Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2006

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,100
Local
Covilhã - 775m
Parece que o problema aqui na Beira Interior vai ser a precipitação, porque o frio deve estar assegurado. De momento, a situação não está muito definida e, provavelmente, só em cima de hora se saberá onde vai ou não nevar. Para já, o Instituto de Meteorologia colocou a cota nos 500 metros para Domingo, o que é mau sinal, porque aqui apenas costuma nevar quando colocam a cota nos 1.000/1.100, eheheh. Enfim, não estou com muitas esperanças de ver neve aqui pela Covilhã, mas nunca se sabe...

Hoje de manhã havia muita geada nos campos e a 840 metros de altitude estavam -0,5 graus ás 9,30 horas.

Saudações serranas.
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Por favor confirmem se estou a ver bem:
O GFS das 12h + 66 ou seja para Dom 06Z prevê o aparecimento de uma Baixa Pressão mesmo em frente à costa Portuguesa!! :surprise: :shocking:

Começo a acreditar que vamos ter das boas de Sábado para Domingo!!!
 
Última edição:

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Vendo os mapas de arquivo de 03 de Fev de 1954 quando nevou em Lisboa, acho que há hipoteses de que caiam uns flocos pelo menos de madrugada! Tenho mais esperanças de que neve em Lisboa do que neve aqui :rolleyes:

Também deve nevar em Elvas ou Montemor, temos aqui no forum representantes dessas duas localidades :D
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Fil disse:
Vendo os mapas de arquivo de 03 de Fev de 1954 quando nevou em Lisboa, acho que há hipoteses de que caiam uns flocos pelo menos de madrugada! Tenho mais esperanças de que neve em Lisboa do que neve aqui :rolleyes:

Também deve nevar em Elvas ou Montemor, temos aqui no forum representantes dessas duas localidades :D

Fil, nem digas nada :surprise: :cold: :shocking: , seria algo espectacular e há muito por mim desejado :w00t: :w00t: :w00t: ! Enfim seria um fenómeno que em dimensões dignas de ser referidas não se repete há 19 anos!!! :surprise:
 
Última edição:

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
tambem estou de acordo a nevar será sempre mais no interior e no centro e sul, locais onde há mais possibilidades de haver precipitação, mas mesmo que não neve em Lisboa(o que não deve acontecer) deve nevar nos arredores em sitios como a serra de sintra, serra da arrabida, ou serra de montejunto e talvez até no monsanto. Só tenho uma dúvida e não é pequena se haverá precipitação ou não, porque frio vamos ter muito.
O site do INM diz algo curioso:possibilidade de aguaceiros que a haver serão de neve acima dos 600metros.
Acho que não me lembro de ter visto uma previsão dita desta maneira :shocking:

SONHAR È GRATUITO
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Aqui fica mais um site com previsão do freezing level e da quantidade de neve!!

Eu gosto particularmente deste site..actualizado 3 vezes por dia..e por experiencia que tenho..costuma acertar:) Ainda em janeiro estive em Andorra (estancia de ski pal-arinsal) e acertou a 100% com queda de neve para certo dia e a certa cota...;) ;)

aqui vai...

http://www.snow-forecast.com/maps/ib_dynamical.shtml

Recomendo as seguintes opções : Snow-Forecast HOURLY(use selector) e selecionar também freezing level.
Depois é so escolher a hora da previsao que se quer!!
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Hoje 21:24
dj_alex Aqui fica mais um site com previsão do freezing level e da quantidade de neve!!

Eu gosto particularmente deste site..actualizado 3 vezes por dia..e por experiencia que tenho..costuma acertar Ainda em janeiro estive em Andorra (estancia de ski pal-arinsal) e acertou a 100% com queda de neve para certo dia e a certa cota...

aqui vai...

http://www.snow-forecast.com/maps/ib_dynamical.shtml

Dj alex já consulto esse site há muito tempo e acho que não tem muita fiabilidade, pelo menos é o que diz o pessoal que participa nos foruns de metereologia do meteored , porque consideram que é muito exagerado, curiosamente não preveem neve para Lisboa mas se consultarem com atenção preve neve para a madrugada de sabado/domingo e o dia de domingo em sitios como a serra de aires e candeeiros , serra de montejunto, algumas serras nos arredores de lisboa nas zonas de bucelas Vila franca de xira Loures etc e pasme-se em quase todo o centro do Alentejo.
Só que o acho exagerado porque penso ser dificil prever sitios tão localizados
Cumprimentos
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
As saídas das 18h GFS reforça a ciclogenese em cima da Galiza e consequentemente aumento da precipitação. Acho que desta vez e ao contrário dos últimos anos os modelos estão a melhor de saída para saída...

Pelos modelo o distrito de Braga e Viana e Porto têm neve assegurada a partir de no mínimo 200 metros....
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Com uma iso de -5 ou -6ºC a 850Hpa e -30ºC a 500Hpa a cota de neve deve andar, pelo menos, por 300-400 metros. E são estas as previsões para a manhã de domingo. O problema é apenas se ocorre precipitação ou não.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Eu falo mais com a experiência de Melgaço que está rodeado de Serras com 1000 metros de altitute e talvez tenha influência em descidas na cota. Desde que me recordo de ver modelos uma -5ºC por cima de Melgaço é neve certa... O problema é que são sempre entradas secas e só uma ou outra nuvem despistada chega até Melgaço. Não parece ser a situação desta vez. O grau de humidade é muito mais alto.

Espero no Domingo não ter de criar o primeiro tópico para suicídios :lol: :lol: