Previsões segundo os Modelos - Agosto 2006

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Para já não creio que isso vá acontecer, mas não escondo que gostava de ser supreendido;) :lmao:

Mas é bom ver esta dinâmivca no centro atlântico, pq promete para o próximo mês;) :D

Os dados estão lançados, isso é um facto inegável. Nunca me recordo de existir este tipo de condições, na nossa zona. Cada semana que passa os possíveis efeitos da paragem da corrente do golfo, tornam-se mais claros.

Estes dias em Agostos não são normais, por muito que o INM diga que é normal. Esta situação tão prolongada e já com uma tendência de repetição para o final do mês/inicio de Setembro, é de facto anormal. Este tipo de situações são usuais acontecerem no final de Setembro e durante Outubro, não em meados de Agosto :surprise: . Como o Seringador tem vindo a alertar desde o inicio do ano, o Outono irá prometer não só em pluviosidade, mas também em temperaturas anormalmente baixas.

Deixo aqui um alerta para a situação de migração de águas entre o Pacifico norte e o atlantico, situação que já está a acontecer e que durante o ano passado apenas se deu em Setembro e durante uns escassos 10 dias. Quanto mais intercambio de água menos salgada e doce do Pacifico ocorrer, mais a corrente será afectada. Este é um processo que julgo estar a alimentar-se a si próprio, pois cada vez mais a situação se está a tornar mais critica e visivel a olho nu.
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Parabéns pela análise:thumbsup:
Já temos quem nos ajude nas análises das variáveis de comomportamento oceanos, já fazias cá falta para complementares!;)
Eu estou com receio devido à proximidade de eventos extremos em Setembro e a fase ,elindrosa de maturação do Vinho, o que poderá causar um ano desastroso para este tipo de produção agrícola e não o vinho, também para o azeite!:(
Como o dizem os dados estão lançados aver vamos.;)
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Parabéns pela análise:thumbsup:
Já temos quem nos ajude nas análises das variáveis de comomportamento oceanos, já fazias cá falta para complementares!;)
Eu estou com receio devido à proximidade de eventos extremos em Setembro e a fase ,elindrosa de maturação do Vinho, o que poderá causar um ano desastroso para este tipo de produção agrícola e não o vinho, também para o azeite!:(
Como o dizem os dados estão lançados aver vamos.;)

Eu vou esperar para ver....:) Sabem que nessas coisas de futurologia, não gosto de me meter:)

Agora falando mais a sério...Ha condições que são anomalas e por isso novas..vamos esperar para ver o pode ocorrer mais para a frente...
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Eu vou esperar para ver....:) Sabem que nessas coisas de futurologia, não gosto de me meter:)

Agora falando mais a sério...Ha condições que são anomalas e por isso novas..vamos esperar para ver o pode ocorrer mais para a frente...

Não é futurologia mas antes climatologia aplicada;) :thumbsup:
se isso é futurologia, então vou abrir um escritório e dar consultas:D :lmao: :lmao:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Um grande bem haja a todos os interessados, aqui fica a minha previsão sazonal, não tenho só em conta os modelos!;) :D

"
Com o regresso do anticiclone dos Açores que se estenderá em crista até à Europa, irão predominar os bons estados de tempo o estado do tempo, o que compreenderá nova e súbita alteração, sendo que o choque térmico se fará sentir, visto que será mais a sensação de calor a subsistir do que uma onda de calor propriamente dita, i.e. com o arrefecimento brutal que tiveram ( com uma descida de 13ºC em puco mais de 48h no Porto, no que toca à temperatura máxima desde o dia 13 até à noite dia 15 do corrente.

18 a 25 Agosto

Amanhã ainda teremos a nebulosidade a N do Mondego com aguaceiros até ao meio da tarde, pelo que no sábado as temperaturas já irão começar a subir, mas será no domingo que se irão fazer mais sentir, continuando a subir progressivamente até ao dia 22, atingindo o seu auge. A partir de 23 descerá ligeiramente, mas mantendo-se muito agradável, sendo que se manterão até ao fim da semana.

