Previsões segundo os Modelos - Março 2007



Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Frio parece que vem, mas mais uma vez o AA está aí para estragar qualquer tentativa de precipitação sobre Portugal.... enfim... a mesma novela do Inverno de 2006/2007...
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Frio parece que vem, mas mais uma vez o AA está aí para estragar qualquer tentativa de precipitação sobre Portugal.... enfim... a mesma novela do Inverno de 2006/2007...

pois a historia repete-se mais uma vez :disgust: se nao nevou como deve ser em pleno inverno tb nao era as portas das primavera que tal fosse acontecer, so nos resta esperar que o proximo seja melhor
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Bons dias...

Epah... á 3 dias que ando a notar uma coisa muito esquisita ao largo da Madeira...

Nos mapas de vento na zona (ainda nao existia mancha nublosa) andavam em rotatividade, e pois é se repararem na imagem de satelite e tambem na carta de SWELL e Ventos vao verificar que se esta a formar uma depressao parecida com um mesociclone ou furacao se assim quiserem chamar...

Aqui na minha zona da para notar a curvatura das nunvens...e parece que temos o primeiro da temporada destes lados...

Devido ao Levante fortissimo que estamos a ter no Algarve o 'meso' ou depressao k ainda nao se pode chamar tropical esta á toa a 3 dias na mesma zona e devido ao vento de leste tem tendencia para se afastar mas quando entrar o SW podera dar meia curva para tras....

E uma formaçao muito parecida ao VINCE!!! Vejam os relatorios do Vince!!!:thumbsup: :thumbsup:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Os mesociclones precisao de um tipo de energia diferente para se desenvolver, ao contrario dos furacoes que pelo menos a agua tem de estar a 26,5Cº a uma profundidade de pelo menos 40m!!

Os mesociclones precisao apenas de aguas a 18Cº...


Mas tambem teremos uma situaçao apontada pelo mapa de SWELL e Ventos a este dos Açores que podera tambem dar que falar...

Em principio esta depressao ira para Sul, mas a dos Açores (ainda nao formada) podera vir para Portugal!! É uma questao de tempo!!

http://www.meteo.pt/pt/maritima/maritima_cartas.html

:thumbsup:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas tardes

Depressao Sub-Tropical

Direcção: Para SW

Ventos Medios: entre os 22knots a 24knots

Trovoada: Muito activo http://www.wetterzentrale.de/pics/Rsfloc.html

Posiçao: Sueste da Madeira

Temp_agua: 18Cº

Pressao no centro: 1011

Olho: Bastante Visivel

A ganhar força neste momento!!

VRSA

Temp_actual: 20.2Cº
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
]ToRnAdO[;31804 disse:
Boas tardes

Depressao Sub-Tropical

Direcção: Para SW

Ventos Medios: entre os 22knots a 24knots

Trovoada: Muito activo http://www.wetterzentrale.de/pics/Rsfloc.html

Posiçao: Sueste da Madeira

Temp_agua: 18Cº

Pressao no centro: 1011

Olho: Bastante Visivel

A ganhar força neste momento!!

VRSA

Temp_actual: 20.2Cº

No caso de ser, será extratropical não????
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Acho que sería se houvesse temperatura muito mais elevada nas águas. Não acompanhei nunca a meteorologia e o comportamento destes fenómenos na Madeira. Por isso não sei se este tipo de coisas não é comum :unsure:.
Se não for, é realmente um indício de algumas mudanças que se vão dando de forma insípida! :thumbsup:

Tornado estou triste contigo... :(

Não escreveste o já tão famoso ALERTA ALERTA! :w00t:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Acho que sería se houvesse temperatura muito mais elevada nas águas. Não acompanhei nunca a meteorologia e o comportamento destes fenómenos na Madeira. Por isso não sei se este tipo de coisas não é comum :unsure:.
Se não for, é realmente um indício de algumas mudanças que se vão dando de forma insípida! :thumbsup:

Tornado estou triste contigo... :(

Não escreveste o já tão famoso ALERTA ALERTA! :w00t:

:lmao: :lmao: :lmao:

Não é questao disso...ehehehehe!! so se ele ganhar força e de uma curva de 360º!!!

Ai vez o meu Alerta!!

É uma situaçao fora de normal!! mas acontece...tal como o Vince aconteceu!!
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
A trovoada não foi assim tão activa qto isso... ontem e hoje não chega a 10 as trovoadas... (isto no local onde vivo) mas no geral foram mto exparças
Isto é uma depressão normal típica de inverno, sem mais... A pressão mínima no centro baixou a 1010hpa... a imagem de satélite até foi bastante interessante, mas continua a ser uma depressão... o mesmo não seria se as águas do mar estivessem com mais temp. aí sim já começava a ser questionada uma situação de tempestade tropical...
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
A trovoada não foi assim tão activa qto isso... ontem e hoje não chega a 10 as trovoadas... (isto no local onde vivo) mas no geral foram mto exparças
Isto é uma depressão normal típica de inverno, sem mais... A pressão mínima no centro baixou a 1010hpa... a imagem de satélite até foi bastante interessante, mas continua a ser uma depressão... o mesmo não seria se as águas do mar estivessem com mais temp. aí sim já começava a ser questionada uma situação de tempestade tropical...

Tipica, tipica...nao se pode considerar!! devido ao sistema rotativo!! depressao sub-tropical é melhor falado!! tambem reparei na baixa de pressao no olho, o que estava previsto!!

As depressoes parecidas a furacoes ou depressoes tropicais em aguas relativamente frias sao chamadas quando passao os 121km/h de MESOCICLONES!! Mas como esta tempestade esta no sub-tropico podera tambem ser chamada de depressao sub-tropical!!:thumbsup: