Previsões curto prazo: até 3 dias (Março 2016)

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
no que o IPMA parece estar certo é no vento... a frente pelo menos no litoral norte e centro parece ser importante e interessante na rotação do vento de oeste para noroeste.

Para ser mais preciso, a rotação é de Sudoeste para Noroeste, Oeste para Noroeste nunca iria ter tanto impacto na temperatura como o que vai ocorrer amanhã, embora não seja nada de outro mundo.
Alguns exemplos do dito arrefecimento:

mWcME0g.png


zFnbUVQ.png


Bom nevão no Gerês

5aD9HzB.png
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
700 metros e para Zamora bem no interior parecem-me uma previsão mais razoável, a mim só me faz "confusão" os 400 metros ( e mesmo os 600 m ) aqui para Portugal..:unsure:

Não sei até que ponto o evento tem potencial para baixar assim tanto a cota, tendo em conta que já estamos no fim de Março, mais radiação, dias mais compridos não há grande frio instalado... :unsure:

Acho que os 400m são praticamente impossíveis e mesmo os 600m parecem muito improváveis. O que andou a ver o IPMA que nós não vemos?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Alto que o IPMA actualizou a previsão para hoje:

Previsão para 4ª feira, 30.março.2016

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA


REGIÕES NORTE E CENTRO:
CÉU EM GERAL MUITO NUBLADO, COM ABERTAS ATÉ MEIO DA MANHÃ.
PERÍODOS DE CHUVA NO MINHO, ESTENDENDO-SE GRADUALMENTE ÀS
RESTANTES REGIÕES A PARTIR DO FINAL DA MANHÃ, PASSANDO A
REGIME DE AGUACEIROS DURANTE A TARDE QUE PODERÃO SER DE
GRANIZO.
POSSIBILIDADE DE OCORRÊNCIA DE TROVOADA.
QUEDA DE NEVE ACIMA DE 1600/1800 METROS, DESCENDO GRADUALMENTE
A COTA PARA 600/800 METROS A PARTIR DO MEIO DA TARDE, PODENDO PONTUALMENTE DESCER A 400/600 METROS DURANTE A NOITE.
VENTO FRACO A MODERADO (10 A 30 KM/H) DE SUDOESTE, RODANDO
GRADUALMENTE PARA NOROESTE A PARTIR DO FINAL DA MANHÃ E TORNANDO-SE
MODERADO A FORTE (30 A 45 KM/H) COM RAJADAS ATÉ 80 KM/H NO LITORAL
E TERRAS ALTAS.
NEBLINA OU NEVOEIRO MATINAL.
PEQUENA DESCIDA DA TEMPERATURA MÍNIMA.

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/



Até escreveram a previsão em caixa alta, ou seja " aos berros " :D e este podendo faz toda a diferença realmente..é que mesmo os 600/800 metros são algo baixos sobertudo por causa dos 600 metros .. veremos..
 

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Alto que o IPMA actualizou a previsão para hoje:

Previsão para 4ª feira, 30.março.2016

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA


REGIÕES NORTE E CENTRO:
CÉU EM GERAL MUITO NUBLADO, COM ABERTAS ATÉ MEIO DA MANHÃ.
PERÍODOS DE CHUVA NO MINHO, ESTENDENDO-SE GRADUALMENTE ÀS
RESTANTES REGIÕES A PARTIR DO FINAL DA MANHÃ, PASSANDO A
REGIME DE AGUACEIROS DURANTE A TARDE QUE PODERÃO SER DE
GRANIZO.
POSSIBILIDADE DE OCORRÊNCIA DE TROVOADA.
QUEDA DE NEVE ACIMA DE 1600/1800 METROS, DESCENDO GRADUALMENTE
A COTA PARA 600/800 METROS A PARTIR DO MEIO DA TARDE, PODENDO PONTUALMENTE DESCER A 400/600 METROS DURANTE A NOITE.
VENTO FRACO A MODERADO (10 A 30 KM/H) DE SUDOESTE, RODANDO
GRADUALMENTE PARA NOROESTE A PARTIR DO FINAL DA MANHÃ E TORNANDO-SE
MODERADO A FORTE (30 A 45 KM/H) COM RAJADAS ATÉ 80 KM/H NO LITORAL
E TERRAS ALTAS.
NEBLINA OU NEVOEIRO MATINAL.
PEQUENA DESCIDA DA TEMPERATURA MÍNIMA.

