Previsões médio prazo (Março 2016)

Estado
Fechado para novas mensagens.

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A uma distância temporal que temos ainda que avaliar com reserva, mas o certo é que há uma tendência ( que pode desaparecer nas próximas saídas,mas existe) para a possibilidade de termos uma Páscoa bastante molhada ( o que seria muito complicado para os compassos aqui no Norte) .

Certo é que o GFS, que já vinha insistindo nisso, agora também é seguido pelo ECM.

Até lá ainda pode desaparecer tudo... Ou não...



P.S. Como já tenho vindo a afirmar e contrariando as expectativas iniciais da previsão de longo prazo de temperatura acima do normal, esse cenário comeca a desvanecer - se. Possibilidade de temperatura dentro ou abaixo do normal até ao final de Abril, pelo menos.

Talvez " Efeito Pós - Lá Niño " quiçá. E talvez ainda nos estejam reservadas mais surpresas para os próximos tempos.
 


dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
A uma distância temporal que temos ainda que avaliar com reserva, mas o certo é que há uma tendência ( que pode desaparecer nas próximas saídas,mas existe) para a possibilidade de termos uma Páscoa bastante molhada ( o que seria muito complicado para os compassos aqui no Norte) .

Certo é que o GFS, que já vinha insistindo nisso, agora também é seguido pelo ECM.

Até lá ainda pode desaparecer tudo... Ou não...



P.S. Como já tenho vindo a afirmar e contrariando as expectativas iniciais da previsão de longo prazo de temperatura acima do normal, esse cenário comeca a desvanecer - se. Possibilidade de temperatura dentro ou abaixo do normal até ao final de Abril, pelo menos.

Talvez " Efeito Pós - Lá Niño " quiçá. E talvez ainda nos estejam reservadas mais surpresas para os próximos tempos.
Ainda continuamos numa fase de "ses" mas seria um fim de semana de RESPEITO! 40mm em 6 horas no domingo com a cota a descer dos 1250 ate aos 700 seguido de mais uns 30mm no dia seguinte com continuação de cota a 700 aqui no alto minho no meu ver seria o maior nevão deste ano com acumulações de medo....
 
Última edição:

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Ainda continuamos numa fase de "ses" mas seria um fim de semana de RESPEITO! 40mm em 6 horas no domingo com a cota a descer dos 1250 ate aos 700 seguido de mais uns 30mm no dia seguinte no com continuação de cota a 700 aqui no alto minho no meu ver seria o maior nevão deste ano com acumulações de medo....
Sem duvida.
A nao esquecer tambem o vento... o que esta previsto e para rajadas com mais de 100 kmh
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
Engraçado que em algumas saídas as depressões descem em latitude e logo a seguir sobem e bastante. Esperemos para ver como se comportará a cut-off nos próximos dias no que ao Sul diz respeito. Isto porque depois a tendência parece ser a mesma de até agora. Depressões a passar muito a Norte beneficiando as regiões do Norte e o centro da Europa em geral.
 
  • Gosto
Reactions: jonas

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Sim.Infelizmente sim.E pena porque queria ver algo fora do normal... se o evento que esta programado para o fim de semana da pascoa se concretizar ja nao era nada mau... alias era muito bom!:D
 

Nando Costa

Cumulus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
213
Local
Alfena (São Vicente) - Valongo
Na minha opinião acho mesmo que virá algo pelo menos a norte e centro. Isto para o fim de semana de Páscoa. A concretizar-te teríamos uma Páscoa bem invernosa. Certo mesmo é a continuação de tempo fresco até ao fim de março. No ano passado por esta altura a dorsal já nos visitava e este ano nem sinal dela.
É bom sinal. Eu não queria fazer previsões tipo Maria Helena, mas tenho a sensação de que os modelos sazonais vão levar uma banhada daquelas. Há um mês o IPMA previa temperaturas acima de normal para março e abril, ora o que é certo é que está a acontecer o inverso. O El ninõ está a começar a enfraquecer e lá para Junho estaremos já entrar numa fase de transição possivelmente para La ninã neutral, se não estou em erro. Quero com isto dizer que será que se está a desenhar uma primavera algo fresca, instável e marcada por grande variabilidade climática? Fica a questão no ar para os mais entendidos responderem. :)
 
  • Gosto
Reactions: james

gomas

Cumulus
Registo
6 Fev 2014
Mensagens
114
Local
lamego(arredores)-300m
primavera adiada ou seja a uns anos para cá nao existe primavera nem outono cada vez essas estaçoes estao ultrapassadas
quero dizer a passagem inverno verao isto que ainda estamos em março a meu ver vem muita chuva e frio.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Para já, o GFS e o ECM ainda vão no sentido de uma previsão, no mínimo, interessante para o próximo fim de semana. Aliás, os modelos não se ficam por aí e até indiciam a continuação no início de Abril desse padrão meteorológico.

Mas ainda faltam cerca de 120 horas.

Para já, vamos ter instabilidade durante o dia de hoje em todo o território. Amanhã e segunda só no Centro e Sul. Depois, em princípio, teremos 3/4 dias de descanso para que depois , espero eu, apareca novo período interessante de instabilidade.
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Para já, o GFS e o ECM ainda vão no sentido de uma previsão, no mínimo, interessante para o próximo fim de semana. Aliás, os modelos não se ficam por aí e até indiciam a continuação no início de Abril desse padrão meteorológico.

Mas ainda faltam cerca de 120 horas.

Para já, vamos ter instabilidade durante o dia de hoje em todo o território. Amanhã e segunda só no Centro e Sul. Depois, em princípio, teremos 3/4 dias de descanso para que depois , espero eu, apareca novo período interessante de instabilidade.

O GEM também está muito interessante, é bom sinal ver este consenso entre os modelos
Os ensembles do GFS também estão muito interessantes a médio e longo prazo, em especial para o norte.
Diagrama para um ponto do Norte do país:

graphe3_1000___-8.39622641509434_41.578947368421055_.gif
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,165
Local
Belas
Parece que Lisboa vai continuar com as temperaturas máximas abaixo da média, até à Páscoa. Este cenário já vem desde o início do mês e, provavelmente, vamos acabar com uma anomalia de -1ºC ou até mesmo de -2ºC.

SHT3jH0.png
 

Nando Costa

Cumulus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
213
Local
Alfena (São Vicente) - Valongo
Parece que Lisboa vai continuar com as temperaturas máximas abaixo da média, até à Páscoa. Este cenário já vem desde o início do mês e, provavelmente, vamos acabar com uma anomalia de -1ºC ou até mesmo de -2ºC.

SHT3jH0.png
Precisamente. Lá se vão as previsões sazonais, que apontavam temperaturas acima da média, pelo cano abaixo. Será isto um prenuncio da primavera que está para vir? Espero bem quem sim.Tenho muitas saudades das primaveras da minha infância algo frescas (temperaturas na média ou abaixo), ventosas e com bastante instabilidade (trovoadas) e em que o calor a sério só vinha no fim de Maio e em Junho. :)
 
  • Gosto
Reactions: rafathunderstorm
Registo
29 Dez 2014
Mensagens
47
Local
Évora
Boas, sou novo por aqui e ainda não percebo muito disto :lol:
Estava a planear uma viagem a Lisboa para dia 29 e gostava de saber qual é a tendência que as previsões vão apontando afim de poder preparar as coisas com alguma antecedência. :inocente:
Obrigado!
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC
Estado
Fechado para novas mensagens.