Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Dezembro 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.

Mr.Jet

Cumulus
Registo
19 Set 2020
Mensagens
125
Local
Portugal
Diga-se para já que o UKMO está completamente sozinho nesta previsão, nenhum outro modelo vê tal situação, longe disso. GFS, ECMWF, ARPEGE nada mesmo. Só o ICON-EU tem algo que poderia dar Aviso Amarelo.
Aparece qualquer coisa noutros, a frente parece estagnar ou progredir de forma lenta ali na zona Setúbal/Sado e vão se gerando algumas células tipo "comboio" que a passaram na mesma região levaria a eventuais acumulados mais significativos.
Mas com a natural incerteza quer dessa progressão lenta e aonde ocorre, quer da formação dessas células




O bom deste cenário é que a frente depois continua a progredir para o extremo sul do país ainda com atividade razoável ao contrário do que é habitual, embora provavelmente não tão instável como nessa zona do Sado.

 
Última edição:


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,358
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O pessimismo reiterado do GFS é intrigante, embora preveja uma faixa bem regada pelo Alentejo mas de resto parece pouco.
Grandes áreas com menos de 20mm, até dia 7.

ONeGPfQ.png
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,827
Local
Faro
O pessimismo reiterado do GFS é intrigante, embora preveja uma faixa bem regada pelo Alentejo mas de resto parece pouco.
Grandes áreas com menos de 20mm, até dia 7.

ONeGPfQ.png
Pessimismo???
Imensa gente ficaria feliz com pessimismo até porque 95% dessa quantidade cairia num único dia...
Eu duvido é que caia isso tudo...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,448
Local
Arronches / Lisboa
O pessimismo reiterado do GFS é intrigante, embora preveja uma faixa bem regada pelo Alentejo mas de resto parece pouco.
Grandes áreas com menos de 20mm, até dia 7.

ONeGPfQ.png
De momento, apenas se prevê precipitação entre os dias 2 e 4 de janeiro devido à substituição dos anticiclones, não existindo uma mudança de padrão. É basicamente aquilo que tem acontecido nos últimos meses, está tempos e tempos sem chover e depois aparece um dia com uma frente cujo movimento lento dá origem a acumulados elevados em algumas regiões.

O ECMWF no final da saída das 00z mostra mesmo uma mudança de padrão, mas a tal distância não há garantias de nada.
NAO negativa e aquecimento súbito da estratosfera podem sempre dar alguma esperança, uma vez que os seus efeitos por vezes demoram algum tempo a ser evidenciados e causam confusão nos modelos. É ir acompanhando.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,358
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Pessimismo???
Imensa gente ficaria feliz com pessimismo até porque 95% dessa quantidade cairia num único dia...
Eu duvido é que caia isso tudo...
Compreendo, mas refiro-me a isto:

Saída 06z (que é sempre menos fiável):
HBlgBBV.png


Saída 12z (que é o resumo de tudo o que prevê cair até dia 16, inclusive os próximos dias 2,3, etc)
fiAaCJi.png
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,827
Local
Faro
Compreendo, mas refiro-me a isto:

Saída 06z (que é sempre menos fiável):
HBlgBBV.png


Saída 12z (que é o resumo de tudo o que prevê cair até dia 16, inclusive os próximos dias 2,3, etc)
fiAaCJi.png
Então ainda bem que não viste o Ensemble, senão depressa irias perceber que essa saída até foi de longe a mais optimista e refiro me a essa situação dos dias 3 a 4..

Mas vejo ali pelas 168h a 192h uma janela de oportunidade para uma mudança de padrão...
A atmosfera está muito confusa neste momento..
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,358
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O modelo de previsão da água no solo do ECMWF mostra este mapa para as 00h de dia 4, portanto tendo em conta a frente de dias 2 e 3. A fachada litoral oeste do Alentejo será bastante beneficiada chegando mesmo a preencher a capacidade de campo. Também uma área do interior alentejano beneficiará claramente da precipitação prevista, superando finalmente os menos de 40% que mantinha desde fim de Janeiro.

BJpMIC5.png


Compare-se com a análise das 00h de ontem:
O6zmBzK.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.