Previsões segundo os Modelos - Dezembro 2005



Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bem como já vinha indicando os modelos estão excelentes, se fossemos somente pela sua previsão, ecomo os das h estão excelentes para a época natalícia. :D :cold: :p

A Partir da Lua cheia a 15 o anticiclone dos açores irá ligeiramente para W deixando espaço para que as depressões mergulhem, já que a Leste irá ficar mais forte um anticiclone (era bom que ficasse nos 1035 mas a ver vamos). A partir do dia 19 essa situação irá acentuar-se com a descida de ar frio polar que serão ajudados pela trajectória de ambos sistemas de altas pressões e a chuva irá aparaecer de novo e, se tudo correr bem poderemos ter um Natal Branco acima dos 500m. :cold: :surprise:
A chuva irá abundar a partir do dia 26 até ao final do ano!

Bem haja
precipitação na média e a temperatura neste periodo abaixo da média! :) ;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Realmente olhando para os modelos parece que estes 1045hPa que se prevêm sobre as Ilhas Britânicas vão ser sol de pouca dura. Para o fim desta semana o anticiclone vai começar a debilitar-se e a retirar-se para oeste abrindo passagem às depressões de origem polar. Só falta ver o que nos reserva a Lua cheia na próxima quinta-feira.. certo Seringador? ;) ;)
 
Última edição:

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Seringador:
A Partir da Lua cheia a 15 o anticiclone dos açores irá ligeiramente para W deixando espaço para que as depressões mergulhem, já que a Leste irá ficar mais forte um anticiclone (era bom que ficasse nos 1035 mas a ver vamos). A partir do dia 19 essa situação irá acentuar-se com a descida de ar frio polar que serão ajudados pela trajectória de ambos sistemas de altas pressões e a chuva irá aparaecer de novo e, se tudo correr bem poderemos ter um Natal Branco acima dos 500m.

Esses previsões baseiam-se em que modelos?
Em parte estou de acordo porque de facto a partir do dia 19 irá dar-se uma entrada de norte com ar frio e alguma precipitação, mas segundo os modelos a partir de dia23 ou 24 o anticiclone dos Açores reforça-se e parece que voltamos a uma situação de bloqueio.
eu apenas me baseio nos modelos,apenas pretendo dar um contributo para a discussão, porque de meteorologia só tenho algumas noções basicas.
cumprimentos
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
As minhas previsões não se baseiam em modelos GFS, mas em situações de observação directa de diversos fenómenos, a ver vamos, mas estou confiante para um Natal Branco acima dos 500/600m...
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Seringador:
As minhas previsões não se baseiam em modelos GFS, mas em situações de observação directa de diversos fenómenos, a ver vamos, mas estou confiante para um Natal Branco acima dos 500/600m...
Hoje 13:33

Já agora gostaria que me dissesses quais são esses fenomenos para fazer as tuas previsões, pois gostaria de aprender, para puder um dia fazer também as minhas previsões
obrigado
 

Pedro Canelas

Cumulus
Registo
28 Nov 2005
Mensagens
235
Local
Carnaxide
Estive a ver as previsões GFS e a situação mundou no natal prevendo-se chuva mas não neve visto que a depressão está colocada muito a sul.
Gostaria de saber a vossa opinião visto ter havido uma alteração das previsões.

Abraço
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
as novas actualizações do Gfs parecem muito boas já que a partir de 23 de dezembro entrará uma massa de ar frio associado a uma depressão com dois nucleos que vai trazer precipitação, frio e provavelmente neve a cotas baixas :)
Mas as previsões a tão longo prazo têm pouca fiabilidade e no final se calhar não dá em nada, no entanto como è natal pode ser que o Pai Natal nos reserve uma surpresa :D
O que eu vos quero dizer é que as actualizações do GFS estão sempre a mudar,por isso nas proximas actualizações irão retirar esta situação para depois voltar a coloca-la, porque como ainda faltam muitos dias há ainda muita indecisão

fiquem bem
 

Pedro Canelas

Cumulus
Registo
28 Nov 2005
Mensagens
235
Local
Carnaxide
para esta 5º feira está prevista uma minima de 4ºC para Lisboa , talvez a mais baixa deste Outono que irá conciliar com a lua cheia. será que existe alguma coincidência.abraço
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Pedro Canelas ainda bem que assim do dizes, já estava a ficar estou à espera de ver nevar à alguns anos.Obrigado espero que o pai natal nos dê essa prenda
abraço

Olha Pedro eu sou um pessimista realista porque já por varias vezes as previsoes falharam e também agora pode acontecer no entanto observando os modelos parece que as previsões são boas pelo menos para o natal
No entanto certezas só 3 ou 4dias antes, até lá vamos ver se as tendencias se mantêm. Quanto a ver nevar já é mais dificil, mas depende do sitio onde tiveres ;) aconselho-te a ir vendo o GFS dia a dia
Abraço
 

Pedro Canelas

Cumulus
Registo
28 Nov 2005
Mensagens
235
Local
Carnaxide
vou passar o natal perto da serra da estrela ,mais propriamente a 6 KM do Piodão, não sei se conheces, a aldeia chama-se Abitureira e está a uma cota entre os 600 e 700 metros e situada numa vertente onde o ponto mais alto tem1244m (monre do colcorinho). :)
 

Pedro Canelas

Cumulus
Registo
28 Nov 2005
Mensagens
235
Local
Carnaxide
João, já agora , gostaria de saber onde costumas analisar o GFS visto que o unico site que enconteo é no Wetterzentrale que fornece previsões com bastante antecedência.

obrigado
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
O que interessa acima de tudo é que os modelos, mais do que posicionar o A mais a oeste ou a leste dêm uma tendência a um enfraquecimento progressivo... e isso penso que está a acontecer. Vamos ver lá para o fim da semana, depois desta semana anticiclónica, o que começam a pintar os modelos...
 
Última edição: