Previsão Sazonal - Outono/Inverno 2013

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Isto parece incrivel o que se passa com os modelos e como mudam de um mês para o outro o que me leva a colocar em causa a credibilidade destas previsões em especial no que toca a este Outono/Inverno.

O ultimo modelo a sair foi o MettOffice que é uma antitese da previsão do ECM mas por outro muito identica á previsão do CFS, ou seja, mais um ano seco ou no máximo normal por estas bandas ..... que tristeza !
Estou farto de Outonos/Invernos secos ou normais por estas bandas, o que tem valido ultimamente tem sido as Primaveras !
Impressionante como consegue ser o inverso da previsão anterior, e o inverso da previsão do ECM !
Outro 2003/2004 não por favor !




Uploaded with ImageShack.us
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Aurélio, por norma, o MetOffice sai primeiro do que o ECM, mas eu que estava à espera que seguisse a mesma linha que o ECM, afinal não. Enfim...
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
E o accuweather já lançou alguma previsão? para o verão foram os mais certeiros

O melhor é aguardarmos pelas previsões dos franceses.. Costumam acertar ao contrário, não dá hipóteses! :)

Agora a sério, com as chuvas que já ocorreram até aqui, seguem as desta semana. De seguida entra o verão de são martinho, e entretanto já passaram 2/3 do outono. Enfim, um outono normalissimo e agradável! Com mais 15 dias de chuva entre o fim de novembro e o princípio de dezembro et voilá, temos um outono a coincidir com as normais.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O melhor é aguardarmos pelas previsões dos franceses.. Costumam acertar ao contrário, não dá hipóteses! :)

Agora a sério, com as chuvas que já ocorreram até aqui, seguem as desta semana. De seguida entra o verão de são martinho, e entretanto já passaram 2/3 do outono. Enfim, um outono normalissimo e agradável! Com mais 15 dias de chuva entre o fim de novembro e o princípio de dezembro et voilá, temos um outono a coincidir com as normais.



Desculpa, mas para dizeres o que disseste mais vale não dizeres nada ....
a proxima previsão é para Nov/Dez/Janeiro, e portanto para o final do Outono apenas falta 1 mês. A questão aqui nem é se faz o Verão de S. Martinho e depois chove, mas sim como será o tempo depois deste mês e devias saber que um Outubro chuvoso não indica qualquer sinal, tanto pode indicar um Outono/Inverno chuvoso, ou com Outono chuvoso e Inverno seco, ou então um final de Outono e Inverno bastante seco....
Da minha parte ainda não encontrei qualquer correlação entre este mês e os restantes meses do Outono/Inverno.
Neste momento as previsões sazonais são contraditorias em que existem modelos que indicam um resto de Outono e Inverno bastante chuvoso, existem outros como o prestigiado CFS e o MetOffice que indicam um resto de Outono e Inverno bastante seco !

Do meu ponto de vista não existe um padrão atmosférico claro este ano !
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Desculpa, mas para dizeres o que disseste mais vale não dizeres nada ....
a proxima previsão é para Nov/Dez/Janeiro, e portanto para o final do Outono apenas falta 1 mês. A questão aqui nem é se faz o Verão de S. Martinho e depois chove, mas sim como será o tempo depois deste mês e devias saber que um Outubro chuvoso não indica qualquer sinal, tanto pode indicar um Outono/Inverno chuvoso, ou com Outono chuvoso e Inverno seco, ou então um final de Outono e Inverno bastante seco....
Da minha parte ainda não encontrei qualquer correlação entre este mês e os restantes meses do Outono/Inverno.
Neste momento as previsões sazonais são contraditorias em que existem modelos que indicam um resto de Outono e Inverno bastante chuvoso, existem outros como o prestigiado CFS e o MetOffice que indicam um resto de Outono e Inverno bastante seco !

Do meu ponto de vista não existe um padrão atmosférico claro este ano !

Tens razão, Aurélio!

Bem sei que não temos um padrão de concordância entre modelos sazonais, pelo que ainda não é possível ter uma idéia segura do próximo inverno. Mas não me parece que vá ser um inverno de extremos, de precipitação ou em termos de frio.

