Previsões curto prazo (até 3 dias) - Setembro 2016

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Provavelmente hoje a EMA de Alcácer do Sal(Barrosinha) vai ser uma das a seguir com particular atenção.
Ontem tiveram 40,6 ºC nessa estação e 40,5 ºC em Alvalade. Creio que foram, juntamente a Alvega, as estações mais quentes no dia de ontem...

Corrigo, 41,5 ºC para Alcácer, 41,3 ºC para Alvega e 41,2 ºC para Alvalade... Estive a confirmar nos dados diários. Seja como for, calor a mais para esta época...
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ontem tiveram 40,6 ºC nessa estação e 40,5 ºC em Alvalade. Creio que foram, juntamente a Alvega, as estações mais quentes no dia de ontem...

Sim já temos os dados oficiais.

Vales do Sado e Tejo geram muito calor.
Alcacer do Sal e Alvalade têm estado um pouco arredadas dos valores extremos registados este ano fruto do vento de NO, principalmente em Alcacer, mas hoje a conversa será certamente outra. :calor:
Hoje esses locais vão ter vento nulo a muito fraco de leste, isto nas horas de mais calor. :calor:
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Vales do Sado e Tejo geram muito calor.

A minha maior curiosidade vai para o Vale do Douro, das duas vezes que lá estive foram as piores experiências desde que me conheço como gente em matéria de calor principalmente no Pinhão e na Foz do Tua. Pena não haver muitos registos ou mesmo nenhum nestas localidades.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
A previsão do IPMA de hoje 3ªfeira em contraste com 5ª é impressionante. Dos 38ºC previstos passa para 24ºC em Lisboa e no Porto de 32ºC para 22ºC e nem comento as mínimas. Preparem-se para as gripes/resfriados :unsure: .

Os 28 ºC para 15 ºC de mínima para Portalegre é que são uma dádiva... :uau::viva:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
Frente prevista para dia 13, terça-feira:

CstWTcI.png


LEFZWGX.png


7ems0mA.png


Os acumulados vão entre os 2 mm no Sul e os 40 mm no Noroeste e Centro de Portugal.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Informação Especial:
PRIMEIRA CHUVA DE SETEMBRO
Durante a tarde de segunda-feira, dia 12 de Setembro, a nebulosidade vai aumentar gradualmente, havendo condições para aguaceiros, dispersos e pouco frequentes mas que podem ser acompanhados de trovoada, nas regiões do interior durante a tarde.
A partir do fim da tarde deverá começar a haver períodos de chuva nas regiões do litoral Norte e Centro que gradualmente, a partir da madrugada de terça-feira, se vão estendendo a todo o território e vão passando a aguaceiros que podem ser fortes e acompanhados de trovoada.
A partir da tarde a nebulosidade diminui na região Sul, mas prevê-se que na quarta-feira, dia 14, ainda continue a haver aguaceiros, em especial nas regiões do Norte e Centro.
No dia 13 a temperatura deverá sofrer uma acentuada descida, sendo a temperatura máxima prevista para terça e quarta-feira inferior a 25ºC em todo o território, não ultrapassando 16ºC nas terras altas do interior Norte e Centro.

Recomenda-se que se tenha em atenção a possibilidade de inundações devido a acumulação de detritos em condutas de água pluviais.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

Fonte: IPMA
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Esta frente deve ser daquelas que passa rápido mas que deixa muita chuva em pouco tempo...
HIRLAM:
UXgbCvD.png

Mhljjky.png

GFS:
aIkjylr.png

8YiRURO.png

dWfOZlc.png

Penso que de uma boa chuva já não nos livramos e talvez de alguma trovoada. Veremos. Pena só ser um dia.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Com a quantidade de chuva que prevê o GFS, o melhor mesmo é tirar as tampas de esgoto. 2 mm para aqui, chega 3ª feira e cai 2 pingas. :huhlmao:

Admirado, ficava eu, se aumentassem a precipitação para aqui, ainda podem tirar mais um bocado. Até, o IPMA coloca céu limpo para Faro na 3ª feira, os aguaceiros fortes previstos ontem, fez caput hoje. :lmao: :lmao:
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Outono antecipado. Chuva e frio devem chegar terça-feira
  • O Instituo Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma mudança do estado do tempo no Continente nos próximos dias, com chuva forte e descida acentuada das temperaturas, em especial na terça e quarta-feira.


O Instituo Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma mudança do estado do tempo no Continente nos próximos dias, com chuva forte e descida acentuada das temperaturas, em especial na terça e quarta-feira.

"A partir de amanhã [segunda-feira] vai haver, de facto, uma mudança do estado do tempo, sentida especialmente na terça e na quarta-feira", afirmou este domingo a meteorologista do IPMA Maria João Frada à Lusa, acrescentando que se tratará de "uma mudança para o outono".

Depois de na semana passada Portugal Continental ter registado temperaturas muito elevadas, sendo terça-feira o dia mais quente do ano, o IPMA prevê que "as temperaturas vão descer para valores que não vão ultrapassar, no máximo dos máximos, 22/23 graus".

"As [temperaturas] mínimas andarão na casa dos oito, dez, 12 graus. No Algarve [serão] um pouco mais altas, entre 15, 17 graus, mas nas serras mais altas, nomeadamente na Serra da Estrela, as mínimas podem ir na quarta-feira para os cinco, seis graus", disse.

Maria João Frada explicou que "a massa de ar que vai atravessar o território do Continente na terça-feira é tropical ou equatorial modificada, vem do Atlântico, e está associada a uma depressão que está centrada a noroeste das ilhas britânicas".

"Essa massa de ar tem muita actividade e tem potencial para dar precipitação muito forte" na terça-feira, disse, "são as primeiras precipitações de Setembro já a querer indicar que estamos numa mudança para o outono".

De acordo com a meteorologista, na segunda-feira o céu ainda estará pouco nublado ou limpo, no entanto, no litoral oeste, e em especial na faixa costeira a norte do Cabo Raso, haverá nebulosidade baixa, eventualmente neblinas e nevoeiros que podem persistir em alguns locais ao longo do dia.

Mas a partir do final da tarde de segunda-feira, e em especial durante o dia de terça-feira, a passagem no território de um sistema frontal de forte actividade vai dar "precipitação forte em qualquer local do Continente".

"Em qualquer local a probabilidade de precipitação forte é elevada", sustentou, acrescentando que "não se pode excluir que não haja trovoada".

Segundo referiu, provavelmente o país ficará "pintado de amarelo", cor do primeiro aviso do IPMA que é emitido quando estão previstos ou se observam fenómenos meteorológicos adversos.

O estado do tempo volta a "melhorar significativamente" a partir da tarde de terça-feira, mas apenas na região sul, onde o céu tornar-se-á gradualmente pouco nublado.

Para as regiões do norte e centro estão ainda previstos "aguaceiros, por vezes fortes, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada".
http://24.sapo.pt/article/rr-sapo-p...cipado--chuva-e-frio-devem-chegar-terca-feira