores normais.

Para a Europa espera-se um Inverno com precipitações acima da média e temperaturas abaixo da média, excepto na faixa sudeste/Mar Negro onde as temeraturas ficarão acima da média e as precipitações serão menos significativas.

Poderão ocorrer alguns eventos de neve significativos na Europa Central e NW.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Já que estamos a meio do mês aproveito para lançar a previsão defenitiva para o trimestre de Inverno, segundo a minha opinião e analise dos actuais modelos sazonais e padrão das teleconexões.

A ter em conta, ao nivel das teleconexões, temos:

- Tendencia para AO-, impulsionada pelas anomalias positivas de temperatura dadaa acumulação de energia criada pelo degelo excessivo no verão.

- Tendencia para ENSO neutro a ligeiramente positivo, que criará uma circulação no Pacifico e America do norte mais zonal e menos bloqueada ( PNA neutra a positiva).

-Tendencia para PDO-, com especial anomalia negativa da temperatura da agua do mar na região do Havai..

- Tendencia para AMO+.

- Anomalias da temperatura do mar no Atlantico sul, e da circulação do Anticiclone do Atlantico sul favoravel a anomalias positivas da convecção tropical no Atl Equatorial-Amazónia-SE do Brasil, e tambem em porções da Africa Equatorial ( estação das chuvas bem activa em boa parte da AM do sul)

-NAO tendencialmente neutra.

Esta conjugação leva-me a crer num padrão similar ao que a Accuweather indica, mas com algumas diferenças:

cyq5r.jpg


Em resumo, para o continente poderemos ter um Inverno com temperaturas dentro ou ligeiramente abaixo da média, tal como na Madeira , enquanto nos Açores a tendencia é para temperaturas dentro ou ligeiramente acima da média.

Nas precipitações, o continente e a Madeira ficarão acima da média, e os Açores abaixo dos valores normais.

Para a Europa espera-se um Inverno com precipitações acima da média e temperaturas abaixo da média, excepto na faixa sudeste/Mar Negro onde as temeraturas ficarão acima da média e as precipitações serão menos significativas.

Poderão ocorrer alguns eventos de neve significativos na Europa Central e NW.

Para o Continente quais os locais que pensas que poderemos ter uma anomalia na precipitação mais significativa ??
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Segundo a Previsão Sazonal que está no site do IM:

Na precipitação total trimestral prevêm-se valores abaixo do normal, para todo o território, no trimestre de dezembro a fevereiro. Para os trimestres de janeiro a março e de fevereiro a abril não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Na temperatura média trimestral não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo em todo o período abrangido pela previsão, ou seja, de dezembro de 2012 a abril de 2013.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Sinaliza negativamente o mês de dezembro na precipitação sem assinalar nada nas temperaturas... vamos aguardar. Não tem aspecto de anticiclonico e em boa verdade o anticiclone dos açores ainda não apareceu.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Pelo Algarve, diria que este mês, ficará abaixo da média, se chover cerca de 50% já não seria mau, talvez lá para o final do mês venha algo que atinja mais o Sul. De ano para ano, a região sul está cada vez mais dependente das cut-off's, porque depressões cavadas e superfícies frontais cada vez são mais raras a afectarem o sul, tirando o Inverno 2009/2010 que foi a excepção todos os outros tem sido Invernos pouco chuvosos. Este Outono, a chuva que o Algarve e parte da região sul teve foi devido a cut-off's e nada mais.

As estações do Outono e Primavera são cada vez mais as estações cruciais, o Inverno cada vez mais tem vindo a ter menos precipitação, especialmente o mês de Janeiro que a diminuição tem sido bastante notória, já chove tanto em Janeiro como em Março. Daqui mais uns anos, acredito que o mês de Novembro passará a ser o mês mais chuvoso no Algarve, visto que Dezembro tem tornado-se mais seco nos últimos anos, excepto 2009 e 2010.

