Previsões curto prazo: até 3 dias (Outubro 2015)

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
nada mau o ECMWF...:rolleyes:
stEc5Zk.png
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Uma olhadela em modelos de maior resolução, entre a meia noite de hoje e o meio dia de 2ªfeira,
As diferenças ainda são significativas, sobretudo naquela linha que aparece no Domingo à noite/madrugada de 2ªfeira, a sul, nos modelos "franceses".


WRF Meteociel

k9iR7zR.gif




WRF Meteogalicia

14tfy5r.gif



AROME IPMA

t83trGY.gif




ARPEGE Meteociel

nD1FNKs.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Actualização de alguns modelos nas saídas das 00z relativamente à precipitação desde a madrugada de hoje até à meia noite de amanhã:

AROME IPMA (acumulado 3 horas)

vrh90di.gif




ALADIN IPMA (acumulado 3 horas)

Wj9bsFG.gif




HIRLAM AEMET (acumulado 6 horas)

ykVKJak.gif




ARPEGE METEOCIEL (acumulado horário)

5Lyxagw.gif



WRF METEOCIEL (acumulado horário)

rCbwQYU.gif




WRF Meteogalicia (acumulado horário)

I6A1eY6.gif
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Olhando ao GFS e ECM, penso que há um agravamento para a próxima noite e amanhã de manhã, onde se registarão as piores condições desta depressão, quer ao nível da precipitação ( pelo menos no Litoral Norte, o gfs mete o grosso da precipitação para a próxima noite) , vento e o possível aparecimento de trovoadas ( que localmente poderá causar sérios problemas com algum fenómeno convetivo extremo) .
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sem querer entrar em alarmismos, mas penso que o facto da fase mais instável desta frente coincidir com os maiores períodos de precipitação previstos, vento a soprar próximo dos 100 km / h e trovoada poderá agravar bastante a intensidade deste evento. esperemos que seja apenas um bom evento meteorológico, sem estragos de maior.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Quanto ao rescaldo de ontem, a previsão que coloquei acabou por não se verificar na totalidade, já que a convecção que surgiu foi toda ela pouco significativa.

Quanto á previsão para hoje, a parte relacionada com a short wave desta noite não se verificou devido a um mix entre sobre-estimação do CAPE e subestimação de alguma capping layer de ar Africano que acabou por ser ingerido e transportado mais para norte do que o idealizado.

Para as próximas horas, no entanto, parece que se desenvolverá uma situação interessante, tal como foi discutido na previsão, e de momento a confiança num período de convecção activa e severa está reforçada não só pelo contexto sinóptico que se está a verificar mas também pela presença de uma perturbação em altura que os modelos definiam mal na saida de ontem e que hoje servirá de base para a activação da convergência frontal e pré frontal.
A importância do máximo de vorticidade é crucial já que a frente fria em si está bastante diluida e descaracterizada depois de um trajecto oceânico longo sob aguas quentes, ou seja, perdeu a sua capacidade de criar convergência por advecção de massas de ar com características muito diferentes, e está reduzida a vários segmentos independentes que de momento estão a gerar células bastante activas a norte e a oeste.

FFdFISl.png


A minha opinião continua a manter-se relativamente á região centro e vale do Tejo, um pouco a sul daquilo que o ESTOFEX coloca, que é onde parece que haverá um melhor overlay dos parâmetros dinâmicos e termodinâmicos durante mais tempo esta tarde.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
No seguimento do post anterior, há que dar uma atenção especial a uma possível reactivação da actividade convectiva sobre o centro e partes do sul, num ambiente favorável a fenómenos extremos.

bjvlQkt.png