Previsões longo prazo (Primavera-Verão 2016)

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
"Há boas e más noticias nas tendências a longo prazo, como nós realçámos aqui há dias, é provável que ao entrarmos na estação quente ( Maio a Outubro) se mantenham condições favoráveis à ocorrência de instabilidade, com mais chuva ( especialmente sob forma de trovoadas) do que o usual, mas ao mesmo tempo com temperaturas também acima do normal.

No Inverno havia alguns sinais de que poderia ser um Verão seco, com o tempo a estabilizar a partir de Maio, mas a situação alterou-se ligeiramente, pelo menos o suficiente para abrir portas a um padrão mais instável com a atmosfera a ser alimentada por ar mais húmido com origem no Atlântico tropical.

E...esta tendência sai reforçada, já que, tal como esperávamos, haverá uma notória subida das temperaturas a partir de meio deste mês, começando já esta semana, mas ao mesmo tempo acompanhada da permanência de perturbações junto dos Açores, que vão arrastar ar húmido e instável, contrabalançando o ar tradicionalmente mais seco vindo de África, e permitindo que se possam manter as condições de instabilidade, com ocorrência de aguaceiros e trovoadas de carácter disperso.

Resta confirmar se este padrão se mantém pelo Verão, ou se eventualmente haverá alguma alteração."

Fonte: BestWeather
 


comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Bom dia!

Isso das previsões sazonais já sabemos todos que a fiabilidade é muito baixa. Também estavam a prever para todo o continente para abril, um mês com temperaturas abaixo da média e precipitação acima da média. Nas temperaturas até acertaram, pelo menos nestas primeiras semanas, mas na precipitação, só no Norte, porque para o Sul, muito pouco tem chovido e apesar das previsões de chuva para aqui, não acredito que vá chover muito, todo o inverno tem sido isto! Pelas previsões o Sul já estava inundado há muito tempo, na realidade é o contrário.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Atualizacao desta previsao no ipma, mantem a tempratura acima da media entre abril e agosto.


Não te fies na previsão de longo prazo, Jonas. Tenho a impressão que a cassete está encravada. Vamos para o terceiro mês consecutivo com temperatura dentro ou abaixo da média, a própria previsão mensal prevê temperatura abaixo da média.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Tenho a impressão que os mesmos que fazem as previsões sazonais são os mesmos que fazem os estudos sobre o aquecimento global. Ignoram os fenómenos naturais ( não sei se propositadamente ou não, mas não tenho dúvidas que ignoram) e põe - se a fazer previsões exatas sobre o clima daqui a 100 anos ( dizer que em 2100, a temperatura vai ser X e a chuva que vai cair vai ser y vale zero, a credibilidade é nula, isso só serve para descredibilizar aos olhos da opinião pública o fenómeno do aquecimento global) .

Ainda noutro dia li que, devido ao fenómeno da " Lá Nina ", a temperatura vai baixar no próximo ano a nível global, para depois tornar a subir. Mas isso não é assumir que os fenómenos naturais influenciam profundamente o nosso planeta e não só por acao do homem?

Seja como for, pessoalmente não tenho grandes dúvidas de como o " El nino " nos afeta ( ou) e de como a " La Nina " nos vai afetar a partir dos próximos meses.

Resta saber de que forma...
 
  • Gosto
Reactions: Mike26 e TekClub

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Se as previsões a 5 dias falham, as previsões sazonais vão falhar ainda mais. Mas estas servem como base, servem para termos uma noção do que podemos contar a longo prazo. Não devem ser levadas à letra, mas devem ser tomadas em consideração e acho muito bem que elas existam e quem as faça.
Os fenómenos naturais vão sempre influenciar o estado do clima. Tal influência vai assentar sobre as alterações climáticas que o ser humano está a provocar.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Mike26 e TekClub

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)

Nando Costa

Cumulus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
213
Local
Alfena (São Vicente) - Valongo
O IPMA já atualizou a previsão mensal e insiste no cenário de precipitação acima da média e temperaturas abaixo do normal, nomeadamente a norte e centro até meados de maio. Sinceramente, espero que se concrerize. Já é tempo de termos um maio algo fresco e instável. Mas neste momento não estou muito confiante a esse cenário, os modelos andam muito instáveis. Isto é não mostram nenhuma tendência clara. E o tempo esse parece querer aquecer só espero que não aqueça depressa demais.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e jonas

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Para já, tendência para um Verão fresco no Oeste da Península:

fQxEXtg.png


mVSq0Ha.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores


Overall, a summer with near-normal temperatures and precipitation is expected across Spain and Portugal. While there will be heat, the summer will be cooler compared to last summer when Madrid experienced 72 days with temperatures 32 C (90 F) or higher from June through August.

"Mild nights are expected across the Iberian Peninsula this summer, resulting in above-normal temperatures overall," Reppert said.

Following a wet pattern during the spring, conditions will turn drier in June with occasional light rainfall, especially in northern Portugal and northern Spain.

During the months of July and August, drier overall weather is expected with isolated thunderstorms. Most of these storms will occur in the higher terrain during the afternoon and evening hours. A few of the storms will drift into the lower elevations and will bring beneficial rainfall.

"The drought that has impacted parts of the Spain the past several years will plateau or even improve slightly in some areas," Roys said.

A few of the strongest fronts expected to pass through northern Europe will reach northern Spain, triggering more widespread showers and thunderstorms and bringing the threat for downpours and flash flooding to the Pyrenees.