Vento no litoral fraco de manhã e moderado de N/NW até à tarde até dia 22, pelo que depois será do quadrante leste na maior parte do território.
As Temperaturas em ascensão que poderão atingir o pico acima dos 30ºC (28 a 31ºC no Litoral e 32 a 36 no interior Centro e Sul. Contudo, no dia 24e 25 irão descer ligeiramente 3 a 4ºc em relação ao mencionado e manter-se-ão assim pelo menos até ao fim do mês, quero dizer semana.;-)
Agora só mudanças a partir da Lua Nova.;) "

Em Setembro ( a partir do meio da 2ª semana) espera-nos a :rain: :rain:
Não sei se é esperança ou outra coisa, mas poderá ser ambas:confused:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Um grande bem haja a todos os interessados, aqui fica a minha previsão sazonal, não tenho só em conta os modelos!;) :D

"
Com o regresso do anticiclone dos Açores que se estenderá em crista até à Europa, irão predominar os bons estados de tempo o estado do tempo, o que compreenderá nova e súbita alteração, sendo que o choque térmico se fará sentir, visto que será mais a sensação de calor a subsistir do que uma onda de calor propriamente dita, i.e. com o arrefecimento brutal que tiveram ( com uma descida de 13ºC em puco mais de 48h no Porto, no que toca à temperatura máxima desde o dia 13 até à noite dia 15 do corrente.

18 a 25 Agosto

Amanhã ainda teremos a nebulosidade a N do Mondego com aguaceiros até ao meio da tarde, pelo que no sábado as temperaturas já irão começar a subir, mas será no domingo que se irão fazer mais sentir, continuando a subir progressivamente até ao dia 22, atingindo o seu auge. A partir de 23 descerá ligeiramente, mas mantendo-se muito agradável, sendo que se manterão até ao fim da semana.

Vento no litoral fraco de manhã e moderado de N/NW até à tarde até dia 22, pelo que depois será do quadrante leste na maior parte do território.
As Temperaturas em ascensão que poderão atingir o pico acima dos 30ºC (28 a 31ºC no Litoral e 32 a 36 no interior Centro e Sul. Contudo, no dia 24e 25 irão descer ligeiramente 3 a 4ºc em relação ao mencionado e manter-se-ão assim pelo menos até ao fim do mês, quero dizer semana.;-)
Agora só mudanças a partir da Lua Nova.;) "

Em Setembro ( a partir do meio da 2ª semana) espera-nos a :rain: :rain:
Não sei se é esperança ou outra coisa, mas poderá ser ambas:confused:

Desde já os meus parabens por esta previsão.:D

Observando o GFS a longo prazo, denota-se uma certa "vontade" da fabrica de tempestades da Gronelândia, começar desde já a produzir uma série delas e que poderão encontrar o caminho livre para nos atingirem( o que seria optimo). Denoto, nas várias saídas, uma certa facilidade na passagem norte-sul, ao contrario do que é habitual. Será que é sensação minha, ou mais alguem já reparou nessa facilidade?
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Será que essa "facilidade" se deve também ao aquecimento/fusão dos glaciares do Canadá e do Círculo Polar Árctico? Tenho reparado desde o ano passado que várias depressões severas partem daqueles vales do Canadá...

A ver vamos como diz o cego ....:lol:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

À medida que nos afastamos do solestício de Verão no hemisfério norte, as massas de ar tropical empurradas pelo anticlone dos Açores e as massas de ar polar empurradas pelas altas pressões polares começam a aumentar a diferença de temperatura entre si. Isto porque, devido à falta de radiação solar, o Polo Norte começa a arrefecer cada vez mais e, consequentemente o ar cada vez mais frio desce de latitude. Deste modo, o choque dessas massas tão diferentes produz baixas pressões cada vez mais profundas.
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

À medida que nos afastamos do solestício de Verão no hemisfério norte, as massas de ar tropical empurradas pelo anticlone dos Açores e as massas de ar polar empurradas pelas altas pressões polares começam a aumentar a diferença de temperatura entre si. Isto porque, devido à falta de radiação solar, o Polo Norte começa a arrefecer cada vez mais e, consequentemente o ar cada vez mais frio desce de latitude. Deste modo, o choque dessas massas tão diferentes produz baixas pressões cada vez mais profundas.

