Previsão Sazonal - Primavera/Verão 2013

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
O site italiano já actualizou e a nortada parece que reinar este Verão. Com uma ligeira anomalia negativa junto ao litoral oeste. Já em termos de precipitação, é o pior cenário que podia mostrar o modelo, precipitação inferior a 50% em relação à média no Outono climatológico (SON), muito mau mesmo 6 meses de completa secura no sul. :shocking::shocking: Um ano hidrológico que foi igual ao ano passado e o próximo já os modelos mostram que vem aí mais uma seca tá bonito tá. :mad::angry::angry:

Não vou afirmar que teremos seca nesse período de Outono até porque todos sabemos o que a casa gasta em relação a estas previsões sazonais com 2 estações de avanço. Empiricamente acho que o normal seria termos este ano um Setembro activo como já não temos há uns anos até porque a "torneira fechou" muito cedo esta Primavera. Neste momento a possibilidade de termos 6 meses secos no sul não é completamente descabida mas daí a termos o Outono seco...acho que seria mau de mais. Isto é melhor levar um dia de cada vez;)
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Avizinha-se o pior verão dos últimos 200 anos
Segundo o canal francês ‘Météo', o calor só vai chegar nos meses de Setembro e Outubro à Europa Ocidental, Portugal incluído.

Se as previsões do canal francês ‘Météo' se cumprirem, a Europa Ocidental - Portugal incluído - vai ter um dos verões mais frios dos últimos 200 anos. O canal de meteorologia assegura que há 70% de probabilidades de não existir verão este ano, sendo que o calor só deverá aparecer nos meses de setembro e outubro.

O largo e tardio inverno, que baixou as temperaturas da água do mar e a pouca atividade solar durante os últimos meses, pode ter um efeito direto sobre o clima na Europa e originar este fenómeno.

Segundo as previsões do canal francês, as temperaturas baixas e a elevada humidade vão marcar a Europa até ao final de agosto e o calor apenas vai aparecer em curtos e envergonhados períodos. Verão como todos nós conhecemos, só deverá chegar nos meses de setembro e de outubro, que serão os mais quentes e com mais radiação solar.

A cumprirem-se as previsões, a Europa Ocidental vai ter o pior verão desde 1816. E Portugal não deverá escapar.

CM

Vamos lá ver se não vai dar flop, embora quase de certeza que sim, isto não deverá ser levado à letra pois seria algo extremamente radical a vir a acontecer, embora na meteorologia não existam impossíveis apenas probabilidades. Mas este estilo de previsão está no mesmo patamar daquelas que anunciavam que iríamos ter o verão mais quente dos últimos 100 anos ou o que fosse.
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
lol há um ano desse tipo em 1984 em que maio foi frio e o dia +quente foi em setembro com 38ºc em lisboa.
Mas isso de não ter verão em portugal é estupido é impossivel escapar dias acima dos 30ºc em portugal em junho julho e agosto. E nesse momento viram as tão bem conhecidas teorias de aqueçimento global (=.
Na namíbia as agúas são muito frias mesmo assim está lá calor mesmo de inverno.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Nos últimos anos praticamente todos os verões acabaram com uma anomalia positiva das temperaturas (verões quentes).
No ano passado, se não estou em erro, o verão (JJA) terminou com uma anomalia de 0,0ºC. Ou seja, foi um verão na média.

Não sei que anomalia teve esse ano de 1816 em Portugal. Ninguém sabe...
Mas sabemos que em 1977 tivemos um verão "frio". Pelo menos o mais frio, ao nível de temperaturas máximas, desde 1931.

Será que 2013 terá uma anomalia tão grande como a de 1977?

O gráfico:

semttulo2my.png
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
O que ganham eles com notícias dessas? shares e comentários no facebook, parece que iphones e likes vão ser a moeda de troca do futuro.