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/



Até escreveram a previsão em caixa alta, ou seja " aos berros " :D e este podendo faz toda a diferença realmente..é que mesmo os 600/800 metros são algo baixos sobertudo por causa dos 600 metros .. veremos..
Concordo mais com esta atualização, mas 600m acho que é muito baixo...mas as surpresas acontecem!;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Concordo mais com esta atualização, mas 600m acho que é muito baixo...mas as surpresas acontecem!;)

Sim, surpresas podem acontecer de facto, eu sugeria que colocassem a cota entre os 0 metros e 2000 metros, assim salvaguardavam qualquer surpresa que pudesse ocorrer pois acertavam de certeza, sejamos francos , o IPMA é pouco rigoroso nas cotas de neve e não só, mas isso é outro assunto que não faz parte deste tópico...
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O ipma já tem pecado por defeito e por excesso também. De todos os nevões que caíram à cota zero, não me lembro de alguma vez o ipma ter previsto essa cota, nem lá perto. Mas pronto, acontece. Com certeza que, para hoje, estão a ver, com o seu olhar profissional, algo que nos está a escapar.
Mas atenção que o GFS vai nesse sentido também, até baixou a cota na última actualização.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

gomas

Cumulus
Registo
6 Fev 2014
Mensagens
114
Local
lamego(arredores)-300m
referir que o vento pode soprar forte mais nas regioes litoral e terras altas
as cotas estao baixas pois deve ser o facto de a entrada ser durante a noite penso em acumulaçoes
acima dos1000m.sexta de madrugada existe a possibilidade de formaçao de gelo no norte e centro.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Acho que os 400m são praticamente impossíveis e mesmo os 600m parecem muito improváveis. O que andou a ver o IPMA que nós não vemos?

O GFS lá vai apontando também algumas cotas abaixo dos 600 metros para o final da madrugada de amanhã (ex: Vila Pouca de Aguiar)... Parece-me não ser apenas um único modelo a prever cotas inferiores a 600 metros nalguns locais residuais...
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e TiagoLC

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Para os Açores mais uma pluma tropical, sendo a água precipitável tendencialmente moderada a elevada:

dTtlZS7.png


Os ventos mais fortes estão nos níveis baixos e atrás do sistema frontal (os ventos em altitude). Os gradientes térmicos mais interessantes estão acima na atmosfera se bem que parece haver algumas inversões. Sem CAPÉs significativos, aposto em chuva fraca a moderada na generalidade com a possibilidade de ocorrerem períodos ocasionais de chuva/aguaceiros moderados a fortes devido à água precipitável, saturação do ar e movimento verticais. Como já é hábito a orografia arrancará mais alguma chuva. O ponto de orvalho deverá ser suficiente para causar algum nevoeiro nos pontos mais altos das ilhas. Mas como não é muito 'extenso' deverá haver boa visibilidade na generalidade:

gPX35da.gif


No satélite já é possível ver a pluma tropical... e tem mau aspeto:

54L6Kuxl.jpg


Não vai ser um bom dia para dar passeios aos pontos mais altos. A +-700 metros os ventos estarão próximos dos 100 km/h (50 nós):

0Gs6Quq.gif


Em suma, um bom evento com alguma chuva:

zgw2JQk.gif
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Irá nevar novamente em Ferreira do Zêzere?
Segundo informações da Proteção Civil e IPMA poderá nevar novamente em Ferreira do Zêzere, como aconteceu no passado dia 27 de fevereiro.

Segundo a informação publicada na página oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob Aviso Amarelo entre as 12h e as 24 horas de quarta-feira, dada a previsão de queda de neve acima dos 400/600 metros.

Embora o distrito de Santarém não esteja sob aviso, concelhos como Ferreira do Zêzere e Ourém, que se situam na cota dos 400 metros, poderão voltar a ver nevar a partir do meio da tarde.

http://noticiasdozezere.pt/concelho/9588-ira-nevar-novamente-em-ferreira-do-zezere/
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Irá nevar novamente em Ferreira do Zêzere?
Segundo informações da Proteção Civil e IPMA poderá nevar novamente em Ferreira do Zêzere, como aconteceu no passado dia 27 de fevereiro.

Segundo a informação publicada na página oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob Aviso Amarelo entre as 12h e as 24 horas de quarta-feira, dada a previsão de queda de neve acima dos 400/600 metros.

Embora o distrito de Santarém não esteja sob aviso, concelhos como Ferreira do Zêzere e Ourém, que se situam na cota dos 400 metros, poderão voltar a ver nevar a partir do meio da tarde.

http://noticiasdozezere.pt/concelho/9588-ira-nevar-novamente-em-ferreira-do-zezere/
Bem, então se calhar neva outra vez na Serra de Aire...
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993