Previsões médio prazo (Janeiro 2016)

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Achao que se cair precipitacao pode nevar?
Se sim a que cota?

Muito sinceramente ainda é um pouco cedo para dizer se neva ou não. Por exemplo esta RUN das 12 horas do GFS volta a carregar no frio a partir do dia 12, mas com precipitação escassa. No entanto há alguns dias com possibilidade de precipitação.

Aquela situação típica aqui do nosso cantinho que nos deixa frustrados...pelo menos para quem gosta de neve. ISO -2 a cobrir o nosso país e -4 na zona Norte, mas com pouca possibilidade de chuva e a faltar muito tempo. Muita cautela.

Como disse, o GFS tanto tira como põem, mas já anda alguns dias a colocar esta entrada fria a partir do 12 e que nesta saída se prolonga até 20.

Mas penso que há aqui colegas com melhor capacidade do que eu, para dizer algo mais.
Arriscaria a dizer que esta saída pode ir para saídas de sonho. :D
 
  • Gosto
Reactions: VILA REAL


jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
2016011700_portugal_precip.png

Mapa de neve dia 16
TEMPO.PT
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
À semelhança do GFS o ECMWF coloca uma sinóptica fria, tudo ainda demasiado distante, mas pode ser uma tendência para uma 2º metade de Janeiro mais fria:cold:


E2APkxp.gif


qhnM0zi.gif




6liTwkR.gif
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
À semelhança do GFS o ECMWF coloca uma sinóptica fria, tudo ainda demasiado distante, mas pode ser uma tendência para uma 2º metade de Janeiro mais fria:cold:


E2APkxp.gif


qhnM0zi.gif




6liTwkR.gif
Sim, isso para aí, aqui pelos Açores não há maneira...
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
O tira e põem dos modelos principalmente do GFS está a começar a todo o gás. De run para run o GFS muda a tendência a médio prazo após as 162h, nesta run coloca a dorsal a subir para a PI, na run anterior não via esse cenário, há duas runs atrás já via, enfim até acertarem agulhas vamos andar nesta indecisão.
Por outro lado o ECM está mais fiel á entrada fria, sem que seja importunada com o AA ou a dorsal vamos ver quem está mais assertivo desta vez.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Bom dia.

A mim o que me deixa mais reticente para além de faltar algum tempo é o facto de o GFS manter este tira e põem ao contrário do ECM.
Para todos os efeitos acho que a partir da próxima semana vamos ter descida acentuada das temperaturas. Falta saber se vai ser acompanhada pela dão desejada precipitação.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
o problema esta naquele anticiclone a norte de africa que não está a deixar as baixas pressoes entrarem no mediterrâneo, acho que a partir de agora vai ser sempre a piorar, no ártico vai se formar um bloqueio dos maiores que assisti em alguns anos e para variar pode mesmo passar tudo ao lado de
Portugal

ECM1-144.GIF
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Atlantic system could become January subtropical storm near Bermuda

http://www.accuweather.com/en/weather-news/strengthening-storm-with-drenc/54623025

mqABMMol.jpg


TumpcPMl.jpg


3k2iIQj.gif


Isto parece aquelas tempestades que se sabe com muita antecedência que vai trazer muitos sarilhos a alguém. O ECM põe esta depressão a sul dos Açores tendendo a expandir-se para as ilhas:

FKB3BrD.png


Nesta configuração meteorológica, que é muito perigosa, há tipicamente chuva sem fim e possivelmente trovoada. Imagens destas dispensam muitos comentários:

4NlxkeK.gif


GqerxK9.gif