Previsões médio prazo (Janeiro 2016)

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
78H brutal para o litoral norte:

36vtjnf.png


Parece que nesta semana não vai mesmo parar de chover no canto noroeste de Portugal!
Pelo menos esta primeira quinzena promete bem com a chuva, já a temperatura é outro assunto...

v8xSIDQ.png
 


martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Para Braga o Freemeteo está a prever 260mm de chuva ao longo dos próximos sete dias, com uma descida de pressão épica entre este momento e a manhã da próxima segunda-feira. Acompanho a previsão para Braga do Freemeteo há alguns anos e nunca tinha visto tanto numa previsão... Acho que o máximo anterior, que eu tenha visto, foi entre 220 e 230. Quando o Freemeteo dá mais de 100mm é certo que vai chover bem. Neste caso a previsão é de chuva até enjoar.

Quem não é do Minho deve visitar Braga nestes dias para compreender porque é que muitas décadas atrás as crianças daqui, especialmente nos tempos de catequese, levavam muito a sério a ameaça de uma eventual repetição do dilúvio narrado na Bíblia.
 
  • Gosto
Reactions: PTG e TekClub

Célia Salta

Cumulus
Registo
10 Set 2013
Mensagens
464
Local
Sertã - Castelo Branco
Para Braga o Freemeteo está a prever 260mm de chuva ao longo dos próximos sete dias, com uma descida de pressão épica entre este momento e a manhã da próxima segunda-feira. Acompanho a previsão para Braga do Freemeteo há alguns anos e nunca tinha visto tanto numa previsão... Acho que o máximo anterior, que eu tenha visto, foi entre 220 e 230. Quando o Freemeteo dá mais de 100mm é certo que vai chover bem. Neste caso a previsão é de chuva até enjoar.

Quem não é do Minho deve visitar Braga nestes dias para compreender porque é que muitas décadas atrás as crianças daqui, especialmente nos tempos de catequese, levavam muito a sério a ameaça de uma eventual repetição do dilúvio narrado na Bíblia.
Sabes em que modelo e baseado?
É fiavel?
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Previsão do GFS a 7 dias aponta para uma ciclogenese explosiva a cruzar os Açores, seria algo descomunal, caso viesse a acontecer, sábado haveria vento sustentado de 120km/h e rajadas absurdas! Algo com força de um furacão Cat 1
2cd8d504a56edd0a211edc93bd696f89.jpg

Mas como ainda falta muito tempo, tenho a certeza que não passará de uma run... E logo irá mudar muito.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Última saída do GFS reforca ainda mais a precipitacao para os próximos 10 dias. Amplas zonas do Minho com valores de precipitacao na ordem dos 300/ 350 mm.

E continua com cotas de neve prometedores.


E para amanhã / segunda, Continuam a ser modelados valores superiores a 100 mm ( com uma queda na PA de cerca de 20 hPA em 24 horas aproximadamente) em amplas zonas.

Mas atenção, que quer o GFS quer o ECM à algum tempo que vão indiciando algo " explosivo " para o próximo dia 11.

A acompanhar...
 
Última edição:

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Neste momento o Freemeteo prevê 293mm até domingo 10 de janeiro. Eu fiz um print-screen para guardar de recordação, porque nunca tinha visto tal coisa. Espero que aqui na cidade toda a gente esteja preparada.

A 3 de janeiro, domingo, atualizou para 312mm para os próximos 7 dias.
 
Última edição:

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Pode não ser raro mas, pelas minhas memórias antigas e recentes, também posso afirmar que em Braga não é nada raro ver carros a boiar nas estradas e nos túneis, túneis alagados, e ruas principais cortadas durante muitas horas. Quando disse que espero que toda a gente esteja preparada, não era alarmismo... Era uma chamada de atenção a toda a gente.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Boa noite.

Olhando para os modelos as próximas 2 semanas prometem.
Como muita coisa pode mudar, fico-me pelo que vem esta semana, que a ser verdade o que os modelos mostram, é muito bom.
Muita chuva e algum frio (dia 5) pelo meio, prometem animar pelo menos aqui o Norte.

Para dia 5 e 6 está previsto alguma queda de neve, mas em minha opinião e como já foi dito por alguns colegas, nada de extraordinário. Dificilmente baixará dos 1000 metros. Os locais do costume (Gerês, Peneda, Alvão, Marvão, Larouco, Cabreira). A ver se Montalegre é contemplada.
Mas vamos ver o que as próximas RUN têm a dizer.

No segundo painel do GFS...na saída das 18 horas, entre dia 12 e 18 upa upa, é um regalo. Fica o registo pelo menos.

Boa noite a todos.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
O GFS volta a insistir numa ciclogenese explosiva, desta vez passaria a norte dos Açores, com ventos sustentados bem próximos dos 100km/h.
A região dos Açores seria afetada por um poderoso sistema frontal frio com um cisalhamento muito forte e grandes diferenças térmicas à superfície.
Não seria de descartar chuva forte.
0d599871f8cd1f37889818678b8903e3.jpg