A previsão do NOAA, aponta para um Dezembro seco no sul e normal no Norte, já o Janeiro e Fevereiro apontam para meses bem secos. :shocking:

Vou hibernar que em Março logo volta a animação. :lol:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pelo Algarve, diria que este mês, ficará abaixo da média, se chover cerca de 50% já não seria mau, talvez lá para o final do mês venha algo que atinja mais o Sul. De ano para ano, a região sul está cada vez mais dependente das cut-off's, porque depressões cavadas e superfícies frontais cada vez são mais raras a afectarem o sul, tirando o Inverno 2009/2010 que foi a excepção todos os outros tem sido Invernos pouco chuvosos. Este Outono, a chuva que o Algarve e parte da região sul teve foi devido a cut-off's e nada mais.

As estações do Outono e Primavera são cada vez mais as estações cruciais, o Inverno cada vez mais tem vindo a ter menos precipitação, especialmente o mês de Janeiro que a diminuição tem sido bastante notória, já chove tanto em Janeiro como em Março. Daqui mais uns anos, acredito que o mês de Novembro passará a ser o mês mais chuvoso no Algarve, visto que Dezembro tem tornado-se mais seco nos últimos anos, excepto 2009 e 2010.

A previsão do NOAA, aponta para um Dezembro seco no sul e normal no Norte, já o Janeiro e Fevereiro apontam para meses bem secos. :shocking:

Vou hibernar que em Março logo volta a animação. :lol:

Os modelos andam confusos...acho que este ano especialmente pois temos uma conjugação complexa nas teleconexões.

Mas devo-te dizer que aqui pelo forum as previsões Sazonais até foram muito boas, tendo em conta os ultimos meses.
Por exemplo as previsões do David, feitas com base numa analise ás teleconexões e contrapondo com os modelos, teem sido de um excelente grau de acerto, e mesmo as minhas, usando +- as mesmas tecnincas não foram nada más tambem.

Este ano acho que é melhor fiares-te aqui nas previsões do forum em vez da NOAA:lol::p
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
A previsão sazonal do MetOffice já saiu e não é nada animadora, com precipitação abaixo da média para os próximos meses.

Aqui, existem vários modelos http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/NMME/monanom.shtml e a previsão para Janeiro é mais seco no sul. Já o NOAA continua a meter um Janeiro seco e um Fevereiro extremamente seco e já Dezembro está a ser seco no sul e até ao final do ano, o sul não verá nada de extraordinário.
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
A previsão sazonal do MetOffice já saiu e não é nada animadora, com precipitação abaixo da média para os próximos meses.

Aqui, existem vários modelos http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/NMME/monanom.shtml e a previsão para Janeiro é mais seco no sul. Já o NOAA continua a meter um Janeiro seco e um Fevereiro extremamente seco e já Dezembro está a ser seco no sul e até ao final do ano, o sul não verá nada de extraordinário.

Mas eles também não acertaram na previsão deste outono!!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Mas eles também não acertaram na previsão deste outono!!

Em relação ao MetOffice eu não dou valor, acho que tem muitas falhas aquele modelo, em especial ao nível das temperaturas.
No que toca á precipitação é importante frisar que as suas previsões são somente a períodos de 3 meses, e a tendência sempre foi para um inicio de Outono chuvoso, e depois seco a partir do mês em que estamos.
Contudo face aos outros modelos este sempre foi o modelos mais seco, e claramente o que mais falhou no global relativamente ao Outono !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
O ECMWF também indicava um Outubro/Novembro chuvoso e assim foi pelo sul e depois mostra seco a partir de Dezembro. Amanhã, deve sair no site italiano a actualização deste mês e acredito que não vai ser muito diferente do MetOffice. A previsão sazonal do IM também indica isso, para mim não acredito num Inverno chuvoso, o padrão tem sido muito idêntico ao ano passado, acreditar que o Inverno vai ser normal ou mesmo chuvoso é contrariar os modelos. Raramente, as previsões falham nas previsões sazonais para o Inverno, os modelos sazonais têem muito mais dificuldade nas estações intermédias Outono e Primavera do que no Inverno.

Inverno rigoroso não acredito, quando vejo as cegonhas já a construírem o ninho e as cegonhas já no ano passado tiveram por cá o ano inteiro e este ano ainda cá estão, só no ano 2009/2010 e 2010/2011 durante o Inverno é que elas não tiveram por cá, por isso, as previsões sazonais vão de encontro às previsões das minhas vizinhas cegonhas. :D