Previsões médio prazo (Janeiro 2016)



guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
Noroeste português a competir com a costa do mar Adriático! :D

BNYdWXa.png


Anticiclone da Escandinávia, obrigado por esta chuva! :rain:
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Parece que já ninguém nos tira as próximas boas regas, no dia 8 sexta e dia 11 próxima segunda!
daí pra frente talvez a torneira comece a fechar, comparado com os dias que temos tido..


Agora é desfrutar, felizmente quando este padrão se instala não dá hipótese principalmente a norte tem-se chuva a sério, isso é bem visivel nas medias que não desmentem.
Relativo ao que teremos apos as 190h, ainda é uma incógnita, sendo, que mesmo que haja um desagravamento deste padrão, não significa que não venha ai algo bem interessante. O mês de Fevereiro é um mês frio por excelência, é 2º mês mais frio do ano, sendo que tivemos tanto tempo um domínio anticiclonico generalizado, pode ser que surja algo de Leste :).
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A neve que está a cair em muitos sítios não vai ficar muito tempo no solo, pois vem aí já nova frente que vai derreter tudo.

No entanto, para o início da próxima semana, há tendência para nova queda de neve, mas como não parece que vá chover muito de seguida, a neve pode conservar - se bastante tempo.

A partir de meados do mês, dá a sensação que os modelos indiciam uma possível entrada fria continental. Agora, se me é permitido e alguém que me corrija se estou a dizer alguma asneira , mas tenho a ideia que estas entradas frias continentais conjugadas com instabilidade no Mediterrâneo Ocidental ( que os modelos também vão " desenhando " isso) são favoráveis à queda de neve a cotas muito baixas na Península Ibérica.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
GFS a meter 24h de grandes acumulados consecutivos entre domingo e segunda na zona Norte!

2uyr780.jpg

34o4j85.jpg

2n7drn6.jpg

10s944x.jpg

2wg5agi.jpg

Nesse periodo o contraste entre Norte do sistema Montejunto-estrela e a sul do sistema Montejunto-estrela, podem ser bem significativos, no que respeita a precipitação.
 
Última edição:

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
A neve que está a cair em muitos sítios não vai ficar muito tempo no solo, pois vem aí já nova frente que vai derreter tudo.

No entanto, para o início da próxima semana, há tendência para nova queda de neve, mas como não parece que vá chover muito de seguida, a neve pode conservar - se bastante tempo.

A partir de meados do mês, dá a sensação que os modelos indiciam uma possível entrada fria continental. Agora, se me é permitido e alguém que me corrija se estou a dizer alguma asneira , mas tenho a ideia que estas entradas frias continentais conjugadas com instabilidade no Mediterrâneo Ocidental ( que os modelos também vão " desenhando " isso) são favoráveis à queda de neve a cotas muito baixas na Península Ibérica.
Só se for com a formação de uma depressão retrógrada. O que é um evento raro.
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Boa tarde. Depois de ver os modelos, e tendo uma actividade dia 10 no Gerês, a probabilidade de chuva diluviana já é praticamente 100% precisa?
Obrigado
 
  • Gosto
Reactions: lserpa