Mas eu referia-me à "facilidade" com que as B's estão a ter em chegar ás nossas latitudes. É certo que o A dos Açores está mais a W, mas pessoalmente vejo que ela estão a chegar com uma rapidez incrivel e sem grandes problemas. Será que podemos esperar por uma temporada de NE,N e NW?:cold: :cold: :cold:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Mas eu referia-me à "facilidade" com que as B's estão a ter em chegar ás nossas latitudes. É certo que o A dos Açores está mais a W, mas pessoalmente vejo que ela estão a chegar com uma rapidez incrivel e sem grandes problemas. Será que podemos esperar por uma temporada de NE,N e NW?:cold: :cold: :cold:

Bom dia!

Luper,
Antes demais obrigado pelas tuas palavras!
Este padrão indica uma anomalia positiva na Oscilação do Atl Norte / que não é mais do que a variação da pressão no oceano (sendo resumido) e essa oscilação se for positiva poderá influenciar a tarjectória do Jetstream a 300mb e forçá-lo a seguir uma trajectória mais a Sul e por isso num caminho das tempestades, sendo a probabilidade de passarem na nossa latitude maior e um regime de precipitação mais intenso e regular!:)
Uma boa indicação é também o NAM (Northern Annular Mode )e o PNA North American pattern, que poderão analisar neste excelente trabalho do Tod Mitchel da JISAO.
http://jisao.washington.edu/analyses0302/
http://jisao.washington.edu/

O Actual PAN está negativo - http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/precip/CWlink/pna/pna_index.html

Aqui o Link par monitorizar o " Storm Track"
http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/precip/CWlink/stormtracks/mstrack.shtml

Por último e deixo uma dica Luper, para ver se o Inverno nos poderá favorercer com frio e humidade devemos de seguir a evolução do ensemble de Reykjavik.

http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Reykjavik_ens.png
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Lembrei-me do teu pedido ontem e voilá!

Por acaso está fixe agora uma coisa não percebo bem esles tem "cyclogenesis" que sei prefeitamente o que é, agora nunca entendi bem o termo "Cyclolysis":confused: :unsure:
tens alguma ideia em Português Alex?

Para quem gostar de TELECONECÇÔES como eu gosto, fica aqui um excelente SITE que vale a pena "favoritar" ;) :thumbsup: :thumbsup:

http://www.jisao.washington.edu/pdo/PDO.latest
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Lembrei-me do teu pedido ontem e voilá!

Por acaso está fixe agora uma coisa não percebo bem esles tem "cyclogenesis" que sei prefeitamente o que é, agora nunca entendi bem o termo "Cyclolysis":confused: :unsure:
tens alguma ideia em Português Alex?

Para quem gostar de TELECONECÇÔES como eu gosto, fica aqui um excelente SITE que vale a pena "favoritar" ;) :thumbsup: :thumbsup:

http://www.jisao.washington.edu/pdo/PDO.latest


A Cyclolysis é o oposto da cyclogenesis ;)

Enquanto a cyclogenesis é o desenvolvimento e/ou o cavamento das depressoes (http://amsglossary.allenpress.com/glossary/search?id=cyclogenesis1)

A Cyclolysis basicamente é quando as depressoes perdem a sua força...(http://amsglossary.allenpress.com/glossary/search?id=cyclolysis1)

Aqui fica um artigo bastante intessante sobre depressoes no atlantico norte :D
http://www.springerlink.com/content/y1j6175vu2228716/fulltext.pdf