O melhor é aguardar, por mais atualizações..

Ps: falei dos franceses, só para o quebrar o gelo! :-)
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Aqui a conversa está animada :D
Mas só para me satisfazerem a curiosidade, o outono para vocês está a terminar?...
Que eu saiba, este ano de 2013 o outono começou a 22 de setembro e termina a 21 de dezembro e hoje ainda,
apenas é 21 de outubro, como é que se ainda passou um mês, apenas um terço do outono,
aqui dizem que já passaram dois terços do outono e já só falta um mês para o fim do outono :huh: (segundo o Paulo H e o Aurélio)?!....
Ou está-me a escapar algo? :huh: :D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tens razão, Aurélio!

Bem sei que não temos um padrão de concordância entre modelos sazonais, pelo que ainda não é possível ter uma idéia segura do próximo inverno. Mas não me parece que vá ser um inverno de extremos, de precipitação ou em termos de frio.

O melhor é aguardar, por mais atualizações..

Ps: falei dos franceses, só para o quebrar o gelo! :-)

O que mais me enerva é ver estas previsões de um modelo que indica uma seca tremenda e ver outros que dão um Inverno á moda de 89 !
E esta para mim é a altura do ano em que mais valor dou ás previsões sazonais porque já não existe aquela história das energia de origem tropical e aquela atmosfera algo complicada dos meses de transição, e agora quando esperava olhar para o MetOffice e este seguir como costuma seguir o ECM e vejo tudo ao contrário dá-me uns nervos.
Já o CFS é a mesma história de 1 a 10 (condições iniciais) teriamos um Inverno chuvoso agora já está tudo ao contrário, muito mais seco, ou seja estes modelos estão de extremos.
Na vossa região não se passa isso .... não estão muitos meses sem chuvas, mas por aqui nos ultimos 20 a 30 anos a maior parte dos meses tem sido secos, e o que tem valido tem sido alguns meses (em alguns casos até já fora da época a repor alguma normalidade).
Ainda assim desde 89 a 2010 apenas tivemos 4 anos (mesmo anos) acima da média porque de resto foi sempre ou normais (grande maioria) ou então abaixo da média !

Vamos aguardar então .....
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aqui a conversa está animada :D
Mas só para me satisfazerem a curiosidade, o outono para vocês está a terminar?...
Que eu saiba, este ano de 2013 o outono começou a 22 de setembro e termina a 21 de dezembro e hoje ainda,
apenas é 21 de outubro, como é que se ainda passou um mês, apenas um terço do outono,
aqui dizem que já passaram dois terços do outono e já só falta um mês para o fim do outono :huh: (segundo o Paulo H e o Aurélio)?!....
Ou está-me a escapar algo? :huh: :D

Para efeitos de calendário começa a 22 de Setembro mas do ponto de vista climático começa a 1 Setembro e vai até 30 Novembro !
 
  • Gosto
Reactions: Norther

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas,

Segundo a previsão mensal do ECMWF parece que teremos um mês de Novembro extremamente seco por estas bandas !
Mas segundo a minha opinião e como tradicionalmente temos um Verão de S. Martinho acredito num periodo muito seco mas para aí até 16/17 Novembro e depois acredito que vá mudar !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2013

pelos que dizem os cientistas i os metreologistas do accuweather este ano o inverno vai ser o mais frio dos ultimos 100 anos haver vamos

Eles dizem isso todos os anos ....
Me podes dar o link directo dessa previsão se faz favor ... não encontro a deste ano aqui para a Europa ?
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2013


No fim deste artigo há links para as fontes da notícia. Segui estes links e encontrei, no Diário da Rússia, um artigo que afima mais ou menos o contrário:

http://www.diariodarussia.com.br/fa...-russo-nao-sera-tao-rigido-quanto-o-anterior/
(Inverno russo não será tão rígido quanto o anterior)

No La Voix de La Russie, igualmente indicado como fonte, procurei pelo termo "hiver" e só encontrei este artigo:
http://french.ruvr.ru/2013_10_23/247564885/
(Le changement climatique est dangereux pour la santé).