Previsões e Alertas - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

Pina

Cirrus
Registo
19 Fev 2008
Mensagens
29
Local
Coimbra
Reparem na saída das 0Z do HIRLAM...vamos ver se o GFS acompanha o HIRLAM, porque a confirmar-se esta situação podemos estar perante uma situação bastante complicada...

i1x0c0d2gp4.gif

© aemet


Complicada em que sentido?
 


RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
É uma depressão bastante cavada, pode levar a ventos excepcionalmente fortes! Atenção com o estado do mar e registos de possíveis situações extremas, principalmente no sábado.
 

mauro miranda

Cumulus
Registo
26 Mar 2008
Mensagens
286
Local
bobadela
É uma depressão bastante cavada, pode levar a ventos excepcionalmente fortes! Atenção com o estado do mar e registos de possíveis situações extremas, principalmente no sábado.

é verdade de acordo com o br.weather.com, no sábado espera-se chuva, trovoada e vento, enquanto que no domingo espera-se apenas chuva, isto na região de lisboa
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não querendo dizer que algo ocorra nesta zona pois todos sabemos a imprevisibilidade do tempo convectivo, é de registar para já este meteograma para Lisboa onde se pode constatar uma tarde complicada de Sábado.

http://www.freemeteo.com/default.asp?pid=156&la=18&gid=2267057

É verdade Mirones, o que o freemeteo aponta especificamente para sábado, é aquilo que o GFS parece apontar para uma grande faixa do centro do país nesse periodo:






Como dizes, e a meu ver muito bem, a imprevisibilidade acontece e essa situação é provável de acontecer em muitos mais sitios que não Lisboa! Mas será um dos periodos mais intensos da Balduína, naquela que será a sua segunda e parece-me última grande investida!
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Esta Balduina é mais forte que a Andrea ?
E em termos de tornados tambem podem ocorrer ?... a probabilidade é maior ou menor ?
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Penso que (e apenas é a minha opinião) são fenómenos diferentes e não podem ser comparáveis. A "Andrea" teve caracteristicas subtropicais e esta "Balduína" estará sob influência do Jet Stream tradicional (Corrente do Golfo) com condições a maior abaixamento de temperatura, parece-me mais cavada ainda que a "Andrea" (poderá trazer ventos muito fortes, especialmente para as regiões acima do Rio Mondego) e chuvas moderadas, podendo ser fortes no Norte e Centro até sexta feira e estendendo-se até ao Sul no sábado onde a sua convectividade irá deixar-nos colados ao monitor :)

Se vai haver tornados, não o podemos dizer porque são coisas imprevisiveis de acontecer, se a probabilidade de acontecer é maior ou menos que no caso "Andrea", sinceramente, parece-me que é menor, apesar de achar que no caso da "Balduína" poderemos ter ainda mais precipitação.
 

mauro miranda

Cumulus
Registo
26 Mar 2008
Mensagens
286
Local
bobadela
Penso que (e apenas é a minha opinião) são fenómenos diferentes e não podem ser comparáveis. A "Andrea" teve caracteristicas subtropicais e esta "Balduína" estará sob influência do Jet Stream tradicional (Corrente do Golfo) com condições a maior abaixamento de temperatura, parece-me mais cavada ainda que a "Andrea" (poderá trazer ventos muito fortes, especialmente para as regiões acima do Rio Mondego) e chuvas moderadas, podendo ser fortes no Norte e Centro até sexta feira e estendendo-se até ao Sul no sábado onde a sua convectividade irá deixar-nos colados ao monitor :)
Se vai haver tornados, não o podemos dizer porque são coisas imprevisiveis de acontecer, se a probabilidade de acontecer é maior ou menos que no caso "Andrea", sinceramente, parece-me que é menor, apesar de achar que no caso da "Balduína" poderemos ter ainda mais precipitação.


e quanto as trovoadas? serão mais do que a andrea? o que te parece?
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
e quanto as trovoadas? serão mais do que a andrea? o que te parece?

Sendo apenas a minha opinião (como disse a pouco), comparar os dois casos é complicado. Por exemplo, na "Andrea" o litoral ficou às moscas ao passo que o interior foi bem atacado, agora parece-me que a probabilidade de haver trovoadas está lá, no norte mais na sexta, no centro e sul mais no sábado.

Em relação ao número, se é mais ou menos que na última isso é aquela resposta que todos gostariamos de saber, mas é por isso que a meteorologia é tão fascinante! ;)
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Lisboa, 16 Abr (Lusa) - As condições meteorológicas vão agravar-se gradualmente a partir de hoje à tarde, prevendo-se um pico de chuva forte entre a tarde de quinta-feira e a manhã de sexta-feira, disse fonte do Instituto de Meteorologia.

A alteração do estado do tempo deve-se a uma depressão que está centrada a norte dos Açores e que se desloca para Leste, para Portugal continental, com "cavamento rápido".

"Esta situação (de uma depressão com cavamento rápido) não é muito frequente mas é normal", disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

De acordo com a aproximação desta situação, o tempo vai começar a mudar a partir de hoje com chuva em várias partes do território, aumentando a intensidade a partir de sexta-feira à tarde.

A mesma fonte adiantou que o período crítico será entre o final da tarde de quinta-feira e o início da manhã de sexta-feira, altura em que a chuva deverá cair forte, sobretudo no litoral norte e centro.

O vento será igualmente forte, com rajadas que poderão chegar aos 90 quilómetros por hora no litoral e aos 120 nas terras altas.

A meteorologista disse ainda à Lusa que a chuva por vezes forte se deverá manter em Portugal continental até domingo, de acordo com as previsões que se podem fazer hoje.

As temperaturas máximas vão também descer, referiu a fonte.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) já foi informada da previsão de agravamento do estado do tempo, adiantou a fonte.


SB

Lusa/fim
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
O GFS é sempre a mesma coisa... de um temporal historico no Norte passa a uma depressão normal :disgust: mas tem outros modelos que dizem o contrario ;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
O GFS é sempre a mesma coisa... de um temporal historico no Norte passa a uma depressão normal :disgust: mas tem outros modelos que dizem o contrario ;)

De certa forma... não vou colocar a imagem da run que saiu agora uma vez que acaba por ser próxima da run das 6z para a noite de quinta feira, mas a verdade é que retira um pouco de precipitação! De qualquer forma não deixa de ser uma grande carga de água!
Mas aquele modelo Hirlam que o Brigantia postou mostra algo bem mais acentuado! E o HIRLAM tem a sua credibilidade. Quem sabe o cenário que vai acontecer não esteja algures entre os dois... :huh:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Bem pelo que vejo teremos dois períodos de forte actividade o primeiro ao fim do dia de Quinta e inicio de madrugada de sexta com chuvadas muito fortes, o vento segundo as ultimas runs do GFS não seria o maior problema neste dia...o segundo momento complicado será durante a tarde de Sábado ai já com vento muito forte em especial no Litoral Centro e Sul :p e chuva forte e trovoadas em especial no Litoral...:rain: