Projecto MeteoViseu

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por Pedro 11 Nov 2010 às 19:10.

1. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Vila Chã de Sá - Viseu(441m)//Coimbra
    Bem, olá de novo.

Eu queria guardar isto mais uns tempo, mas criei-o ontem e não consigo deixar de vos noticiar a criação do MeteoViseu.

Aceito opiniões e sugestões, ainda é recém-nascido o site, mas acho que para pouco mais de 1h de trabalho está mais ou menos.

Visitem www.meteoviseu.webnode.pt

E viva Viseu!!!!!

2. PedroAfonso

PedroAfonso
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Fev 2008
    Local:
    Covilhã (700 m) / Almada
    Sem querer desmoralizar ninguém, mas até haver uma estação meteorológica, ou informações mais interessantes/importantes para o comum do cidadão não vejo a necessidade de se criarem sites "para o inglês ver". Mas isso sou eu atenção. Não é para levar a peito.

3. arturjacobus

arturjacobus
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    15 Ago 2010
    Local:
    Sao Leopoldo, RS, Brasil
    Caro Pedro:
    Vejo teu site como um bom começo. Espero que possas ir acrescentando gradativamente mais informações sobre Viseu e o clima da cidade e da região.
    Abraço,
    Artur

4. joseoliveira

joseoliveira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    18 Abr 2009
    Local:
    Loures (Moninhos) 128m
    Muito "rapidamente visto" também partilho da opinião do Artur.

A nossa ideia de que tudo tem que surgir no sítio automaticamente e na perfeição não é apanágio de ninguém, tudo tem um começo bom ou menos bom, mas o empenho é de elogiar para que a obra nasça!

Dá-lhe gás Pedro, Viseu precisa de destaque no mapa meteorológico... ;)

Collapse Signature Expand Signature
  5. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Lisboa; Costa da Caparica
    Bom dia Pedro.

Obviamente que te parabenizo pela criação do MeteoViseu, mas aproveito para te dar alguns modestos conselhos que julgo pertinentes, e faço-o no bom sentido, porque me agrada ver pessoas com espírito de iniciativa.
    Se por um lado o teu enorme espírito de iniciativa é bom, por outro pode-te levar a desenvolver demasiados projectos. O tempo e capacidade das pessoas é sempre limitado. Quer se queira quer não por vezes damos demasiado de nós a algo, esquecendo ou não tendo tempo para outras coisas.

Indo ao ponto que me parece essencial. Achas que fará sentido manter um projecto como o ensinarMeteo e o MeteoViseu em separado... Porque não juntas tudo num único projecto. É meramente uma sugestão, mas certamente que seria mais fácil enriquecer apenas um site pessoal e dedicares-te muito mais e de forma mais fácil do que teres informação dispersa.

Assim e como mera sugestão aconselhar-te-ia a teres apenas o MeteoViseu com uma parte didáctica onde terias então um glossário de conceitos meteorológicos. Já agora essa área específica podia ser melhor organizada (Por exemplo conteúdos separados por ordem temática e/ou ordem alfabética.

Já agora mais umas dicas quanto a essa área didáctica:

- Tenta colocar sempre as fontes do texto
    - Atenção às traduções dos textos, muitas vezes existem expressões que simplesmente não existem em Português. É melhor colocar na língua nativa certos conceitos, do que colocar traduções que não fazem qualquer sentido.
    - Muita atenção aos erros ortográficos e de construção de frases!!. É um aspecto que para um visitante qualquer pode ser determinante... Um pormenor que por si só pode ser suficiente para formatar desde logo a opinião de quem te visita.

Posto isto, resta-me desejar-te bom trabalho. Estas críticas não pretendem ser desmoralizadoras... São apenas sugestões que acho que devem ser tidas em conta quando se desenvolvem projectos deste tipo.

