Problema com anemómetro Davis VP2

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por geoair.pt 1 Abr 2013 às 09:23.

1. geoair.pt

geoair.pt
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Jan 2010
    Local:
    Lourinhã
    Boas,
    Na última semana o anemómetro da minha Davis VP2 apresenta um comportamento errático, estando largos períodos de tempo com a indicação de 0 km/h, embora por vezes registe alguma velocidade.
    Já alguém teve alguma experiência semelhante?
    Cumps

Collapse Signature Expand Signature
  2. Geiras

Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra
  3. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
    Bom dia,

Também já tive esse problema com o meu anemómetro e a solução foi comprar um novo.:( De acordo com a Gestel, que analisou depois o anemómetro em causa, foi o sensor interior (ou uma pequena placa de circuitos integrados que tem no interior)) que tinha avariado e não havia reparação possível.

De qualquer das formas, convém antes fazer uma pequena verificação, desmontando a parte das "conchas" e verificar se o contacto íman no seu interior está com alguma oxidação/verdete e, se fôr necessário, dar-lhe uma limpeza. Depois disso, se continuar a falhar, então não há mesmo volta a dar...

4. geoair.pt

geoair.pt
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Jan 2010
    Local:
    Lourinhã
    Hoje por acaso ainda não aconteceu, mas por exemplo:
    http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ILISBOAL7&day=31&year=2013&month=3
    http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ILISBOAL7&day=29&year=2013&month=3

Pelo que já li podem ser várias causas desde o deslocamento (para baixo) do sensor no veio do anemómetro, até teias de aranha que impedem a leitura (embora não me pareça que seja este o caso).
    No entanto, já tive a investigar e há na europa 'spares' que se podem comprar e evitar a compra integral do anemómetro e assim poupar uns euros valentes.
    Problema agora é esperar que não chova para conseguir ir ao telhado e depois arranjar condições para lá ir, uma vez que o mesmo não tem acesso fácil...

5. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
    Já agora, se me puderes indicar onde se arranjam esses "spares", agradecia. Ainda tenho o anemómetro antigo e, se der para o reparar com, sempre fico com um de backup.

6. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    O meu tá a tal ponto que já tá perro, já encomendei um novo, vem já a caminho dos eua, com umas pancadas ele ainda ia indo ao sitio, mas o temporal de Janeiro deu cabo dele, essencialmente em períodos sem vento onde estagnava e não voltava mais mesmo fazendo vento após a calmia. Ainda o trouxe pra baixo e lubrifiquei e desmontei mas não adiantou, assim sendo a única solução foi mesmo encomendar um novo, e assim está feito.

Comprei aqui:
    http://www.ebay.com/itm/250367514653?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649

A brincadeira vai-me ficar cara, mas terá que ser, em nome do meu hobby do meteopt e da meteorologia :D apesar dele estar ao nivel dos aviões :lmao:, eu fiz uma oferta ao vendedor e ele fez-me 105 dólares (86€), em vez de 118 doláres (92€), mais o transporte ficou tudo em 123€, até agora. Prevejo na alfândega pagar mais 29€ de IVA (sendo 85% do total de taxas alfandegárias) o que perfaz já 152€, mais uns pós em taxas e pagar aos CTT todo o processamento da encomenda vai aos 165€. Prevejo que fique pelos 160€/165€, isto se não tiver havido forte agravamento de taxas por via da crise.

*valores arredondados.

7. geoair.pt

geoair.pt
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Jan 2010
    Local:
    Lourinhã
    Agora já é tarde de mais, mas não ficaria mais barato mandar vir de um dos vendedores europeus?

8. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Muito dificilmente, mas por acaso nem investiguei, a dificuldade em encontrar tal e encarecimento do preço levou-me logo para o ebay americano.

9. geoair.pt

geoair.pt
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Jan 2010
    Local:
    Lourinhã
    Pois, acredito...

10. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Amanhã está nas minhas mãos, hoje por uma questão de 15 m não o tive :angry: :lmao: saí do posto dos CTT às 17h10. "Ah e tal isto demora 2 semanas, vai ter que esperar esse tempo em média", conclusão eram só 10 minutos :lmao: já sou batido nestas coisas já sabia que ia ocorre algo do género.

11. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Paguei 36€, 30€ (28€ só o IVA) de alfândega e 6€ aos CTT. Conclusão a festa ficou em 152€ abaixo do previsto por mim :D.

12. Daniel Vilão

Daniel Vilão
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Mar 2007
    Local:
    Moscavide / Degracia
    Muito bem.

Ansioso por ver a instalação.

Já tens um anemómetro melhor que os meus. :p

13. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Não seja por isso, acabado de montar mesmo agora :D.

Já debita, venha outro temporal de Janeiro :D.

14. geoair.pt

geoair.pt
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Jan 2010
    Local:
    Lourinhã
    Boas,
    Daqui a pouco vou ao telhado. Há alguma forma de desligar o logging? Não queria registar dados resultantes do manuseamento do anemometro.
    Cumps

Partilhar esta Página