Previsões curto prazo: até 3 dias (Fevereiro 2016)



Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
Estava agora a consultar o meteograma para Domingo e nas horas de mais frio muito pouca precipitação para não dizer nenhuma, pelo menos para aqui, o que já é habitual vamos ver as próximas saidas
 

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Com tanto tira e mete e tira e mete dos últimos tempos, tenho que considerar que estão bastante estabilizados! Talvez dê para dar um salto à zona de Montalegre no domingo! :)
Montalegre? :) se és do minho tens neve bastante mais perto!

Esta situação a não mudar pode haver neve para 3 dias (domingo até terça) e no evento seguir ( Quarta feira) quando a cota de neve voltar a descer era só pedir uma precipitaçãozinha para voltar a acumular e teríamos mais uns dias! seria exelente!
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Montalegre? :) se és do minho tens neve bastante mais perto!

Esta situação a não mudar pode haver neve para 3 dias (domingo até terça) e no evento seguir ( Quarta feira) quando a cota de neve voltar a descer era só pedir uma precipitaçãozinha para voltar a acumular e teríamos mais uns dias! seria exelente!


Nevar em Montalegre é banal. É provavelmente a região habitada em Portugal onde mais vezes cai neve.
Outra região também espetacular para neve ( e não tão falada quanto isso) é o planalto de Castro Laboreiro, e é provavelmente a região no nosso país que mais beneficia de entradas de Norte. E neva muitas vezes até bastante tarde, já vai a Primavera avançada.

Para cotas mais baixas, tenho mais esperança na entrada fria do meio da semana. O maior problema deverá ser a escassa precipitacao, mas parece ter mais potencial do que a entrada de domingo.
 

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Nevar em Montalegre é banal. É provavelmente a região habitada em Portugal onde mais vezes cai neve.
Outra região também espetacular para neve ( e não tão falada quanto isso) é o planalto de Castro Laboreiro, e é provavelmente a região no nosso país que mais beneficia de entradas de Norte. E neva muitas vezes até bastante tarde, já vai a Primavera avançada.

Para cotas mais baixas, tenho mais esperança na entrada fria do meio da semana. O maior problema deverá ser a escassa precipitacao, mas parece ter mais potencial do que a entrada de domingo.

Eu não disse que não era banal nevar em montalegre :) fiz referencia sim sendo ele do minho( pelo menos é o que diz na descrição de perfil) pode ver neve bastante mais perto do que ir a montalegre. por exemplo na zona de castro laboreiro e lamas de mouro ( que referiste) ou na dezena de cumes do lado minhoto que existem no PNPG acima dos 1000 até 1500 metros
 
Última edição:

Beric D

Cumulus
Registo
12 Mar 2013
Mensagens
146
Local
Minho/Países Baixos
Quando digo "zona de Montalegre" refiro-me à zona do Gerês que engloba Pitões, Tourém, etc e não propriamente a urbe! É a minha zona de eleição em Portugal. Vou lá todos os verões e invernos :)

Ah, e sou do Minho mas no fim de semana estou na terra dos meus avós, no Barroso :)
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Quando digo "zona de Montalegre" refiro-me à zona do Gerês que engloba Pitões, Tourém, etc e não propriamente a urbe! É a minha zona de eleição em Portugal. Vou lá todos os verões e invernos :)

Ah, e sou do Minho mas no fim de semana estou na terra dos meus avós, no Barroso :)

Ah bom, ao Concelho de Montalegre :thumbsup: Pitões das Júnias fica lindo pintado de branco! aproveita :)
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Em relação a Montalegre, eu estava a referir - me à vila de Montalegre mesmo. Que é normalíssimo lá nevar, quase todos os anos dou lá um salto e é raro o ano que não neva. Eu penso que é com elevado grau de certeza a vila / cidade onde cai mais vezes neve em Portugal.

Em relação às serranias circundantes, isso já pertence ao top, até mesmo a nível ibérico. Aí a questão é qual as acumulações que vão ocorrer por cada ano, porque nevar muitas vezes está sempre garantido ( em qualquer ano) .
 

ruka

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
325
Local
Porto (Boavista)
IPMA

Informação especial

Comunicado válido entre 2016-02-11 14:19:00 e 2016-02-14 20:00:00
Assunto: Previsão Especial no Continente de 12 a 14 de fevereiro de 2016
O estado do tempo no Continente, nos dias 12 e 13 de fevereiro, será influenciado por um fluxo forte de oeste e uma massa de ar quente e húmido associado a ondulações frontais que se deslocam no Atlântico em direção às Ilhas Britânicas.

Nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela, prevê-se precipitação persistente e por vezes forte. Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra
prevê-se que os valores da precipitação acumulada possam atingir 200 mm em 48 horas.

No dia 14, devido ao estabelecimento de um fluxo forte de noroeste, com transporte de ar polar, haverá uma descida significativa de temperatura, queda de neve, intensificação do vento e aumento da agitação marítima.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
tp://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa/

Data de edição: 2016-02-11 14:19:08

Instituto Portugues do Mar e da Atmosfera, I.P.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Proteção Civil alerta para cheias e inundações rápidas

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou esta quinta-feira para a possibilidade de inundações rápidas e cheias, especialmente nas regiões do Norte e Centro, devido ao agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dá conta de um "agravamento das condições meteorológicas" para os próximos dias, em especial nas regiões a norte do rio Tejo e nas regiões do Minho e do Douro Litoral.


A ANPC chama a atenção para a "possibilidade de inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis, mais prováveis nas bacias dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave, Vouga, Douro e Mondego, não sendo de excluir situações de cheias provocadas pelo aumento de caudal das principais linhas de água".

A Proteção Civil adianta também que as condições de saturação dos solos favorecerem a possibilidade de ocorrência de deslizamentos em zonas de declive mais acentuado.

O alerta da Proteção Civil surge após o contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê precipitação persistente para sexta-feira e sábado, que por vezes será forte, e agitação marítima na costa ocidental com ondas entre quatro e cinco metros, que vão aumentar a partir da madrugada de domingo.

Para os próximos dias, está também previsto vento forte, chegando aos 70 quilómetros por hora no litoral e terras altas, e queda de neve acima de 1000 metros de altitude nas regiões do norte e centro, podendo ocorrer abaixo da cota de 800 metros no domingo.

Tendo em conta as condições meteorológicas, a ANPC alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, além da possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, inundações e queda de ramos ou de árvores devido ao vento mais forte.

Como medidas preventivas, a Proteção Civil recomenda à população para adotar uma condução defensiva e reduzir a velocidade, desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais, colocar correntes de neve nas viaturas e não atravessar zonas inundadas.

Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, não praticar atividade relacionada com o mar e ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira, zonas ribeirinhas e áreas com árvores são outras das recomendações da ANPC.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=5024882&page=2
 

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
É impressão minha ou vai chover bastante na zona centro, mais do que estava previsto... Com os últimos dias de chuva a saturar os solos isto pode trazer problemas. Malta devo alertar os meus visitantes??? O IPMA não deu nenhum aviso!

zeKn9Szh1zqZW.gif