:)

6. joseoliveira

joseoliveira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    18 Abr 2009
    Local:
    Loures (Moninhos) 128m
    Não fazia parte do tópico, mas já que o vitamos o mencionou, a possível integração do projecto "Ensinar Meteo" no fresquinho "MeteoViseu", na minha opinião acho que seria uma boa ideia e só iria enriquecer o novo projecto!

No início é provável que o entusiasmo te impeça de determinar até que ponto poderás dar de ti próprio um espaço extra na tua vida de estudante!
    Poderás vir a concluir que toda a atenção desejada e que seria repartida pelos 2 projectos não passará de uma ilusão e o resultado poderá ser frustrante porque para que o nível de aceitação de cada projecto seja o desejado, obviamente envolve trabalho e o tempo que lhe dedicarás poderá determinar o grau de sucesso.

Criar um espaço de conteúdos numa matéria tão vasta como a meteorologia é um desafio possível de alcançar desde que se tenha em atenção aspectos fundamentais. A meteorologia está longe de se considerar uma ciência estagnada, as muitas (pequenas ou nem tanto) actualizações ao fim de algum tempo compõem o que se poderia chamar de história que se reinventa; o correcto ordenamento dos conteúdos é também uma das chaves mais importantes com vista a motivar e cativar o visitante; atenção ao uso de conteúdos proprietários, para teres uma noção do que isto significa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Propriedade_intelectual

Enfim, isto são só mais alguns pontos que te poderão servir de ajuda.

7. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Obrigado desde já a todos.

É claro que o site não está terminado nem o estará assim tão rápido. Eu como bom estudante tenho que ter as minhas horas de estudo e nunca as substituo. Assim, não terei muito tempo para dar aos projectos, é quando não tiver testes no prazo de 1semana e não pode ser muito tempo claro. Por isso é que pedi ajuda...;)

8. iceworld

iceworld
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Dez 2007
    Local:
    coimbra ( 85m )
    Pedro parabéns pela iniciativa.
    Também estou de acordo com a junção do "Ensinar Meteo" no "MeteoViseu"

Força e boa sorte :thumbsup:

9. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Quanto à junção dos dois projectos, não era muito viável, uma vez que dos 100Mb disponibilizados pelo webnode para a informação do site está a mais de metade no "EnsinarMeteo", com a junção dos dois projectos, o plafond de memória esgotaria e ambos os projectos ficariam com muito pouca informação.

É só essa a razão da não-junção.;)

--------------------
    Já agora, para que não haja dúvidas que não é minha intenção fazer de qualquer forma plágio, coloquei um aviso na página inicial. ;)

10. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Só uma coisa, como é que eu consigo pôr as imagens de radar e satélite no site, que se actualizem automaticamente?

Obrigado desde já.

11. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Está disponível no MeteoViseu uma folha (preenchida à mão ainda desta vez), com todos os dados diários possíveis de Janeiro de 2011.

Visitem!!!;)

12. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Caso não entendam alguma coisa, como as abreviaturas ou as observações, mandem uma apitadela...;)

13. sajmarques

sajmarques
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    18 Fev 2011
    Local:
    Viseu
    Pedro,

Também sou de Viseu e sou praticante assíduo de BTT, deporto ao ar livre. Como não aprecio nada andar à chuva, ando sempre atento à meteorologia. Saber que vais dar pernas a este projecto meteoViseu, para mim, e para muitos visieenses vai ser fabuloso.

Àparte do meu interesse, desejo-te as maiores felicidades e quero congratular-te pela tua iniciativa. É excelente termos jovens assim como tu.
    Obrigado.
    Do que precisares da minha parte, dispõe.

Serafim

14. AndréFrade

AndréFrade
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Jun 2009
    Local:
    Montijo
    Só agora vi o post :p

De nada, estamos cá é para ajudar :thumbsup:

15. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Não André, foste de facto espectacular, mais ninguém se deu ao trabalho, (excepto o joseoliveira também) de me ajudar.

Muito obrigado.

Já agora, nova página de fotos da minha visita a Viana do Castelo no passado Sábado. Vejam... ;)

Partilhar esta Página