Eu penso que querem um pouco de mediatismo, nada mais do que isso. Afinal de que mais lhes poderá servir esta noticia?! Enfim...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Não digo o mais frio, mas que as previsões sazonais do ECMWF apontam para uma anomalia negativa durante o Verão no litoral oeste está lá e que Setembro e Outubro serão meses com anomalia positiva também está lá, agora dizer que vai ser o mais frio dos últimos 200 anos ninguém sabe dizer se vai ser verdade ou não. A confirmar-se até era engraçado e a notícia de 1 de Abril que saiu na Visão que na altura disseram que era mentira passava a ser verdade. :lmao:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,737
Local
Loures
Verão 2013, esclarecimento

2013-05-28 (IPMA)

Na sequência da notícia veiculada hoje, 28 de maio de 2013, nos meios de comunicação social nacionais e internacionais de que o “Verão de 2013 será o mais frio dos últimos 200 anos na Europa Ocidental”, o IPMA esclarece que não tem conhecimento do fundamento técnico científico, suporte desta afirmação.
A previsão sazonal que o IPMA disponibiliza mensalmente em:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.longo.prazo/

resulta de 4 sistemas de previsão acoplados: três europeus - ECMWF, Met Office, Météo-France - e um norte americano - NCEP. Estes modelos estão sujeitos às mesmas condições de integração, sendo os parâmetros estatísticos obtidos face a um período de referência comum de 20 anos (1991-2010). Esta previsão tem um alcance de meio ano, apresentando cenários na forma de anomalias de temperatura e precipitação para conjuntos de 3 meses.


A previsão mais recente disponibilizada pelo IPMA, para o trimestre junho, julho e agosto, sugere um cenário para Portugal Continental em que a probabilidade da temperatura média ser inferior ao normal é de 40 a 60%, com uma anomalia negativa entre -0.5 e -0.2 °C. A probabilidade da temperatura média neste período ser inferior ao percentil 20 é de 30 a 40%.
Nas latitudes médias, em que Portugal se encontra, a previsão sazonal apresenta ainda um baixo grau de confiança, quando comparada com as latitudes tropicais, onde o grau de confiança é maior. Por este motivo, a previsão sazonal deve ser analisada com reservas.

Previsão de longo prazo

http://www.ipma.pt/pt/media/noticias/newsdetail.html?f=/pt/media/noticias/textos/verao2013.news.html
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Quem afirma que o inverno está a prolongar-se pela primavera devia também explicar porque em meados de Maio registaram-se quase 30 ºC perto do Circulo Polar Árctico (Noruega, Suécia e Finlândia) ou temperaturas bastante acima dos 30 ºC no leste da Europa.

Estação russa polar evacuada de urgência por causa do degelo

A Rússia decidiu evacuar com urgência a estação científica russa localizada no Pólo Norte, devido aos níveis anormais de degelo verificados naquela região, divulgou hoje o governo de Moscovo. O ministro dos Recursos Naturais e da Ecologia russo, Serguei Donskoi, ordenou "o desenvolvimento em três dias de um plano de evacuação da estação polar científica Severny Polious 40", onde trabalham atualmente 16 pessoas, segundo um comunicado oficial.
A decisão está relacionada com "o desenvolvimento anormal dos processos naturais na bacia do Ártico, que resultou na destruição dos glaciares em redor da estação", indica-se na mesma nota informativa.

Destak/Lusa

19 de Maio ...

Sábado, com 28 ºC no interior da Noruega, já bastante próximo do Círculo Polar Arctico; 26 ºC em várias zonas da Suécia e da Finlândia:

cgicurrentgraph


WeatherOnline

No norte de África, a Líbia registou uma máxima de 48 ºC no Sábado.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Este ano aqui na Islândia o inverno foi um dos mais quentes em muitas décadas, e a primavera tem sido uma das mais frias também em muitos anos. Os últimos verões foram contudo sistematicamente dos mais quentes em vários séculos.

Não sei como será este verão, mas parece que aqui há tendência neste final de Primavera de o tempo ser notoriamente mais frio e húmido do que o ano passado